Uma página em branco com uma marca e um
pequeno espaço para uma linha de texto representa hoje o que existe de mais bem
sucedido na Internet. O site de busca GOOGLE. Mesmo quem não usa (será que
alguém não usa?) a Internet conhece o GOOGLE, sabe que ele é um mecanismo de
busca, sabe que basta digitar um termo para procurar assuntos relacionados e de
longe conhece o logotipo do serviço. Se Coca-cola é sinônimo de refrigerante ou
Gilette é o nome que se dá a qualquer barbeador, podemos dizer que Internet é GOOGLE.
Se alguém falar em Internet, vai ter que falar em GOOGLE. Não é exagero nenhum dizer que o GOOGLE já domina o mundo! Afinal um sistema de buscas sabe o que as pessoas gostam, onde elas gostam de ir, o que elas ouvem, comem, bebem e lêem. E tem mais: nenhuma outra empresa simboliza tão bem e de forma tão abrangente o início do século 21 quanto o GOOGLE.
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Tudo começou no verão de 1995 com o
surgimento de um sistema chamado BackRub, que recebeu esse nome devido à sua
habilidade única de rastrear os links na internet, criado na Universidade de
Stanford por dois estudantes de doutorado de ciência da computação: Sergey
Brin, um russo de 23 anos, e Larry Page, um americano de 24 anos.
O BackRub ganhou alguns aperfeiçoamentos e
em 1998 a ferramenta foi batizada com o nome de GOOGLE, que ganhava
popularidade e consumia a largura da banda de Internet da universidade como um
pequeno monstrinho. Enquanto as aranhas, programas de computador que mapeiam a
web, trabalhavam, a Internet de toda a universidade simplesmente parava.
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O projeto deveria ganhar uma nova sede. Os dois estudantes estavam endividados devidos aos gastos com a empresa e precisavam de um investidor. Esse investidor foi Andy Bechtolsheim, um dos fundadores da Sun Microsystems. De Andy, os dois amigos ganharam um cheque no valor de US$ 100 mil. O cheque estava endereçado à Google Inc (que ainda não existia).
Larry e Sergey foram obrigados a fundar a
empresa no estado da Califórnia. Quando isso aconteceu, a equipe saiu da
Universidade de Stanford (mantinham os computadores que rodavam o GOOGLE em
seus dormitórios) em setembro e foi para a garagem da casa de uma amiga dos
fundadores da empresa chamada Susan Wojcicki, localizada no endereço 232 da
Santa Margarita em Menlo Park.
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O primeiro empregado contratado, Craig
Silverstein, um colega do curso de ciência da computação em Stanford, se
tornaria mais tarde diretor de tecnologia da empresa. No final do ano, o
sistema de busca já respondia a 10.000 requisições por dia.
Nesta época, reportagens veiculadas sobre
o GOOGLE em jornais como USA Today e Le Monde (França), demonstravam o sucesso
que estaria por vir.
O GOOGLE ganhou adeptos em toda a rede ao
quebrar alguns paradigmas até então adotados pelos sistemas de buscas, como o
pioneiro Altavista. Em lugar de apresentar páginas de maneira aleatória, o
serviço introduziu o conceito de relevância nas pesquisas dos usuários.
Com a ajuda de algoritmos matemáticos e
programas de computador que varrem a rede em busca de conteúdo, as respostas
são apresentadas pela ordem de importância dentro da Internet.
Com o sucesso, em 1999, a empresa, então
com 8 funcionários, muda sua sede para cidade de Palo Alto. Nesse mesmo ano
acorre a adição de um link para pesquisas limitadas a documentos do governo
americano na página do GOOGLE. Era a
primeira modificação que a página sofria.
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No dia 9 de maio de 2000 são lançadas as
primeiras 10 versões de idioma do Google.com: francês, alemão, italiano, sueco,
finlandês, espanhol, português, holandês, norueguês e dinamarquês. Pouco meses
depois, no dia 12 de setembro começa a oferecer pesquisas em chinês, japonês e
coreano, o que eleva para 15 o número total de idiomas. Foi também neste ano
que o GOOGLE passou a ser o novo motor de busca do Yahoo!, substituindo o
tradicional Inktomi, tornando-se o sistema de busca mais popular segundo
pesquisa da StatMarket ao anunciar o primeiro índice com 1 bilhão de URLs.
No dia 27 de março de 2001 o Google.com já
estava disponível em 26 idiomas. Pouco depois, no dia 1 de agosto a empresa
abre seu primeiro escritório internacional, em Tóquio. Um mês mais tarde, uma
nova parceria com o Universo Online (UOL) torna o GOOGLE o principal serviço de
pesquisa para milhões de latino-americanos.
No ano de 2002, a empresa implanta uma
filosofia revolucionária: os engenheiros e funcionários da empresa são
incentivados a dedicar 20% do seu tempo trabalhando em algo que não seja seu
projeto principal. O Google Notícias e o Gmail surgiriam dessa filosofia.
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No dia 17 de fevereiro de 2004 o índice de
pesquisa atinge uma nova marca: 6 bilhões de itens, o que inclui 4.28 bilhões
de páginas da web e 880 milhões de imagens. No dia 18 de agosto deste mesmo
ano, o GOOGLE faz uma oferta pública inicial de 19.605.052 cotas de ações
ordinárias Classe A em Wall Street. O preço de abertura foi de US$ 85 por ação.
Com a abertura de seu capital a empresa se
transformava em uma gigante do mercado financeiro americano. No mês seguinte
existia mais de cem domínios GOOGLE (Noruega e Quênia são os números 102 e
103). A lista cresceu e atualmente já passa de 150.
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No final de 2005 a empresa informa oficialmente a abertura dos primeiros escritórios em São Paulo e na Cidade do México. No ano seguinte um fato marcou a história do GOOGLE: No dia 27 de janeiro o Google.cn, a versão de domínio local do GOOGLE, vai ao ar na China. Ainda neste ano o GOOGLE introduz várias novidades como o Bate-papo no Gmail, usando as ferramentas de mensagem instantânea do Google Talk; a introdução das versão do GOOGLE MAPS na França, Alemanha, Itália e Espanha; o Gmail em árabe e hebraico, o que eleva a 40 o número de interfaces; a Pesquisa de Livros do GOOGLE começa a oferecer downloads gratuitos de PDFs de livros de domínio público; e a Pesquisa de Patentes nos Estados Unidos, indexando mais de sete milhões de patentes desde 1790. No dia 15 de dezembro deste ano, os Googlers de todo o mundo vestem pijamas e chinelos para trabalhar no primeiro “Dia do Pijama” da empresa. Alguns opositores vestem smoking.
Recentemente, em 2008, o GOOGLE fez grandes avanços com a iniciativa, que envolveu toda a empresa, para assegurar que todos os seus produtos estejam disponíveis nos 40 idiomas lidos por mais de 98% dos usuários de Internet. No dia 25 de julho de 2008 o sistema de indexação para processamento de links indicava que o GOOGLE contabilizava um trilhão de URLs únicos (enquanto o número de páginas da web individuais lá fora cresce vários bilhões por dia).
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Apesar da busca ser a vitrine de negócios,
o GOOGLE pode ser visto realmente como uma empresa de mídia, que pretende
colocar à disposição dos internautas o conteúdo das maiores bibliotecas do
planeta ou os vídeos das principais emissoras de televisão do mundo.
O GOOGLE representa uma das maravilhas da
computação e não há dúvidas de que é um regente na Internet que não ignora
idiomas, sistemas operacionais, culturas, idéias e credos. No GOOGLE há espaço
para tudo e para todos. A capacidade de inovar da marca é diretamente
proporcional a sua disposição em ganhar dinheiro. Os resultados financeiros
são impressionantes.
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A linha do tempo
1998
● Em 28 de abril de 1998 é lançado o “Boletim Google Friends”, publicação mensal no eGroups para manter os fãs informados sobre as notícias da empresa (ele é publicado até hoje, nos Grupos do Google).
1999
● Em 21 de setembro, o serviço sai da fase de testes e a palavra “BETA” é removida do logotipo.
2000
● GOOGLE ADWORDS, um sistema revolucionário de anúncios, que logo gerariam seus primeiros lucros para a empresa. Lançado no dia 23 de outubro para 350 clientes, o programa de anúncios de auto-atendimento prometia ativação on-line com um cartão de crédito, segmentação por palavras-chave e avaliação de desempenho.
● GOOGLE TOOLBAR, a famosa barra de ferramenta do programa para ser instalada no navegador que permitia pesquisar sem visitar a página inicial do GOOGLE, lançada oficialmente no dia 11 de dezembro .
A linha do tempo
1998
● Em 28 de abril de 1998 é lançado o “Boletim Google Friends”, publicação mensal no eGroups para manter os fãs informados sobre as notícias da empresa (ele é publicado até hoje, nos Grupos do Google).
1999
● Em 21 de setembro, o serviço sai da fase de testes e a palavra “BETA” é removida do logotipo.
2000
● GOOGLE ADWORDS, um sistema revolucionário de anúncios, que logo gerariam seus primeiros lucros para a empresa. Lançado no dia 23 de outubro para 350 clientes, o programa de anúncios de auto-atendimento prometia ativação on-line com um cartão de crédito, segmentação por palavras-chave e avaliação de desempenho.
● GOOGLE TOOLBAR, a famosa barra de ferramenta do programa para ser instalada no navegador que permitia pesquisar sem visitar a página inicial do GOOGLE, lançada oficialmente no dia 11 de dezembro .
2001
● GOOGLE IMAGE SEARCH, serviço de busca de imagens na Internet, lançada oficialmente no dia 28 de julho, com acesso a 250 milhões de imagens.
● GOOGLE ZEITGEIST, estatísticas a respeito das palavras mais pesquisadas. Quanto mais as pessoas pesquisam on-line, mais padrões existentes permitem aprender sobre o que está em nossas mentes. O nome tem origem na palavra alemã Zeitgeist (espírito do tempo) referindo aos acontecimentos de determinada época.
● DEJA’S USENET ARCHIVE, o maior grupo de discussão da Internet (um arquivo de 500 milhões de discussões), é comprado e remodelado passando a chamar GOOGLE GROUPS.
2002
● GOOGLE NEWS, serviço que permite a busca de notícias na Internet. O novo serviço foi lançado oficialmente no dia 23 de setembro com quatro mil fontes de notícias. Atualmente este serviço está revolucionando o mercado de notícias, deixando seus usuários bem mais informados e também fornecendo ao GOOGLE tudo o que as pessoas gostam de ler, quais as empresas ou pessoas que geram mais notícias e quais os assuntos que ganham mais destaque na mídia.
● FROOGLE, serviço que permite fazer buscas por determinado produto ou fazer comparações de preços.
● GOOGLE LABS, o site da empresa para apresentação de novas tecnologias ou serviços que estão sendo desenvolvidos por suas equipes.
● Lançamento do primeiro hardware do GOOGLE: uma caixa amarela (chamada de GOOGLE SEARCH APPLIANCE) através da qual as empresas podiam conectar a sua rede de computadores para ativar recursos de pesquisa em seus próprios documentos.
● GOOGLE IMAGE SEARCH, serviço de busca de imagens na Internet, lançada oficialmente no dia 28 de julho, com acesso a 250 milhões de imagens.
● GOOGLE ZEITGEIST, estatísticas a respeito das palavras mais pesquisadas. Quanto mais as pessoas pesquisam on-line, mais padrões existentes permitem aprender sobre o que está em nossas mentes. O nome tem origem na palavra alemã Zeitgeist (espírito do tempo) referindo aos acontecimentos de determinada época.
● DEJA’S USENET ARCHIVE, o maior grupo de discussão da Internet (um arquivo de 500 milhões de discussões), é comprado e remodelado passando a chamar GOOGLE GROUPS.
2002
● GOOGLE NEWS, serviço que permite a busca de notícias na Internet. O novo serviço foi lançado oficialmente no dia 23 de setembro com quatro mil fontes de notícias. Atualmente este serviço está revolucionando o mercado de notícias, deixando seus usuários bem mais informados e também fornecendo ao GOOGLE tudo o que as pessoas gostam de ler, quais as empresas ou pessoas que geram mais notícias e quais os assuntos que ganham mais destaque na mídia.
● FROOGLE, serviço que permite fazer buscas por determinado produto ou fazer comparações de preços.
● GOOGLE LABS, o site da empresa para apresentação de novas tecnologias ou serviços que estão sendo desenvolvidos por suas equipes.
● Lançamento do primeiro hardware do GOOGLE: uma caixa amarela (chamada de GOOGLE SEARCH APPLIANCE) através da qual as empresas podiam conectar a sua rede de computadores para ativar recursos de pesquisa em seus próprios documentos.
2003
● GOOGLE ADSENSE, sistema que permitia aos webmasters obter fundos por meio de anúncios de texto.
● A busca também foi incrementada. De acordo com a palavra-chave digitada, a tradicional caixa de texto do GOOGLE já era capaz de rastrear vôos em aeroportos, realizar operações matemáticas e muito mais.
● BLOGGER, serviço que oferece ferramentas e hospedagem para a criação de diários eletrônicos é adquirido no dia 17 de fevereiro.
● Lançamento no dia 1 de abril do programa de publicidade gratuita destinado a organizações sem fins lucrativos para veiculação de campanhas de anúncios gratuitas para suas causas.
● GOOGLE PRINT (agora conhecido como GOOGLE BOOK), primeiro mecanismo de busca de livros digitalizados através do conteúdo de bibliotecas e editoras é lançado no dia 17 de dezembro. De acordo com o New York Times, hoje o sistema digitaliza 3.000 livros por dia.
● GOOGLE ADSENSE, sistema que permitia aos webmasters obter fundos por meio de anúncios de texto.
● A busca também foi incrementada. De acordo com a palavra-chave digitada, a tradicional caixa de texto do GOOGLE já era capaz de rastrear vôos em aeroportos, realizar operações matemáticas e muito mais.
● BLOGGER, serviço que oferece ferramentas e hospedagem para a criação de diários eletrônicos é adquirido no dia 17 de fevereiro.
● Lançamento no dia 1 de abril do programa de publicidade gratuita destinado a organizações sem fins lucrativos para veiculação de campanhas de anúncios gratuitas para suas causas.
● GOOGLE PRINT (agora conhecido como GOOGLE BOOK), primeiro mecanismo de busca de livros digitalizados através do conteúdo de bibliotecas e editoras é lançado no dia 17 de dezembro. De acordo com o New York Times, hoje o sistema digitaliza 3.000 livros por dia.
2004
● GMAIL (abreviação de GLOOGLE MAIL), serviço de correio eletrônico que provocou uma revolução na Internet, ao oferecer 1 Gigabyte de espaço aos usuários gratuitamente. Na época em que foi lançado, era preciso ser convidado para ter uma conta. Somente no dia 14 de fevereiro de 2007, em pleno Dia dos Namorados, a empresa disponibilizou o Gmail para todos (anteriormente, ele estava disponível apenas por meio de convites). Atualmente conta com mais de 60 milhões de contas de E-mail, oferecendo 2.8 Gigabyte de capacidade.
● GOOGLE SMS, permitindo que usuários realizem buscas diretamente de seus celulares enviando suas consultas de texto para GOOGL ou 466453.
● GOOGLE DESKTOP SEARCH, um pequeno utilitário para realização de buscas rápidas e documentos armazenados em seus próprios discos rígidos usando a tecnologia GOOGLE.
● GOOGLE LOCAL, que oferecia listagens de negócios importantes, mapas e rotas, é lançado oficialmente no dia 17 de março. O serviço acabaria sendo integrado ao GOOGLE MAPS, que foi ao ar pela primeira vez no dia 8 de fevereiro de 2005.
● PICASA, serviço voltado para o gerenciamento e organização de imagens é adquirido.
● Ajuda na criação do ORKUT, uma rede social filiada ao próprio GOOGLE, criada com o objetivo de ajudar seus membros a criar novas amizades e manter relacionamentos. Atualmente o serviço conta com mais de 40 milhões de usuários.
● Lançamento no dia 19 de abril do Blog oficial do GOOGLE. Desde então, a rede de blogs corporativos se expandiu para contar com mais de 130 blogs em 17 idiomas, com uma cobertura de notícias sobre vários produtos, tecnologias e iniciativas.
● Inaugurada em maio a famosa GOOGLE STORE. Desde sua inauguração a loja, voltada para funcionários, vendeu mais de 80.000 brinquedos, inclusive 10.472 lava-lamps e mais de 20.000 ioiôs.
● Lançamento da versão beta do GOOGLE ACADÊMICO, um serviço gratuito que ajuda os usuários a pesquisarem literatura acadêmica, como artigos científicos, teses, livros, pré-impressões, resumos e relatórios técnicos.
● GMAIL (abreviação de GLOOGLE MAIL), serviço de correio eletrônico que provocou uma revolução na Internet, ao oferecer 1 Gigabyte de espaço aos usuários gratuitamente. Na época em que foi lançado, era preciso ser convidado para ter uma conta. Somente no dia 14 de fevereiro de 2007, em pleno Dia dos Namorados, a empresa disponibilizou o Gmail para todos (anteriormente, ele estava disponível apenas por meio de convites). Atualmente conta com mais de 60 milhões de contas de E-mail, oferecendo 2.8 Gigabyte de capacidade.
● GOOGLE SMS, permitindo que usuários realizem buscas diretamente de seus celulares enviando suas consultas de texto para GOOGL ou 466453.
● GOOGLE DESKTOP SEARCH, um pequeno utilitário para realização de buscas rápidas e documentos armazenados em seus próprios discos rígidos usando a tecnologia GOOGLE.
● GOOGLE LOCAL, que oferecia listagens de negócios importantes, mapas e rotas, é lançado oficialmente no dia 17 de março. O serviço acabaria sendo integrado ao GOOGLE MAPS, que foi ao ar pela primeira vez no dia 8 de fevereiro de 2005.
● PICASA, serviço voltado para o gerenciamento e organização de imagens é adquirido.
● Ajuda na criação do ORKUT, uma rede social filiada ao próprio GOOGLE, criada com o objetivo de ajudar seus membros a criar novas amizades e manter relacionamentos. Atualmente o serviço conta com mais de 40 milhões de usuários.
● Lançamento no dia 19 de abril do Blog oficial do GOOGLE. Desde então, a rede de blogs corporativos se expandiu para contar com mais de 130 blogs em 17 idiomas, com uma cobertura de notícias sobre vários produtos, tecnologias e iniciativas.
● Inaugurada em maio a famosa GOOGLE STORE. Desde sua inauguração a loja, voltada para funcionários, vendeu mais de 80.000 brinquedos, inclusive 10.472 lava-lamps e mais de 20.000 ioiôs.
● Lançamento da versão beta do GOOGLE ACADÊMICO, um serviço gratuito que ajuda os usuários a pesquisarem literatura acadêmica, como artigos científicos, teses, livros, pré-impressões, resumos e relatórios técnicos.
2005
● MY SEARCH HISTORY, capaz de manter um histórico dos últimos termos pesquisados, permitindo que os usuários visualizem todas as páginas da web que visitaram e as pesquisas do GOOGLE que fizeram ao longo do tempo.
● GOOGLE WEB ACCELERATOR, software para acelerar a navegação na Internet.
● GOOGLE TALK, um comunicador de mensagens instantâneas e de VoIP bastante simples e eficiente. Ele permite que os usuários do Gmail conversem ou troquem mensagens instantâneas com amigos de modo fácil e rápido usando um microfone de computador e alto-falantes gratuitamente (não é preciso ter telefone).
● GOOGLE Earth, serviço de mapeamento baseado em imagens de satélite que combina visualização de construções em 3D e terrenos com recursos de mapeamento e pesquisa do GOOGLE. O novo serviço, apresentado no dia 28 de junho, permitia a localização de países, cidades e até ruas utilizando fotos de satélite de alta resolução.
● Lançamento, no dia 19 de maio, da Página Inicial Personalizada (agora iGoogle) permitindo que as pessoas personalizem sua própria página inicial do GOOGLE com módulos de conteúdo escolhidos por elas.
● Lançamento da Pesquisa Google de Blogs. Ela localiza postagens de blogs atuais e pertinentes sobre tópicos específicos por toda a imensa blogosfera.
● Lançamento do GOOGLE READER, um leitor de feeds, na conferência Web 2.0, em São Francisco.
● Lançamento do GOOGLE TRANSIT no Labs. Os moradores da área metropolitana de Portland, no Oregon, agora podiam planejar suas viagens usando transporte público em um único lugar.
● Lançamento do Gmail para celular nos Estados Unidos no dia 15 de dezembro.
● GOOGLE ANALYTICS, antes conhecido como Urchin, para medir o impacto de sites e campanhas de marketing, é lançado oficialmente.
● MY SEARCH HISTORY, capaz de manter um histórico dos últimos termos pesquisados, permitindo que os usuários visualizem todas as páginas da web que visitaram e as pesquisas do GOOGLE que fizeram ao longo do tempo.
● GOOGLE WEB ACCELERATOR, software para acelerar a navegação na Internet.
● GOOGLE TALK, um comunicador de mensagens instantâneas e de VoIP bastante simples e eficiente. Ele permite que os usuários do Gmail conversem ou troquem mensagens instantâneas com amigos de modo fácil e rápido usando um microfone de computador e alto-falantes gratuitamente (não é preciso ter telefone).
● GOOGLE Earth, serviço de mapeamento baseado em imagens de satélite que combina visualização de construções em 3D e terrenos com recursos de mapeamento e pesquisa do GOOGLE. O novo serviço, apresentado no dia 28 de junho, permitia a localização de países, cidades e até ruas utilizando fotos de satélite de alta resolução.
● Lançamento, no dia 19 de maio, da Página Inicial Personalizada (agora iGoogle) permitindo que as pessoas personalizem sua própria página inicial do GOOGLE com módulos de conteúdo escolhidos por elas.
● Lançamento da Pesquisa Google de Blogs. Ela localiza postagens de blogs atuais e pertinentes sobre tópicos específicos por toda a imensa blogosfera.
● Lançamento do GOOGLE READER, um leitor de feeds, na conferência Web 2.0, em São Francisco.
● Lançamento do GOOGLE TRANSIT no Labs. Os moradores da área metropolitana de Portland, no Oregon, agora podiam planejar suas viagens usando transporte público em um único lugar.
● Lançamento do Gmail para celular nos Estados Unidos no dia 15 de dezembro.
● GOOGLE ANALYTICS, antes conhecido como Urchin, para medir o impacto de sites e campanhas de marketing, é lançado oficialmente.
2006
● GOOGLE VIDEO PLAYER, loja de vídeo criada pela empresa. Através dela, produtores de vídeo passam a definir preços e licenças de uso para o conteúdo.
● GOOGLE CALENDAR, serviço de agenda on-line que pode ser compartilhado.
● GOOGLE FINANCE, serviço de informações financeiras e econômicas.
Lançamento do GOOGLE TRENDS, uma maneira de visualizar a popularidade de pesquisas ao longo do tempo.
● Lançamento do GOOGLE APPS para Seu Domínio, um pacote de aplicativos que inclui Gmail e Google Agenda, projetado para organizações de todos os portes.
● YOUTUBE, site que permite aos seus usuários carregarem, assistem e compartilharem vídeos em formato digital, é adquirido por US$ 1.6 bilhões.
● JOTSPOT, empresa especializada na criação de páginas web feitas por muitos internautas e mais conhecidos como wikis, é adquirido pelo GOOGLE.
● Aquisição do FEEDBURNER (maior sistema gerenciador de feeds RSS do mundo) por US$ 100 milhões. Mais de 50 milhões pessoas usam diariamente os serviços do sistema. A compra mostra como os feeds estão se tornando parte importante da distribuição de conteúdo na Internet.
● GOOGLE VIDEO PLAYER, loja de vídeo criada pela empresa. Através dela, produtores de vídeo passam a definir preços e licenças de uso para o conteúdo.
● GOOGLE CALENDAR, serviço de agenda on-line que pode ser compartilhado.
● GOOGLE FINANCE, serviço de informações financeiras e econômicas.
Lançamento do GOOGLE TRENDS, uma maneira de visualizar a popularidade de pesquisas ao longo do tempo.
● Lançamento do GOOGLE APPS para Seu Domínio, um pacote de aplicativos que inclui Gmail e Google Agenda, projetado para organizações de todos os portes.
● YOUTUBE, site que permite aos seus usuários carregarem, assistem e compartilharem vídeos em formato digital, é adquirido por US$ 1.6 bilhões.
● JOTSPOT, empresa especializada na criação de páginas web feitas por muitos internautas e mais conhecidos como wikis, é adquirido pelo GOOGLE.
● Aquisição do FEEDBURNER (maior sistema gerenciador de feeds RSS do mundo) por US$ 100 milhões. Mais de 50 milhões pessoas usam diariamente os serviços do sistema. A compra mostra como os feeds estão se tornando parte importante da distribuição de conteúdo na Internet.
2007
● Incluída informações de trânsito no Google Maps para mais de 30 cidades nos Estados Unidos.
● GOOGLE HOT TRENDS, um utilitário que permite ver o que as pessoas estão pesquisando em tempo real.
● No Developer Day (Dia do Desenvolvedor), em 30 de maio, é anunciado o GOOGLE GEARS (atualmente conhecido apenas como Gears), uma tecnologia de código aberto para criar aplicativos web off-line.
● Incluída informações de trânsito no Google Maps para mais de 30 cidades nos Estados Unidos.
● GOOGLE HOT TRENDS, um utilitário que permite ver o que as pessoas estão pesquisando em tempo real.
● No Developer Day (Dia do Desenvolvedor), em 30 de maio, é anunciado o GOOGLE GEARS (atualmente conhecido apenas como Gears), uma tecnologia de código aberto para criar aplicativos web off-line.
2008
GOOGLE CHROME, em versão beta (versão de testes), um navegador em código aberto com uma implementação mais rápida do interpretador Javascript, e adotando diversos toques na interface para facilitar a vida de quem usa aplicativos on-line. Em princípio, o Browser, disponível em 43 línguas, poderá ser usado em 100 países em computadores que operam Windows. Futuramente, o navegador também será adaptado para as versões Linux e Mac. Atualmente o GOOGLE CHROME possui 1.8% de participação no mercado de navegadores.
● O Google Tradutor inclui mais 10 idiomas (búlgaro, croata, tcheco, dinamarquês, finlandês, hindi, norueguês, polonês, romeno e sueco), o que eleva o total para 23.
● Em um evento de desenvolvedores, realizado no dia 12 de maio, a empresa mostra uma prévia do Google FriendConnect, um conjunto de funções e aplicativos que permite aos proprietários de sites adicionarem recursos sociais a seus sites, como cadastro, convites, galeria de membros, postagem de mensagens e resenhas, além de aplicativos criados pela comunidade de desenvolvedores do OpenSocial.
GOOGLE CHROME, em versão beta (versão de testes), um navegador em código aberto com uma implementação mais rápida do interpretador Javascript, e adotando diversos toques na interface para facilitar a vida de quem usa aplicativos on-line. Em princípio, o Browser, disponível em 43 línguas, poderá ser usado em 100 países em computadores que operam Windows. Futuramente, o navegador também será adaptado para as versões Linux e Mac. Atualmente o GOOGLE CHROME possui 1.8% de participação no mercado de navegadores.
● O Google Tradutor inclui mais 10 idiomas (búlgaro, croata, tcheco, dinamarquês, finlandês, hindi, norueguês, polonês, romeno e sueco), o que eleva o total para 23.
● Em um evento de desenvolvedores, realizado no dia 12 de maio, a empresa mostra uma prévia do Google FriendConnect, um conjunto de funções e aplicativos que permite aos proprietários de sites adicionarem recursos sociais a seus sites, como cadastro, convites, galeria de membros, postagem de mensagens e resenhas, além de aplicativos criados pela comunidade de desenvolvedores do OpenSocial.
2010
● GOOGLE FONT API, um sistema para facilitar o uso de diferentes fontes em páginas web.
● GOOGLE BUZZ, serviço que incorpora ao Gmail funções de compartilhamento de fotos e vídeos, além de status, tornando-o mais parecido com redes sociais, como Facebook e Twitter.
● GOOGLE FONT API, um sistema para facilitar o uso de diferentes fontes em páginas web.
● GOOGLE BUZZ, serviço que incorpora ao Gmail funções de compartilhamento de fotos e vídeos, além de status, tornando-o mais parecido com redes sociais, como Facebook e Twitter.
O nome
Em 1998, Larry e Sergey decidem que o mecanismo de pesquisa BackRub precisa de um novo nome. Depois de algumas discussões, eles concordam com GOOGLE – uma brincadeira com a palavra “googol”, inventada por Milton Sirotta, sobrinho do matemático americano Edward Kasner, para designar o número representado por 1 seguido de 100 zeros. O uso do termo simboliza a missão dos dois de organizar a aparentemente infinita quantidade de informações na web.
Em 1998, Larry e Sergey decidem que o mecanismo de pesquisa BackRub precisa de um novo nome. Depois de algumas discussões, eles concordam com GOOGLE – uma brincadeira com a palavra “googol”, inventada por Milton Sirotta, sobrinho do matemático americano Edward Kasner, para designar o número representado por 1 seguido de 100 zeros. O uso do termo simboliza a missão dos dois de organizar a aparentemente infinita quantidade de informações na web.
A missão do GOOGLE era oferecer a melhor
opção de busca na Internet tornando as informações mundiais mais acessíveis e
úteis. O GOOGLE começou a utilizar nomenclaturas próprias no mês de junho de
1999, quando surgiu o termo “Googler” para designar os funcionários da
empresa. Depois surgiram outros termos internos derivados desse: Noogler
(novo Googler, ou seja, um novo funcionário), Gaygler (Googler gay), Doogler
(Googler que tem cachorro), Carpoogler (que dá ou pega carona) e Greygler
(um Googler de uma “certa idade”).
Porque tanto sucesso?
Se há uma receita que explique o sucesso do GOOGLE é essa: a empresa sabe desvendar os desejos de internautas do mundo todo. Com suas criações, acabou revolucionando a maneira das pessoas lerem e-mails, procurarem caminhos e até conhecerem pessoas.
O GOOGLE é uma empresa de Internet muito,
muito especial. Cresceu quando a bolha das empresas on-line estava murchando.
Na primeira olhada, graficamente, a sua página não empolga. Não há cores
berrantes e bonecos falantes. O GOOGLE é um sucesso de público e crítica, e seu
charme está exatamente naquilo que não se encontra hoje no mundo virtual:
simplicidade e objetividade. Nada é paradoxalmente tão simples e sofisticado
como o serviço de buscas GOOGLE.
Por trás da aparência simplista da
interface se esconde um arsenal de tecnologia, como o sistema PageRank.
Trata-se de um mecanismo que classifica os sites de acordo com a quantidade de
links externos que apontam para ele. Em outras palavras, quanto mais links um
site tiver em outros, maior é seu grau de importância no GOOGLE. Seja no
Brasil, seja na Nova Zelândia, Alemanha ou México, sua ferramenta gratuita de
busca é a mais acessada e garante praticamente toda a receita da companhia com
a venda de anúncios.
Mas o GOOGLE ainda tem muito que lucrar
com suas outras faces, ainda pouco disseminadas. Gratuitas, com exceção dos
pacotes para grandes corporações, as soluções seguem a filosofia de reunir,
organizar, compartilhar e divulgar informações de maneira prática e simples.
Seguindo a tendência de personalização, pioneirismo e facilidades para seus
usuários, combinado com o incentivo aos próprios funcionários para pesquisa de
novos produtos, além de um apetite voraz para comprar empresas em todo o mundo,
o GOOGLE já oferece mais de cem aplicativos e serviços on-line, dos mais
complicados aos mais simples.
Afinal, levante a mão quem nunca usou pelo
menos um dos mais conhecidos: Google Search, Gmail, Google Maps, Picasa, Google
Earth, Google Vídeo, Youtube, Orkut, Blogger, Google Desktop, Google News e uma
enorme lista que segue.
Entre seus principais aplicativos, que prometem ajudar os usuários a organizar sua vida virtual, é importante destacar:
Gmail
Criado inicialmente com 1GB de espaço de armazenagem, este serviço gratuito de e-mail modificou o conceito de webmail e forçou o mercado a se reinventar. Seu surgimento forçou o Yahoo e a Microsoft, que ofereciam apenas 6MB e 2MB (1MB equivale a 1 milhão de bytes) respectivamente, a aumentar a capacidade dos seus serviços de mensagens para continuarem competitivas.
Criado inicialmente com 1GB de espaço de armazenagem, este serviço gratuito de e-mail modificou o conceito de webmail e forçou o mercado a se reinventar. Seu surgimento forçou o Yahoo e a Microsoft, que ofereciam apenas 6MB e 2MB (1MB equivale a 1 milhão de bytes) respectivamente, a aumentar a capacidade dos seus serviços de mensagens para continuarem competitivas.
O mesmo teve de ser feito por outros
servidores pagos. Pouco tempo depois, o Gmail aumentou novamente o espaço
oferecido e assim sucessivamente a ponto de, hoje, cada usuário poder guardar
315 bytes por segundo em seu endereço virtual.
Gtalk
Para atrair ainda mais usuários, em agosto de 2005, as contas de e-mail do GOOGLE ganharam mais uma funcionalidade: um serviço de mensagem instantânea. Com o Google Talk, as pessoas podiam usar gratuitamente o comunicador enquanto estavam na página do Gmail.
Para atrair ainda mais usuários, em agosto de 2005, as contas de e-mail do GOOGLE ganharam mais uma funcionalidade: um serviço de mensagem instantânea. Com o Google Talk, as pessoas podiam usar gratuitamente o comunicador enquanto estavam na página do Gmail.
O produto foi criado para competir
diretamente com o MSN, da Microsoft, e o Yahoo Messenger, da Yahoo. De lá para
cá, a ferramenta ganhou novas funcionalidades, como envio de documentos e
integração do site de relacionamento Orkut. A inclusão da opção de áudio e
vídeo também fez com que a empresa entrasse em uma disputa com o comunicador
Skype.
Docs
Esta ferramenta permite que pequenas empresas economizem com licenças de softwares para realizar tarefas simples de editor de textos e planilhas. Com o Google Docs o usuário importa documentos, planilhas e apresentações. Como os documentos são armazenados online, o acesso pode ser feito de onde ele estiver.
Esta ferramenta permite que pequenas empresas economizem com licenças de softwares para realizar tarefas simples de editor de textos e planilhas. Com o Google Docs o usuário importa documentos, planilhas e apresentações. Como os documentos são armazenados online, o acesso pode ser feito de onde ele estiver.
Ou seja, se uma pessoa tiver de modificar
algum arquivo durante uma viagem para o Exterior, ela consegue cumprir a tarefa
até se estiver em uma lan house. Outra grande sacada da ferramenta é permitir
que os arquivos sejam compartilhados e alterados ao mesmo tempo por outras
usuários do sistema.
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Agenda
Gerenciar tarefas e compartilhar conteúdo com outras pessoas. Essa é a função do Google Agenda, um gerenciador de tarefas que se integra à conta dos usuários de e-mail do GOOGLE. Com uma interface simples e organizada, permite acessos a recursos como compartilhar agendas, agregar conteúdo de outras agendas e controlar eventos. Os compromissos podem ser visualizados por dia, semana ou mês.
Agenda
Gerenciar tarefas e compartilhar conteúdo com outras pessoas. Essa é a função do Google Agenda, um gerenciador de tarefas que se integra à conta dos usuários de e-mail do GOOGLE. Com uma interface simples e organizada, permite acessos a recursos como compartilhar agendas, agregar conteúdo de outras agendas e controlar eventos. Os compromissos podem ser visualizados por dia, semana ou mês.
Imagine marcar um encontro com os amigos
ou uma reunião com algumas pessoas do trabalho por meio do aplicativo. Para
isso, basta incluir o evento na data e permitir a inclusão da informação na
agenda por outros usuários.
Desktop
O Desktop Search foi criado com o objetivo de simplificar a organização de informações. É possível fazer buscas de arquivos dentro do computador, em e-mails do Outlook/Outlook Express, arquivos do Word, Excel e PowerPoint e histórico de páginas visitadas na internet. A ferramenta permite ainda que informações sejam inseridas e compartilhadas pelos usuários do sistema e traz uma barra lateral personalizável para acesso a outras seções, como a de notícias, meteorologia, fotos e e-mail.
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O Desktop Search foi criado com o objetivo de simplificar a organização de informações. É possível fazer buscas de arquivos dentro do computador, em e-mails do Outlook/Outlook Express, arquivos do Word, Excel e PowerPoint e histórico de páginas visitadas na internet. A ferramenta permite ainda que informações sejam inseridas e compartilhadas pelos usuários do sistema e traz uma barra lateral personalizável para acesso a outras seções, como a de notícias, meteorologia, fotos e e-mail.
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Maps
Encontrar locais específicos, traçar rotas de tráfego e visualizar mapas: esse é o papel do Google Maps. O serviço disponibiliza mapas e rotas para qualquer ponto do planeta. A versão brasileira traz ainda o Local Business Center, ferramenta que permite o cadastro de empresas que queiram ser encontradas no sistema por qualquer usuário. Algumas empresas petrolíferas, por exemplo, já utilizam a solução para visualizar pontos estratégicos para pesquisas de novas bacias de petróleo.
Earth
Quando surgiu o Google Earth revolucionou a maneira como enxergamos o mundo. Com ele, é possível ver imagens de satélite, mapas, terrenos e construções em 3D. O sistema pode ser adaptado para necessidades corporativas no formato Pró. Nesta versão, é possível realizar pesquisa e inclusão de dados e restringir o acesso a elas. Como exemplo, a Eurodisney criou uma ferramenta interativa que proporciona aos clientes uma viagem tridimensional pelo destino turístico.
Quando surgiu o Google Earth revolucionou a maneira como enxergamos o mundo. Com ele, é possível ver imagens de satélite, mapas, terrenos e construções em 3D. O sistema pode ser adaptado para necessidades corporativas no formato Pró. Nesta versão, é possível realizar pesquisa e inclusão de dados e restringir o acesso a elas. Como exemplo, a Eurodisney criou uma ferramenta interativa que proporciona aos clientes uma viagem tridimensional pelo destino turístico.
Chrome
O browser surgiu para competir com o Internet Explorer, da Microsoft, o Firefox, da Mozilla, e o Safári, da Apple. O navegador é capaz de gerenciar vários aplicativos independentes ao mesmo tempo, como acesso à internet, arquivos de música, processador de texto e organizador de fotos.
O browser surgiu para competir com o Internet Explorer, da Microsoft, o Firefox, da Mozilla, e o Safári, da Apple. O navegador é capaz de gerenciar vários aplicativos independentes ao mesmo tempo, como acesso à internet, arquivos de música, processador de texto e organizador de fotos.
Uma marca poderosa
A pesquisa da Interbrand, do grupo Omnicom, apontou o serviço de busca GOOGLE como “Marca do Ano” em 2002 superando lendárias concorrentes como Coca-Cola, GE e Apple. Mais uma vez era a Internet mostrando sua força, e olha que a marca não faz propaganda nenhuma de seus serviços ou de sua marca. Em 2008 a marca foi apontada como a mais influente do mundo.
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A pesquisa da Interbrand, do grupo Omnicom, apontou o serviço de busca GOOGLE como “Marca do Ano” em 2002 superando lendárias concorrentes como Coca-Cola, GE e Apple. Mais uma vez era a Internet mostrando sua força, e olha que a marca não faz propaganda nenhuma de seus serviços ou de sua marca. Em 2008 a marca foi apontada como a mais influente do mundo.
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Verbo Googlar
O verbo googlar (ou guglar), inspirado no inglês to google, é um neologismo que significa executar uma pesquisa na Internet pelo motor de busca GOOGLE. A nova palavra é uma evidência clara da grande popularidade atingida pelo GOOGLE. A Sociedade Americana de Dialetos escolheu o verbo to google como a palavra mais útil de 2002.
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A sede
A sede da empresa, desde março de 2004, é conhecida e chamada de GOOGLEPLEX, um enorme complexo composto por 30 prédios onde trabalham mais de 9 mil pessoas. Localizado em Mountain View (no endereço 1600 Amphitheatre Parkway), na Califórnia, seu nome é a junção da palavra GOOGLE e COMPLEX (complexo). Porém há uma outra explicação: Googleplex é nome que designa o número 10 elevado ao googol.
Trabalhar nesta sede é completamente
diferente do que trabalhar em qualquer outra. Os funcionários podem utilizar a
piscina a qualquer hora do dia ou da noite, e há até um salva-vidas. E não é só
isso. Há mesas de sinuca, videogames, cabeleireiros, playground para os filhos,
um campo de areia para jogar vôlei e locomoção por patinete.
Os funcionários do complexo contam ainda
com massagistas e podem levar até cachorros para o local de trabalho. Perto do
local do coffee break há espaço nas paredes para quem tiver alguma idéia e for
desenvolvê-la, escrever, ou simplesmente anotá-la para não esquecer. Cada novo
funcionário que começa a trabalhar no complexo é chamado de Noogler.
Depois de pagar aluguel muitos anos, a empresa resolveu comprá-la em definitivo
da Silicon Graphics por US$ 319 milhões em 2006.
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A evolução visual
Ao longo de sua história a marca GOOGLE modificou muito pouco seu conhecido logotipo, projetado por Ruth Kedar com base na fonte “Catull”, como podemos ver abaixo. O logotipo Original durou apenas dois meses. Foi substituído por outro que ganhou sombra e o ponto de exclamação, além da letra G inicial que passou a ser azul.
Ao longo de sua história a marca GOOGLE modificou muito pouco seu conhecido logotipo, projetado por Ruth Kedar com base na fonte “Catull”, como podemos ver abaixo. O logotipo Original durou apenas dois meses. Foi substituído por outro que ganhou sombra e o ponto de exclamação, além da letra G inicial que passou a ser azul.
Em 1999 nova mudança: apenas um afinamento
no corpo das letras e a exclusão do ponto de interrogação, ocorrida em 6 de
novembro. No início do mês de maio de 2010, o GOOGLE deu uma renovada em sua
indentidade visual e apresentou um novo logotipo com cores mais brilhantes,
eliminação do sombreamento das letras e a exclusão do símbolo ™. As
modificações deram, assim, um ar mais jovial e moderno à marca da empresa.
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Logotipos comemorativos
O GOOGLE possui inúmeros logotipos comemorativos (chamados de GOOGLE DOODLES, que são os desenhos feitos sobre, ou usando como base o logotipo do GOOGLE) referentes a datas e acontecimentos importantes como o Dia dos Pais, Dia das Mães, Dia de Ações de Graça, Natal, Ano Novo, 4th July (comemoração da independência americana), entre outros. Dennis Hwang, um designer americano de origem oriental que trabalha como webmaster para o GOOGLE desde 2000, é o dosenhista responsável por produzir estes doodles. A coleção completa por ser encontrada aqui.
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Filantropia
Em 2004 a empresa formou a GOOGLE ORG, uma entidade sem fins lucrativos, com fundo inicial de US$ 1 bilhão, para aplicar em projetos contra o aquecimento global, além de combater doenças e a pobreza mundial.
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Os gênios por trás da marca
O GOOGLE é resultado de duas mentes brilhantes e precoces. O americano Lawrence Page, filho de um cientista da computação da Universidade Estadual de Michigan, Dr. Carl Victor Page. Sua paixão por computadores começou cedo, aos seis anos. Seguindo os passos do pai na Universidade de Michigan, se formou em engenharia da computação.
E o russo Sergey Mihailovich Brin, que
emigrou em 1979 para os Estados Unidos juntamente com a família, fugindo ao
anti-semitismo da União Soviética. Seu pai começou a trabalhar na Universidade
de Maryland, no College Park. A mãe de Sergey trabalha atualmente como
especialista na NASA. Ele formou-se em matemática e ciência da computação com
honras pela Universidade de Maryland. Ambos fizeram mestrado na renomada
Universidade de Stanford quando fundaram o GOOGLE em 1998.
Os fundadores do GOOGLE, ambos com 34
anos, estão entre os 10 americanos mais ricos dos Estados Unidos segundo a
lista de 400 nomes divulgados pela revista Forbes. De acordo com pesquisa feita
pela revista, eles possuem uma fortuna avaliada em US$ 18.5 bilhões. Essa
pesquisa revela também que ambos são os mais jovens entre o Top 10 da lista. A
fortuna dos fundadores do GOOGLE quadruplicou comparada com a última lista
apresentada em 2004 quando os garotos tinham “apenas” US$ 4 bilhões cada.
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Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 7 de setembro de 1998
● Fundador: Sergey Brin e Larry Page
● Sede mundial: Mountain View, California (Googleplex)
● Proprietário da marca: Google Inc.
● Capital aberto: Sim (2004)
● Chairman & CEO: Eric E. Scmidt
● Presidente tecnologia: Sergey Brin
● Presidente produtos: Larry Page
● Faturamento: US$ 23.6 bilhões (2009)
● Lucro: US$ 6.5 bilhões (2009)
● Valor de mercado: US$ 154.7 bilhões (maio/2010)
● Valor da marca: US$ 31.980 bilhões (2009)
● Presença global: 200 países
● Funcionários: 19.835
● Acessos: 1º site mais visitado da Internet
● Segmento: Internet
● Principais produtos: Google Search, Google Earth, Gmail, Google AdSense, Google News, Google Image Search e Google Toolbar
● Outros negócios: Orkut, Youtube, Blogger, Picasa, Feedburner
● Ícones: O logotipo colorido
● Slogan: Don't Be Evil. (não oficial)
● Website: www.google.com
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O valor
Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca GOOGLE está avaliada em US$ 31.980 bilhões, ocupando a posição de número 10 no ranking das marcas mais valiosas do mundo, além de ocupar a posição de número 1 no ranking das marca mais influentes do mundo. A empresa também ocupa a posição de número 102 no ranking da revista FORTUNE 500 (empresas de maior faturamento no mercado americano).
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A marca no mundo
Ou melhor, o mundo no GOOGLE. O grau de dependência do mundo em relação ao GOOGLE pode ser medido em números: mais de 700 milhões de internautas acessam sua página mensalmente; responde a mais de 185 milhões de consultas por dia; maior site de buscas do planeta com 1.5 bilhões de pesquisas diariamente; proprietário de fenômenos como Orkut, Blogger e Youtube; emprega quase 20.000 pessoas; possui subsidiárias em 37 países e seu site é traduzido para 116 idiomas; oferece mais de 40 produtos e serviços; contrata 16 novos funcionários por dia; além de faturar US$ 23.6 bilhões e ser o 1º site mais visitado da Internet. Precisa algo mais.
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Você sabia?
● Nos computadores do GOOGLE estão indexadas mais de 35 bilhões de páginas para consultas e pesquisas.
● US$ 154.7 bilhões é o seu valor de mercado na bolsa, mais que Oracle, Time Warner e Coca-Cola.
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
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Última atualização em 29/5/2010
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