São Paulo – O Toyota Corolla, um dos carros preferidos dos brasileiros, chega neste mês ao seu
45º aniversário. Nascido no Japão em 1966, o Corolla chegou ao Brasil apenas na sua
sétima geração, em 1994. Hoje é comercializado em cerca de 150 países, já tendo
vendido mais de 35 milhões de unidades. Por aqui, o veículo é fabricado em
Indaiatuba (SP) desde 1998, e na última década, foi o sedã médio mais vendido
do ano por sete vezes.
O desenvolvimento do Corolla começou em função dos investimentos do
governo japonês em infraestrutura para as Olimpíadas de Tóquio em 1964, como
veículo adaptado às novas vias. Diferentemente dos demais carros que circulavam
no Japão nos anos 1960, equipados com motor 1.0, o Corolla vinha com motor 1.1,
que fez sucesso na época. Apenas quatro anos após o seu lançamento, a primeira
geração do Corolla – nome que significa “coroa de flores”, em latim – havia se
tornado o carro mais exportado do mundo.
A ideia por trás do Corolla era ser um carro de família em que se
destacassem o conforto, a tecnologia e o design, características que se mantêm
até os dias de hoje. Em sua décima geração, o carro é oferecido nas versões XLi
e GLi com motor 1.8 16V Flex, além dos modelos XEi e Altis com câmbio
automático e motor 2.0 16V Flex. No ano passado, foram vendidos 55.000 unidades
no Brasil, e este ano, só até outubro, já foram 42.000 unidades.
Toyota
Corolla 2ª geração (1970-1974): inédito tanque de 45 litros para percorrer os
500 km de estrada que ligam Tóquio ao sul do Japão
Corolla
terceira geração (1974-1979): já naquela época, o carro se adequou às normas de
emissão de poluentes
Corolla
4ª geração (1979-1983): testado na Alemanha para ganhar mercado internacional
Corolla
5ª geração (1983-1987): carroceria desenvolvida para absorver impactos
Corolla
6ª geração (1987-1991): investimento na redução de ruídos internos e externos.
Corolla
7ª geração (1994-1997): sedã japonês chega ao Brasil, ainda importado
Corolla
8ª geração (1997-2002): primeiro a ser fabricado no Brasil, na fábrica de
Indaiatuba (SP), a partir de 1999
Corolla
9ª geração (2002-2008): primeiro com motor flex, desenvolvido especialmente
para o mercado brasileiro
Corolla 10ª geração (a partir de 2008): design com mais esportividade
FONTE: EXAME
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