A THE HOME DEPOT é uma espécie de
“Disneylândia” para os interessados em reformas domésticas, grupo muito
expressivo nos Estados Unidos. As lojas fizeram sucesso imediato pela gigantesca
variedade de itens para reformas, ótimas ofertas e funcionários altamente
treinados, trajados nos característicos aventais laranjas para orientar os
consumidores. Por esses diferenciais a THE HOME DEPOT se tornou um ícone da
cultura comercial americana, ajudando milhões de pessoas a construírem a casa de
seus sonhos.
-
A
história
Tudo começou na primavera de 1978. A criação da empresa
começou com duas palavras: Estão despedidos! Bernie Marcus era o presidente e
Arthur Blank o diretor financeiro da Handy Dan Home Improvement
Centers, que começou com uma pequena loja na cidade de El Monte, na
Califórnia. Duas décadas depois se tornara uma das mais respeitadas e bem
sucedidas redes de materiais de construção civil. Ambos foram despedidos sem
aviso prévio, devido à alegada acusação — posteriormente negada pelos tribunais
— de violação das leis do trabalho. Eles estavam inconsoláveis. Tinham perdido o
emprego e a reputação no mercado. Foi então, que no mesmo dia da demissão de
ambos, o banqueiro Ken Langone, presidente da Invemed Associates, telefonou para
os dois. Ouviram do banqueiro que havia chegado o momento de criarem a loja com
que sempre sonharam: grandes armazéns de tetos altos e 75 mil metros quadrados
de área, o dobro da maior loja da Handy Dan; comprar os materiais diretamente
dos produtores, eliminando os intermediários, o que permitiria vender a preços
mais baixos; e criar uma força de vendas altamente qualificada, que ajudaria os
clientes mais inexperientes a serem peritos em bricolagem. O banqueiro prometeu
que encontraria financiamento rapidamente. E cumpriu.
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Juntamente com Ron Brill e Pat Farrah, os dois
inauguraram as três primeiras lojas THE HOME DEPOT, especializadas em produtos,
ferramentas e serviços para pequenas reformas domésticas, na cidade de Atlanta
em 22 de junho de 1979. Neste momento a indústria de equipamentos domésticos e
materiais para pequenas reformas começava à mudar para sempre. O conceito era,
de fato, diferente e foi preciso esperar cinco meses para que os clientes se
habituassem a ele. Afinal, as lojas, com aproximadamente 25 mil produtos
vendidos a preços populares, tinham realmente a aparência de armazéns: as
entradas de clientes e fornecedores eram a mesma; ambos compartilhavam as mesmas
caixas registradoras; os materiais entravam e saíam pela porta da frente; e as
mercadorias não estavam sempre alinhadas nas prateleiras. As vendas no ano de
estréia da empresa atingiram cerca de US$ 7 milhões.-
-A tradicional cor laranja da THE HOME DEPOT surgiu
depois que uma firma de consultoria sugeriu que as fachadas e placas das lojas
fossem pintadas de laranja porque o custo seria muito menor que colocar
letreiros luminosos. Nos primeiros cinco anos a empresa abriu lojas nos estados
da Flórida, Geórgia, Louisiana, Texas e Alabama. Mas o diferencial da THE HOME
DEPOT não estava apenas na variedade do mix: o atendimento ao cliente
rapidamente se tornou referência no setor, com amplo conhecimento dos
colaboradores a respeito dos produtos e de suas aplicações.
Em pouco tempo, as
lojas da rede começaram a oferecer cursos para a utilização dos produtos
vendidos nos pontos de venda. Em 1985 se expandiu ainda mais inaugurando lojas
no estado da Califórnia, atingindo um total de 50 unidades abertas, e no ano
seguinte, devido ao grande crescimento, atingiu faturamento superior a US$ 1
bilhão. O sucesso da empresa nesta época se deveu ao fenômeno da
“suburbanização”, reforçado pelo boom imobiliário que ocorreu no final da década
nos Estados Unidos.
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Em 1989 a empresa comemorou a abertura de sua centésima loja. O plano de expansão internacional da empresa começou em 1994 com a sua entrada no mercado canadense. Em meados desta década, a THE HOME DEPOT já não era uma grande empresa regional, mas a primeira do setor nos Estados Unidos. E a responsabilidade perante a comunidade aumentou na mesma proporção. Um dos exemplos é o fato de 50% dos clientes serem mulheres. Elas foram o alvo preferencial dos cursos de formação, em que uma das porta-vozes era a famosa designer Lynnette Jennings, apresentadora do programa de televisão House-Smart, do Discovery Channel.
Em 1989 a empresa comemorou a abertura de sua centésima loja. O plano de expansão internacional da empresa começou em 1994 com a sua entrada no mercado canadense. Em meados desta década, a THE HOME DEPOT já não era uma grande empresa regional, mas a primeira do setor nos Estados Unidos. E a responsabilidade perante a comunidade aumentou na mesma proporção. Um dos exemplos é o fato de 50% dos clientes serem mulheres. Elas foram o alvo preferencial dos cursos de formação, em que uma das porta-vozes era a famosa designer Lynnette Jennings, apresentadora do programa de televisão House-Smart, do Discovery Channel.
Ainda nesta década a empresa passou a oferecer serviços de
instalação de carpetes, portas e janelas; listas de casamento e serviço de
entrega. Em 1998 inaugurou a primeira loja na América do Sul, na cidade de
Santiago no Chile, cuja operação seria vendida anos mais tarde, e sua primeira
unidade em Porto Rico. Três anos mais tarde ingressou no mercado mexicano. Em
2008 a empresa foi severamente atingida pela enorme crise econômica,
especialmente por ela ter se originado no mercado imobiliário, do qual a THE
HOME DEPOT é totalmente dependente. Com isso, a rede assistiu seu faturamento
despencar bilhões de dólares em dois anos. Para enfrentar a crise a empresa
anunciou demissões, fechou lojas deficitárias e todas as 34 unidades EXPO Design
Center, lojas menores e com produtos mais sofisticados.-
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A linha do
tempo1981● O
designer Gwyn Raker cria o boneco Homer D. Poe, nova mascote da empresa, que
vestia o inconfundível avental laranja, uma das marcas registradas dos
funcionários da THE HOME DEPOT.
● Lançamento do programa de formação de clientes Product Knowledge.1983● Foi uma das primeiras empresas do setor a instalar o check out por computador.1988● Lançamento de um circuito via satélite fechado de televisão chamado HDTV, como veículo de comunicação interna.1990● Inauguração da primeira unidade EXPO Design Center na cidade de San Diego, estado da Califórnia, direcionada para um público com renda mais alta. No novo formato as lojas eram mais acessíveis aos consumidores, por serem menores e com mais fácil acesso aos produtos, além de oferecer uma consultoria direta aos clientes envolvidos com projetos de construção ou reforma. O projeto buscou valorizar o design interior com uma equipe de funcionários especialmente treinada para acompanhar os clientes durante a experiência de compra. Atualmente existem mais de 34 unidades nesse formato operando nos Estados Unidos.
1995
● A loja de Nova Iorque, próxima ao Queens, passa a funcionar 24 horas por dia.
● Início do programa de aluguel de ferramentas implantado primeiramente na cidade de Nashville, Tennessee.
1997
● Lançamento dos Kids Workshops, onde mais de um milhão de crianças já participaram ativamente na construção de casas para pássaros, caixas de ferramentas e outros utensílios domésticos.1999● Todas as lojas passam a ter uma Universidade Home Depot para auxiliar os consumidores em pequenas reformas.
2000
● Disponibilização para os consumidores da cidade de Las Vegas do e-commerce.2006● Inauguração dos primeiros FUEL CENTERS localizados na parte externa das lojas de Hermitage e Brentwood (subúrbio de Nashville no Tennessee), e Acworth (Geórgia). Essas unidades, espécie de loja de conveniência com posto de gasolina, oferecem combustível, serviço de lavagem de carro e venda de bebidas e comidas.
● Aquisição da rede chinesa The Home Way que possuía 12 lojas em 6 cidades.2007● Lançamento da ECO OPTION, marca própria que engloba cerca de 4 mil produtos ecologicamente corretos, desde lâmpadas fluorescentes a aparelhos para espantar insetos
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● Lançamento do programa de formação de clientes Product Knowledge.1983● Foi uma das primeiras empresas do setor a instalar o check out por computador.1988● Lançamento de um circuito via satélite fechado de televisão chamado HDTV, como veículo de comunicação interna.1990● Inauguração da primeira unidade EXPO Design Center na cidade de San Diego, estado da Califórnia, direcionada para um público com renda mais alta. No novo formato as lojas eram mais acessíveis aos consumidores, por serem menores e com mais fácil acesso aos produtos, além de oferecer uma consultoria direta aos clientes envolvidos com projetos de construção ou reforma. O projeto buscou valorizar o design interior com uma equipe de funcionários especialmente treinada para acompanhar os clientes durante a experiência de compra. Atualmente existem mais de 34 unidades nesse formato operando nos Estados Unidos.
1995
● A loja de Nova Iorque, próxima ao Queens, passa a funcionar 24 horas por dia.
● Início do programa de aluguel de ferramentas implantado primeiramente na cidade de Nashville, Tennessee.
1997
● Lançamento dos Kids Workshops, onde mais de um milhão de crianças já participaram ativamente na construção de casas para pássaros, caixas de ferramentas e outros utensílios domésticos.1999● Todas as lojas passam a ter uma Universidade Home Depot para auxiliar os consumidores em pequenas reformas.
2000
● Disponibilização para os consumidores da cidade de Las Vegas do e-commerce.2006● Inauguração dos primeiros FUEL CENTERS localizados na parte externa das lojas de Hermitage e Brentwood (subúrbio de Nashville no Tennessee), e Acworth (Geórgia). Essas unidades, espécie de loja de conveniência com posto de gasolina, oferecem combustível, serviço de lavagem de carro e venda de bebidas e comidas.
● Aquisição da rede chinesa The Home Way que possuía 12 lojas em 6 cidades.2007● Lançamento da ECO OPTION, marca própria que engloba cerca de 4 mil produtos ecologicamente corretos, desde lâmpadas fluorescentes a aparelhos para espantar insetos
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-As
lojasUma loja média da THE HOME DEPOT tem aproximadamente
9.755 m² de área interna dedicada às vendas e mais cerca de 2.600 m² de espaço
externo dedicados à jardinagem, incluindo estufas de plantas ornamentais. Uma
loja típica oferece aos consumidores mais de 40 mil itens diferentes (outros 250
mil itens estão disponíveis sob demanda, no site da empresa), desde um simples
prego, passando por ferramentas e tintas, eletrodomésticos até equipamentos para
jardins, além de disponibilizar serviços de instalação e consultoria
especializada. O sortimento de produtos pode variar muito de loja para loja, uma
vez que a empresa procura oferecer um mix personalizado para cada região, de
acordo com as necessidades dos consumidores locais.
Avançando do “faça você
mesmo” para o “fazemos por você”, a THE HOME DEPOT oferece serviços
profissionais de instalação, por meio de empreiteiros terceirizados que passam
por um processo de validação e abrangem da reforma dos tetos aos encanamentos,
aquecimento, cozinha, banheiro e impermeabilização, entre outros. O consumidor
profissional também é atendido nas lojas da rede, com programas de fidelização,
compra de grandes volumes com descontos especiais, programas de entrega
programada de produtos, facilidades de crédito e outras iniciativas. Os
funcionários são chamados de associados e a empresa se orgulha do alto nível de
serviço que eles oferecem. A maior loja da rede está localizada na cidade de
Anaheim na Califórnia.-
-O segredo do
sucessoO sucesso da THE HOME DEPOT foi fruto de várias
características distintas, entre elas o ar de galpão de suas lojas alaranjadas
(com direito a fraca iluminação, corredores apinhados e esparsa sinalização); o
lema “stack it high, watch it fly” que reflete o foco básico em vender
cada vez mais; e a incrível autonomia concedida aos gerentes das lojas, o que
incentivaria a inovação e permitiria que tais agissem com rapidez ao sentir
mudanças nas condições do mercado.-
-Os
slogansMore
saving. More doing. (2009)You can do it. We can help. (2003)
The Home Depot: First In Home Improvement! (1999)
Where low prices are just the beginning. (anos 90)
When you’re with us at Home Depot, you'll feel right at home. (anos 90)
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Dados
corporativos
● Origem: Estados Unidos● Fundação: 22 de junho de 1978
● Fundador: Bernie Marcus, Arthur Blank, Ron Brill, e Pat Farrah
● Sede mundial: Atlanta, Geórgia● Proprietário da marca: The Home Depot, Inc.● Capital aberto: Sim (1981)
● Chairman & CEO: Frank Blake● Faturamento: US$ 66.1 bilhões (2009)
● Lucro: US$ 2.66 bilhões (2009)
● Valor de mercado: US$ 61.1 bilhões (fevereiro/2011)
● Lojas: 2.248● Presença global: 7 países● Presença no Brasil: Não
● Clientes: 28 milhões por semana
● Maiores mercados: Estados Unidos, Canadá e México● Funcionários: 322.000
● Segmento: Varejo (construção)
● Principais produtos: Produtos, ferramentas e serviços para reformas domésticas● Outros negócios: The Home Depot Fuel Centers (postos de gasolina)
● Ícones: A cor laranja e a filosofia “Faça você mesmo”
● Slogan: More saving. More doing.
● Website: www.homedepot.com
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● Origem: Estados Unidos● Fundação: 22 de junho de 1978
● Fundador: Bernie Marcus, Arthur Blank, Ron Brill, e Pat Farrah
● Sede mundial: Atlanta, Geórgia● Proprietário da marca: The Home Depot, Inc.● Capital aberto: Sim (1981)
● Chairman & CEO: Frank Blake● Faturamento: US$ 66.1 bilhões (2009)
● Lucro: US$ 2.66 bilhões (2009)
● Valor de mercado: US$ 61.1 bilhões (fevereiro/2011)
● Lojas: 2.248● Presença global: 7 países● Presença no Brasil: Não
● Clientes: 28 milhões por semana
● Maiores mercados: Estados Unidos, Canadá e México● Funcionários: 322.000
● Segmento: Varejo (construção)
● Principais produtos: Produtos, ferramentas e serviços para reformas domésticas● Outros negócios: The Home Depot Fuel Centers (postos de gasolina)
● Ícones: A cor laranja e a filosofia “Faça você mesmo”
● Slogan: More saving. More doing.
● Website: www.homedepot.com
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A marca no
mundoAtualmente a rede THE HOME DEPOT, quarta maior
rede de varejo e a maior em equipamentos domésticos e materiais para reformas
dos Estados Unidos, possuí mais de 2.245 lojas nos Estados Unidos, Canadá (179
unidades), China (10 unidades), Porto Rico, Ilhas Virgens, Guam e México (80
unidades), emprega mais de 320 mil funcionários e tem vendas superiores a US$ 66
bilhões.
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-Você
sabia?● Cerca de 28
milhões de consumidores visitam as lojas da rede todas as semanas.
--As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
--As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
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Última atualização em 11/3/2011
Última atualização em 11/3/2011
FONTE: MUNDO DAS MARCAS
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