terça-feira, 15 de novembro de 2011

POST 1036: SEGMENTAÇÃO DE MERCADO. Por Darlei Simioni

CONCEITO DE SEGMENTAÇÃO

Mercados não são homogêneos porque refletem as diferenças existentes na população. As diferenças mais evidentes como renda, faixa etária e sexo, por exemplo, dão uma idéia de suas possibilidades de variação.
Mesmo em condições sócio-econômicas bastante homogêneas observa-se diferenças nos padrões de comportamento com base em características de natureza psicológica e comportamental.
Em consequência, essas diferenças se refletem no padrão de consumo das pessoas. Pode-se dizer que as necessidades, embora semelhantes (fisiológicas, de segurança, de afeto, de status e de auto-realização [segundo Maslow] são satisfeitas de maneiras diferentes através dos desejos e das limitações impostas pelo poder de compra.
Segmentar o mercado então é uma maneira de identificar e dividir o mercado em subgrupos distintos, caracterizados por necessidades, desejos e gostos particulares relativamente homogêneos, de modo a permitir uma abordagem mais adequada e uma maior adequação de produtos, serviços, comunicação etc. a esses grupos de pessoas.
A segmentação de mercado pressupõe uma estratégia dirigida a ganhar uma parcela de vendas significativa dentro de um subgrupo em uma categoria, ao invés de se buscar uma participação mais limitada de compras por usuários de todas as categorias.
Targeting Denomina-se por Targeting o uso de da segmentação de mercado para selecionar e acessar um grupo chave de compradores em potencial.

ESTRATÉGIAS DE SEGMENTAÇÃO

Estratégias de segmentação são abordagens específicas de marketing disponíveis para uma empresa em relação ao segmento ou segmentos que ela pretende alcançar; quatro estratégias específicas de segmentação estão disponíveis: expansão de segmentos de mercado; concentrada; expansão da linha de produtos e diferenciada.
·                     Estratégia de Expansão de Segmentos de Mercado. Nessa abordagem, a empresa direciona um produto para vários segmentos do mercado, desse modo expandindo o mercado para seus produtos.

·                     Estratégia de Segmentação Concentrada. Nessa abordagem, a empresa direciona um produto para um único segmento de mercado; também denominado de Marketing de Nicho.
·                     Estratégia de Segmentação de Expansão da Linha de Produtos. Nessa abordagem, a empresa oferece vários produtos para um mesmo segmento.
·                     Estratégia de Segmentação Diferenciada. Nessa abordagem a empresa oferece vários produtos para vários segmentos de mercado. Também denominada Abordagem de Segmentação Múltipla, objetivando vários segmentos distintos no mesmo mercado e desenvolvendo um composto de marketing separado para cada um.


BASES DA SEGMENTAÇÃO
Compõem as bases de segmentação, as dimensões básicas - geográficas, demográficas, psicográficas e comportamentais - em que um mercado heterogêneo pode ser dividido em grupos relativamente homogêneos.
·                     Segmentação demográfica. A divisão de uma população heterogênea em grupos relativamente homogêneos com base em variáveis da população; também denominada Segmentação pelo Estado-de-Ser.
·                     Segmentação geográfica. A divisão de um mercado total, heterogêneo, em grupos relativamente homogêneos, com base em área geográfica: município, microrregião, estado, região, país etc.
·                     Segmentação pelo ciclo de vida da família. A divisão de um mercado totalmente heterogêneo em grupos relativamente homogêneos, com base em sua capacidade de dispor de um produto em uma fase particular do ciclo de vida da família.
·                     Segmentação por benefício. A divisão de um mercado em grupos ou segmentos com base do benefício particular de um produto, buscado por cada grupo.
·                     Segmentação por comportamento. A divisão de um mercado em grupos de acordo com seu conhecimento e comportamento com relação a um produto particular. Segmentação por comportamento, comumente usada para segmentar mercados inclui benefícios buscados, status do usuário, taxa de uso do produto, condição de lealdade etc.
·                     Segmentação por estilo de vida. A divisão de um mercado totalmente heterogêneo em grupos relativamente homogêneo, com base de seu estilo de vida, conforme determinado por seus passatempos, interesses, atitudes e opiniões.
·                     Segmentação por personalidade. A divisão de um mercado heterogêneo em grupos homogêneos, com base em características de personalidade e padrões duradouros de comportamento, como: agressividade, complacência ou compulsividade.
·                     Segmentação por volume. A divisão de um mercado em segmentos, com base no volume de demanda pelo produto por indivíduos, grupos ou tipos dos clientes; tipicamente, os segmentos são classificados como: usuários pesados, médios ou leves.
·                     Segmentação psicográfica. A divisão de um mercado heterogêneo em grupos relativamente homogêneos, com base em suas atitudes, convicções, opiniões, personalidades e estilos de vida; também denominada segmentação por estado de espírito.
·                     Segmentação completa. A divisão de um mercado em segmentos que consistem em clientes individuais e personalizando um produto e programa de marketing para cada um.
·                     Segmentação sequencial. A divisão de um mercado heterogêneo em grupos relativamente homogêneos, a partir de uma base (por exemplo, geográfica), seguida por segmentação adicional em alguma outra base (por exemplo, por faixa etária).
 

REQUISITOS BÁSICOS DE VIABILIDADE DA SEGMENTAÇÃO

Exitem quatro principais requisitos para uma segmentação útil de mercado, sem os quais a empresa não conseguirá atingir adequadamente seus alvos escolhidos a partir de sua estratégia.
·                     Acessibilidade. Acessibilidade expressa a noção de que a empresa necessita ser capaz de alcançar e servir adequadamente o segmento alvo através de seus sistemas de promoção e distribuição.
·                     Acionabilidade. Acionabilidade expressa a noção de que o segmento alvo deve ser de um tamanho apropriado para ser trabalhado pelos recursos da organização.
·                     Mensurabilidade. Mensurabilidade expressa a noção de que o tamanho e o poder de compra do segmento alvo têm que ser capazes de ser mensurados. Também definida como Identificabilidade.
·                     Substancialidade. Substancialidade expressa a noção de que o segmento escolhido como o mercado-alvo tem que ser grande o suficiente para ser lucrativo. Também denominado de Significância.
 

MACRO E MICRO SEGMENTAÇÃO

Macro segmentação, consiste na divisão de um mercado em grupos amplamente definidos, cada um com suas necessidades e desejos particulares, antes de qualquer divisão ou segmentação adicional, baseada em necessidades e desejos mais nitidamente definidos.
Micro segmentação, consiste na divisão de um mercado em grupos menores de clientes com base em necessidades e desejos mais estreitamente definidos, após já tê-lo dividido ou segmentado com base em necessidades e desejos mais amplamente definidos.

A NÃO SEGMENTAÇÃO

Marketing de produto diferenciado. Uma filosofia de marketing em que o vendedor visualiza o mercado como um todo homogêneo, mas produz dois ou mais produtos para ele; os produtos, diferindo em atributos (preço, estilo, qualidade etc.), são projetados para oferecer variedade em lugar de satisfazer as necessidades e desejos de segmentos de mercado diferentes. Uma abordagem de marketing em que uma companhia desconsidera a segmentação de mercado, mas produz bens e serviços que são diferentes de todos os outros no mercado.
Ocorre em muitos casos em que a empresa tem uma posição dominante de mercado e então lança produtos concorrentes entre si para prevenir a entrada de competidores.

ORGANIZAÇÃO PARA A SEGMENTAÇÃO

Organização de segmentação de mercado. Consiste na organização das atividades de marketing da firma de forma que uma divisão separada é responsável por cada um de seus segmentos de mercado importantes.


Darlei Simioni
Bacharel em Administração de Empresas com Ênfase em Marketing & Gestão de Negócios.
Consultor de Empresas, Palestrante & Empresário.
Mais de Darlei Simioni AQUI

0 Comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MAPA DOS VISITANTES DO MASTER A PARTIR DE 06.02.2012

free counters

ORIGEM DOS ACESSOS AO MASTER DESDE 01.02.2011

free counters

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

MASTER Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger