Números revelados pelo
Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) chamaram a
minha atenção e a de todos que lidam no dia a dia com esse setor porque mostram
um efetivo crescimento do empreendedorismo no Brasil.
Com uma média de 13% da
população economicamente ativa abrindo uma empresa, colocou o Brasil num dos
patamares mais altos do empreendedorismo no mundo; para se ter uma ideia, nos
Estados Unidos esta taxa é de 10%.
No Brasil, existem 5,6
milhões de micro e pequenas empresas, o que equivale a 99,1% do total de
organizações formalmente constituídas no país. Essas empresas juntas respondem
por 52,4% da mão de obra com carteira assinada e 20% do PIB. Não por acaso, os
dados do Cadastro de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do
Trabalho, só no mês de janeiro desse ano, mostram que esse segmento foi
responsável por 74% dos quase 190 mil novos empregos com registro em carteira
criados em janeiro.
Então, de fato, somos um
povo muito empreendedor. Resta saber agora se podemos ensinar esse tal
empreendedorismo. Para isso, precisamos entender o que significa essa palavra.
Empreender se sustenta no tripé: sonhar, planejar e realizar. Aqui inclui-se
qualquer tipo de empreendedorismo – e não tão somente o empreendedor de
negócios – porque empreender é sonhar, assumir riscos, criar, inovar, ter
responsabilidade com o seu futuro e ter sucesso naquilo que você determinou que
iria fazer. Por fim, é ter atitude! Para isso, existem algumas características
que podemos ensinar, informar e divulgar, como por exemplo: a iniciativa, a persitência,
o comprometimento, a ousadia, a auto-confiança, o otimismo, o pensar grande, o
planejamento e a execução.
Torna-se urgente que
essas características sejam desenvolvidas para que tenhamos jovens mais ativos e atuantes no futuro, uma vez que
o empreendedorismo estimula o desenvolvimento econômico e social do
país. E, as competências acima podem e devem ser estimuladas e ensinadas
através de vários meios, e um deles é através do exemplo de pessoas que as tem
e que as vivem no seu dia a dia.
No entanto, tudo na vida
começa a partir do conhecimento e educação, que pode ser promovido com uma
programação dedicada a multiplicar as oportunidades e sonhar até, quem sabe um
dia, em transformar o país. Para tanto, estava na hora da TV brasileira ter um
programa que tivesse como missão oferecer uma informação e soluções customizadas
e gratuitas para esse público e, assim, instigar a alma do telespectador que
tem negócios, que deseja abri-los, ou que sonha em seguir o seu próprio rumo,
criando a sua própria história.
E quanto mais a TV puder
apresentar ideias, soluções e sanar dúvidas, mais haverá entusiasmo, novas
empreitadas e tudo isso embasado em conhecimento, planejamento e atitude.
Assim, desde o
esclarecimento sobre o que é empreender, migrando pela importância de se ter um
plano de negócio, discutir a importância ou não de se ter um sócio, elucidar
dúvidas sobre gestão financeira e fluxo de caixa até como vender um produto
para o presidente de uma empresa, passando pelo filtro da secretária. Tudo isso
é matéria prima para esse público faminto por informação.
Em conjunto, todos esses
temas podem auxiliar o Brasil a crescer. Por isso, justificam a necessidade a
TV brasileira ter um programa com essa proposta e, assim, ficar em sintonia com
o dia a dia do empreendedor que assume diferentes funções, e que, por falta de
tempo, deixa de procurar uma ajuda especializada.
Tiago
Aguiar
Apresentador e empreendedor, ficou conhecido por ter conquistado a sociedade com o publicitário Roberto Justus ao vencer o programa O Aprendiz 4 – o Sócio.
Apresentador e empreendedor, ficou conhecido por ter conquistado a sociedade com o publicitário Roberto Justus ao vencer o programa O Aprendiz 4 – o Sócio.
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