A
Matriz de Ansoff,
também conhecida como Matriz Produto/Mercado, é um modelo utilizado para
determinar oportunidades de crescimento de unidades de negócio de uma
organização.
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Segundo
Ansoff (1981), na década de 1950 as organizações passaram a se preocupar com o
ambiente. As empresas que visavam o lucro foram as que primeiro tiveram essa
preocupação, e mais tarde os outros tipos de organização. Mas ainda em relação
a esse dado histórico da administração é importante destacar: Por que as
organizações nessa época estavam preocupadas em conhecer o seu ambiente?
A
resposta para essa inquietante pergunta analisando a evolução da administração:
enquanto pioneiros da administração como Taylor, Fayol, Mayo entre outros
renomados precursores da administração clássica, tinham as suas visões voltadas
para a parte interna das organizações, o ambiente externo passava, cada vez
mais, a influenciar as organizações, e após a segunda guerra mundial essa
tendência ficou mais evidente, pois a produtividade não significava mais o
sucesso de determinada organização, mas sim se ela poderia ou não atender a
demanda do mercado. Isso apenas levando em conta uma variável do ambiente
externo que era as organizações.
Logo
esse problema foi identificado pelos estudiosos, e surgiram estudos do chamado
“Planejamento Estratégico”. No início consistia apenas em uma análise racional
das oportunidades, ameaças, pontos forte e fracos de uma organização de
produção, e partir dessa análise elaborar uma “estratégia” que conseguisse uma
compatibilização positiva dessas variáveis com os objetivos da organização
(ANSOFF, 1981).
Nos
anos posteriores foram sendo adicionadas novas “variáveis” que deveriam ser
incluídas nos estudos estratégicos. Uma delas diz respeito à implantação, pois
apenas a análise do ambiente com a consequente elaboração das estratégias não
garantia que essas seriam implantadas e controladas. Assim foram sendo
adicionados mais alguns elementos em tais estudos, permitindo um significativo
avanço do Planejamento Estratégico.
Após
essa fase de aprimoramento dos estudos estratégicos, observa-se uma nova ênfase
que diz respeito a surpresa, mudança ou antevisão de problemas de recursos ou
quaisquer outros que possam ter impacto na organização. Essa nova tônica tem
dominado alguns estudos mais recentes nos assuntos referentes a Planejamento
Estratégico.
Em
1965 Igor Ansoff escreveu o livro “Corporate Strategy: An Analytic Approach do
Business Policy for Growth na Expansion”, onde ele discorre sobre os estudos do
problema estratégico das organizações e propõe uma ferramenta de análise do
problema estratégico e definições de estratégias, o que foi denominada “Matriz
de Ansoff”.
Essa
matriz é uma forma de representar algumas formas que o autor, Igor Ansoff,
acreditava que poderiam aprimorar o negócio de determinada organização por meio
de quatro estratégias distintas: Penetração, Desenvolvimento de Mercado,
Desenvolvimento de Produto e Diversificação Pura (MINTZBERG, 2001).
A
matriz tem duas dimensões: produtos e mercados.
Sobre essas duas
dimensões, quatro estratégias podem ser formadas:
PENETRAÇÃO DE
MERCADO: a empresa foca na mudança de clientes ocasionais para clientes
regulares e de clientes regulares para usuários intensivos do produto;
DESENVOLVIMENTO
DE MERCADO: a empresa tenta conquistar clientes da concorrência, introduzir
produtos existentes em mercados externos ou introduzir novas marcas no
mercado;
DESENVOLVIMENTO
DE PRODUTOS: a empresa busca vender outros
produtos a clientes regulares, frequentemente intensificando os canais
existentes de comunicação;
DIVERSIFICAÇÃO: sendo a mais arriscada das estratégias, a empresa normalmente
foca na comunicação explicando porquê está entrando em novos mercados com
novos produtos, visando ganhar credibilidade.
Bacharel em Administração de Empresas com Ênfase em Marketing & Gestão de Negócios.
Consultor de Empresas, Palestrante & Empresário.
Tem mais de nove anos de experiência na área comercial, incluindo a Gerência Nacional de Marketing de uma grande vinícola da Serra Gaúcha.
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