Amarelo. Rosa. Azul. Vermelho. Todas as
cores do arco-íris. Uma combinação de tons quase surreal. Sempre com um pequeno
“Crocodilo Verde” no peito. As camisas pólos LACOSTE se tornaram um verdadeiro
símbolo clássico nos ambientes mais refinados do mundo, um símbolo de elegância
e qualidade.
A
história
Tudo começou em 1927, quando o tenista
francês René Lacoste foi o principal responsável pela primeira vitória de seu
país na Taça Davis e colecionou títulos nos famosos torneios de Roland Garros,
Wimbledon e Forrest Hills. Durante estas competições ele utilizava a figura de
um crocodilo, baseado em seu apelido “Le Crocodile”, dado pela agência
de notícias Associated Press, após o tenista ter feito uma aposta com o capitão
da equipe de tênis da França para Copa Davis. O técnico prometeu oferecer-lhe
uma mala de crocodilo caso ele ganhasse um jogo importante para a sua equipe. O
público americano rapidamente adotou este apelido que representava a tenacidade
e a agressividade que René demonstrou nas quadras de tênis, não largando nunca
a sua presa.
O amigo Robert George desenhou então para
René um crocodilo que foi bordado na camisa que ele usava na quadra de jogo. A
camisa tinha mangas curtas com gola e pequenos botões que iam do pescoço ao
peito, e, era usada juntamente com um blazer azul-marinho, também desenhado por
ele. O uniforme inusitado apareceu pela primeira vez no Torneio Aberto dos
Estados Unidos. Uma das espectadoras mais assíduas destes encontros esportivos
da Copa Davis era a vencedora do aberto de Golfe da Grã-Bretanha, Simone Thion
de la Chaume, que se tornaria esposa de René. Pouco anos depois, ele abandonou
as quadras por causa de uma tuberculose e dedicou-se totalmente aos negócios da
sua marca.
Em 1933, juntamente com André Gillier,
proprietário de uma das maiores fábricas francesas de roupas, ele fundou uma
empresa para fabricar e comercializar a camisa pólo bordada com o logotipo que
tinha criado para seu uso pessoal nas quadras de tênis, bem como de um certo
número de outros modelos de camisas concebidas para a prática do tênis, golfe e
esportes marítimos como o iatismo. Foi a primeira vez que uma marca estampou
sua etiqueta do lado de fora da roupa, tornando o logotipo visível. Uma idéia
que prosperou desde então. Essa primeira camisa utilizava um tecido leve e
fresco, que proporcionava mais conforto e resistência. A primeira camisa
LACOSTE era branca, ligeiramente mais curta que as atuais, de mangas curtas e
com colarinho de bordos cortados.
A camisa LACOSTE constituiu imediatamente
uma revolução junto aos jogadores de tênis da época, os quais usavam, nessa
altura, durante os jogos, camisas de estilo clássico, em tecido tramado com
duas teias, de mangas compridas. Rapidamente as camisetas pólo LACOSTE
desbancaram as tradicionais camisas de colarinho duro, vendendo aproximadamente
300 mil unidades em 1939. Nesta época a empresa investiu no progresso e
crescimento das vendas junto ao consumidor. Com a Segunda Guerra Mundial, a
empresa interrompeu a produção, retomando suas vendas ao mercado somente em
1946.
As exportações começaram em 1951 para a
Itália, assim como as versões coloridas das tradicionais camisas pólos. No ano
seguinte a marca ingressou no enorme mercado americano com o início da
exportação de seus produtos para o país. René Lacoste revolucionou o mercado do
tênis ao inventar em 1963 as raquetes feitas de aço, muito superior as feitas
de madeira. As raquetes eram distribuídas pela Wilson nos Estados Unidos. Este
modelo de raquete ganhou 46 títulos em torneios do Grand Slam entre 1966 e 1978
e foi utilizada por tenistas famosos como Jimmy Connors e Billie Jean King. Foi
também nesta década, em 1963, que seu filho mais velho, Bernard, assumiu o
comando da empresa. A partir dos anos 70, o crocodilo da LACOSTE estendeu-se a
inúmeras peças, tanto no vestuário feminino como no masculino, além de
acessórios, calçados e até perfumes. Somente em 1978 os produtos da marca
começaram a ser distribuídos no Brasil. No ano de 1981 a empresa inaugurou a
primeira Boutique LACOSTE do mundo na Avenida Victor Hugo em Paris.
A partir dos anos 90 a popularidade da LACOSTE estava em queda, até que o estilista francês Christophe Lemaire assumiu a direcção criativa da marca. Rapidamente ele implantou uma nova filosofia e modernizou a marca, sem deixar de manter o estilo criado por René Lacoste. Além disso, comandou a expansão e modernização da sua rede de lojas, inaugurando em 1994 a primeira unidade na China; no ano seguinte as primeiras unidades nos Estados Unidos, localizadas em Palm Beach e Bal Harbour, no estado da Flórida; lojas em Moscou e Nova York; em 2002, mais lojas em cidades como Düsseldorf, Tóquio, Orlando, Istambul e Dallas; e no ano seguinte introduziu um novo e refinado conceito para suas boutiques.
Foi nesta época que a LACOSTE resolveu
modernizar sua tradicional e clássica linha de produtos, surgindo assim outros
itens como: coleção para crianças e mulheres, calçados, novos perfumes, óculos,
roupa íntima masculina, malas, sacolas, bolsas, mini vestidos e até uma coleção
de cama, mesa e banho. Outra atitude importante foi a contratação de atletas
renomados para serem embaixadores da marca pelo mundo como o tenista Andy Roddick,
a golfista mexicana Lorena Ochoa e o golfista espanhol Jose-Maria Olazabal,
além de patrocinar torneios importantes como o Aberto da Austrália (tenis) e
vários circuitos de golfe profissional. Foi desta maneira que o “Crocodilo” da
LACOSTE tornou-se famoso no mundo inteiro.
A linha do tempo
1959
● Lançamento da coleção para crianças.
1960
● Lançamento dos shorts e das camisas pólos listradas, acrescentando mais produtos ao seu catálogo.
1963
● Criação do primeiro calçado para tênis com a marca francesa.
1968
● Firmou um contrato de licenciamento com Jean Patou para fabricação da colônia LACOSTE Eau de Toilette.
1974
● René inventa o damper que será utilizado nas raquetes LACOSTE de aço. Esta peça patenteada, situada na extremidade do cabo da raquete, absorve as vibrações ao mesmo tempo melhorando a precisão e aumenta a restituição de energia.
1981
● Lançamento de uma linha de óculo solares.
1984
● Lançamento de uma nova linha de produtos de perfumaria para homens juntamente com Jean Patou.
1985
● Criação de calçados para a pratica do tênis, fabricados na França, seguida da criação de calçados para usar nos barcos (para a prática de iatismo), em 1986, e de calçados para outdoor em 1988.
● Apresentação no Salão Náutico de Paris do barco LACOSTE 42 (o produto de maior dimensões, assinado pela marca). Desenhado pelos arquitetos americanos Stephens et Sarkman, foi construído em edição limitada.
1959
● Lançamento da coleção para crianças.
1960
● Lançamento dos shorts e das camisas pólos listradas, acrescentando mais produtos ao seu catálogo.
1963
● Criação do primeiro calçado para tênis com a marca francesa.
1968
● Firmou um contrato de licenciamento com Jean Patou para fabricação da colônia LACOSTE Eau de Toilette.
1974
● René inventa o damper que será utilizado nas raquetes LACOSTE de aço. Esta peça patenteada, situada na extremidade do cabo da raquete, absorve as vibrações ao mesmo tempo melhorando a precisão e aumenta a restituição de energia.
1981
● Lançamento de uma linha de óculo solares.
1984
● Lançamento de uma nova linha de produtos de perfumaria para homens juntamente com Jean Patou.
1985
● Criação de calçados para a pratica do tênis, fabricados na França, seguida da criação de calçados para usar nos barcos (para a prática de iatismo), em 1986, e de calçados para outdoor em 1988.
● Apresentação no Salão Náutico de Paris do barco LACOSTE 42 (o produto de maior dimensões, assinado pela marca). Desenhado pelos arquitetos americanos Stephens et Sarkman, foi construído em edição limitada.
1988
● Lançamento da raquete EQUIJET. Pela sua forma especial, esta raquete alia as vantagens do crivo pequeno às do crivo grande. O tenista Guy Forget ganhou a Copa Davis três anos mais tarde, em 1991, com esta raquete.
1993
● Assinatura de um acordo de licença com a sociedade suíça ROVENTA-HENEX para a concepção e fabrico de uma linha de relógios LACOSTE.
1995
● Criação de um novo conceito de mobiliário para as lojas LACOSTE, pelo decorador Yves Taralon.
1999
● Lançamento do primeiro perfume feminino LACOSTE for women em setembro.
2000
● Lançamento da primeira linha de roupas íntimas masculinas.
● Lançamento da linha de malas, sacolas e bolsas em couro através de um acordo com a Samsonite.
2001
● Em julho, pela primeira vez na sua história, a LACOSTE decidiu desfilar em Paris, apresentando coleções masculinas para a estação Primavera-Verão.
2002
● Lançamento mundial do perfume Lacoste Pour Homme com uma campanha publicitária de grande envergadura. Desde as primeiras semanas de lançamento, perfume é um best-seller nas perfumarias do mundo inteiro.
2004
● Lançamento do perfume feminino Touch of Pink, personificada por Natasha Thomas, uma jovem cantora e modelo.
2005
● Lançamento do LACOSTE ESSENTIAL, uma fragrância que alia discrição e exuberância, frescura e conforto, classicismo e modernismo.
2007
● Lançamento de uma linha de cama-mesa-banho.
2009
● A marca francesa ingressa na luta contra o câncer de mama ao introduzir a linha feminina PINK CROC COLLECTION (camisas, bolsas, relógios, óculos e acessórios), onde 10% das vendas eram revertidos para a instituição americana Breast Cancer Research Foundation.
2010
● Lançamento do perfume masculino LACOSTE Essential Sport.
● Lançamento da raquete EQUIJET. Pela sua forma especial, esta raquete alia as vantagens do crivo pequeno às do crivo grande. O tenista Guy Forget ganhou a Copa Davis três anos mais tarde, em 1991, com esta raquete.
1993
● Assinatura de um acordo de licença com a sociedade suíça ROVENTA-HENEX para a concepção e fabrico de uma linha de relógios LACOSTE.
1995
● Criação de um novo conceito de mobiliário para as lojas LACOSTE, pelo decorador Yves Taralon.
1999
● Lançamento do primeiro perfume feminino LACOSTE for women em setembro.
2000
● Lançamento da primeira linha de roupas íntimas masculinas.
● Lançamento da linha de malas, sacolas e bolsas em couro através de um acordo com a Samsonite.
2001
● Em julho, pela primeira vez na sua história, a LACOSTE decidiu desfilar em Paris, apresentando coleções masculinas para a estação Primavera-Verão.
2002
● Lançamento mundial do perfume Lacoste Pour Homme com uma campanha publicitária de grande envergadura. Desde as primeiras semanas de lançamento, perfume é um best-seller nas perfumarias do mundo inteiro.
2004
● Lançamento do perfume feminino Touch of Pink, personificada por Natasha Thomas, uma jovem cantora e modelo.
2005
● Lançamento do LACOSTE ESSENTIAL, uma fragrância que alia discrição e exuberância, frescura e conforto, classicismo e modernismo.
2007
● Lançamento de uma linha de cama-mesa-banho.
2009
● A marca francesa ingressa na luta contra o câncer de mama ao introduzir a linha feminina PINK CROC COLLECTION (camisas, bolsas, relógios, óculos e acessórios), onde 10% das vendas eram revertidos para a instituição americana Breast Cancer Research Foundation.
2010
● Lançamento do perfume masculino LACOSTE Essential Sport.
A famosa camisa pólo
A partir do ano 2000 a LACOSTE se modernizou e ganhou um tom mais jovial, contudo sem perder a elegância e a identidade. Suas famosas e clássicas camisas pólo, um verdadeiro ícone da marca, também: novas cores foram criadas, a modelagem ficou mais estreita, mais justa e curta, ganhando até modelo estonado. Isso sem contar a linha feminina. Cada pólo da grife francesa tem um preço médio de cerca € 65 na Europa, US$ 75 nos Estados Unidos e R$ 180 no Brasil. O seu custo deve-se ao processo de fabricação: são usados mais de 20 km de fio de algodão para cada camisa e o processo de tingimento leva mais de 12 horas para ser completado. Uma das maiores evoluções da camisa pólo foi o modelo pique strech, uma mescla formada por 94% de algodão e 6% de elastano. O tecido diferenciado proporciona mais conforto, leveza e uma real liberdade de movimentos a camisa pólo LACOSTE. O material possibilita também uma maior criatividade e permite conceber uma linha mais atual. Atualmente as camisas pólos são vendidas em mais de 60 cores.
A partir do ano 2000 a LACOSTE se modernizou e ganhou um tom mais jovial, contudo sem perder a elegância e a identidade. Suas famosas e clássicas camisas pólo, um verdadeiro ícone da marca, também: novas cores foram criadas, a modelagem ficou mais estreita, mais justa e curta, ganhando até modelo estonado. Isso sem contar a linha feminina. Cada pólo da grife francesa tem um preço médio de cerca € 65 na Europa, US$ 75 nos Estados Unidos e R$ 180 no Brasil. O seu custo deve-se ao processo de fabricação: são usados mais de 20 km de fio de algodão para cada camisa e o processo de tingimento leva mais de 12 horas para ser completado. Uma das maiores evoluções da camisa pólo foi o modelo pique strech, uma mescla formada por 94% de algodão e 6% de elastano. O tecido diferenciado proporciona mais conforto, leveza e uma real liberdade de movimentos a camisa pólo LACOSTE. O material possibilita também uma maior criatividade e permite conceber uma linha mais atual. Atualmente as camisas pólos são vendidas em mais de 60 cores.
Lacoste: 1933 vs. 2083
Em 2008, para celebrar 75 anos da marca, a empresa lançou uma campanha publicitária especial e um site (lacoste-future.com) super futurista. O tema principal era mostrar os esportes, no caso o tênis, daqui há 75 anos, ou seja no ano de 2083. Em poucos segundos a LACOSTE conta, através de uma linha do tempo, sua rica trajetória até como será seu futuro. Para assistir clique no ícone abaixo.
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Em 2008, para celebrar 75 anos da marca, a empresa lançou uma campanha publicitária especial e um site (lacoste-future.com) super futurista. O tema principal era mostrar os esportes, no caso o tênis, daqui há 75 anos, ou seja no ano de 2083. Em poucos segundos a LACOSTE conta, através de uma linha do tempo, sua rica trajetória até como será seu futuro. Para assistir clique no ícone abaixo.
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Dados corporativos
● Origem: França
● Fundação: 1933
● Fundador: René Lacoste
● Sede mundial: Paris
● Proprietário da marca: Lacoste Family (65%)
● Capital aberto: Não
● Chairman: Michel Lacoste
● CEO: Christophe Chenut
● Diretor artístico: Christophe Lemaire
● Faturamento: € 1.4 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 1.110
● Presença global: 114 países
● Presença no Brasil: Sim (62 lojas)
● Segmento: Roupas e acessórios
● Principais produtos: Roupas e acessórios esportivos
● Ícones: Crocodilo de seu logotipo e suas camisas pólos
● Slogan: Un peu d'air sur terre.
● Website: www.lacoste.com
Dados corporativos
● Origem: França
● Fundação: 1933
● Fundador: René Lacoste
● Sede mundial: Paris
● Proprietário da marca: Lacoste Family (65%)
● Capital aberto: Não
● Chairman: Michel Lacoste
● CEO: Christophe Chenut
● Diretor artístico: Christophe Lemaire
● Faturamento: € 1.4 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 1.110
● Presença global: 114 países
● Presença no Brasil: Sim (62 lojas)
● Segmento: Roupas e acessórios
● Principais produtos: Roupas e acessórios esportivos
● Ícones: Crocodilo de seu logotipo e suas camisas pólos
● Slogan: Un peu d'air sur terre.
● Website: www.lacoste.com
A marca no mundo
A marca está presente em 114 países ao redor do mundo, contando com mais de 1.100 lojas próprias e tendo seus produtos vendidos em mais de 2.000 pontos de vendas que incluem lojas licenciadas, lojas de departamentos e grandes magazines. 41% de suas lojas estão localizadas na Europa e outros 26% nas Américas.
A marca está presente em 114 países ao redor do mundo, contando com mais de 1.100 lojas próprias e tendo seus produtos vendidos em mais de 2.000 pontos de vendas que incluem lojas licenciadas, lojas de departamentos e grandes magazines. 41% de suas lojas estão localizadas na Europa e outros 26% nas Américas.
Você sabia?
● Todos os anos mais de 46 milhões de itens são vendidos sob o nome LACOSTE. Isto equivale a dois itens da marca vendidos a cada segundo.
● Todos os anos mais de 46 milhões de itens são vendidos sob o nome LACOSTE. Isto equivale a dois itens da marca vendidos a cada segundo.
As fonte
As informações foram retiradas e
compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune,
Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), sites especializados em
Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações
devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e
Hoovers).
Última atualização em 31/7/2010
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