terça-feira, 22 de novembro de 2011

POST 1050 Expomanagement 2011: O que eles disseram. Por Marcelão

Pessoal, na última página da revista HSM Management, sempre vem a seção “O que eles dizem sobre “. Trata-se de um conjunto de frases sobre determinado assunto e que servem como insights para o nosso cotidiano. Acho a idéia excelente e sempre a utilizo para reunir aqui no blog algumas frases apresentadas pelos palestrantes nos eventos da HSM de que participo.



Seguem abaixo, algumas frases que capturei durante a ExpoManagement 2011 realizada entre os dias 05 e 07 de Novembro:

Clayton Christensen:

“Inovação não é algo inerentemente previsível do sucesso”

“Uma estratégia de baixo custo só funciona quando existem concorrentes com produtos de alto custo. Se tudo vira comoditie, essas empresas quebram”

“Os maiores mercados são aqueles que não existem ainda”

“Empresas devem buscar uma compreensão que reflete o modo como os clientes vivem a vida”

“Tentar entender o cliente é errado. O que precisamos compreender é a função que o cliente está querendo utilizar”

“O cliente raramente compra o que as empresas pensam que estão vendendo” (citando Peter Drucker)

“Entenda nao PORQUE o cliente compra seu produto, mas O QUE DE FATO ele faz com ele. Assim você consegue melhorá-lo”

Dov Seidman:

“70% dos funcionários nas empresas estão descomprometidos com as empresas. A razão é que as empresas estão presas a falsas ideias”

“O mundo passou de simplesmente conectado para totalmente interconectado. Não se trata apenas de negócios, mas também do social”

“Não estamos conectados apenas, somos interdependentes”

“Na era do conhecimento e do comportamento precisamos rever nossas métricas”

“Empresas que estimulam auto-governança apresentam menor insatisfação de seus funcionários e maior satisfação de seus clientes”

“ Inpiração resulta em resiliência, criatividade, colaboração e comprometimeto.”

“ Para se chegar ao progresso, você precisa de inovação. Se você quer inovação, precisa assumir riscos. Para assumir riscos, você precisa confiar”

“Há uma diferença entre produzir algo – e ganhar dinheiro – e produzir algo para ganhar dinheiro”

Tomi Ahonen

“O número de contas mobile no mundo em pouco tempo vai superar o número de habitantes no mundo”

“O poder computacional de um smartphone de hoje, como o iPhone, é maior que o do computador da NASA que mandou o homem a Lua”

“SMS é 720 vezes mais rápido para ler do que o e-mail”

“Segundo estatisticas da Nokia, uma pessoa olha para o celular 150 vezes por dia”

“A tecnologia mobile vai além da idade, taxa de alfabetização e eletricidade”

“68% dos jovens preferem utilizar o sms do que o e-mail. E-mail é um meio de comunicação em extinção”

“O futuro não é só Mobile. O mundo será multiplataforma”

“Mobile é tão diferente da Internet, assim como a TV é diferente do rádio”

“Depois que a joalheria Tiffany’s otimizou seu site para a versão mobile suas vendas aumentaram em 125%”

“ O futuro não é só móvel. Porém, para os jovens, que são os consumidores de amanhã, a tecnologia móvel é a preferida”

“A área mais quente em termos de advertising é a área de anúncios em games”

“A tecnologia celular é a tecnologia mais difundida no planeta.”

Guy Kawasaki

“Inovação é criar significado para atrair pessoas que queiram mudar o mundo”

“Para compartilhar significado, crie um mantra ao invés de uma missão. Missões são geralmente longas e enfadonhas.”

“Os clientes não conseguem dizer as empresas como inovar.”

“Sua primeira versão pode ter falhas. Não espere a versão perfeita para iniciar um negócio.”

”As empresas sempre querem criar o produto perfeito para todo mundo, e inevitavelmente caem na mediocridade”

“Regra10-20-30 do Guy Kawasaki para apresentações: 10 slides, 20 minutos e fonte 30″

“Não deixem que aqueles caras, que não sabem nada, colocarem você para baixo”

“O cliente não vai lhe ajudar a inovar. Ele só ajuda a melhorar.”

“Quando criar algo inovador, invista também na elegância desse produto. As pessoas valorizam isso”

Mário Sergio Cortella

“Se você não tem dúvidas é porque você está mal informado” Cortella citando Millor Fernandes

“Não existe lugar marcado no futuro. O futuro precisa ser criado”

“Coragem não é ausência do medo. Coragem é a capacidade de enfrentar o medo”

Jaime Lerner

“65% das emissões de carbono têm origem nas cidades. Se queremos gerar sustentabilidade temos que rever o planejamento urbano das cidades”

“O automóvel é igual a nossa sogra… Devemos respeitá-la mas não podemos ser dependentes dela”

“Nao se pode separar o trabalho da vida das pessoas”

“Tecnologias como trabalho a distância serão as grandes ferramentas para a sustentabilidade no futuro, pois permitirá diminuir o fluxo de carros nas cidades”

“Sustentabilidade é a relação entre poupar e disperdiçar”

“Planejamento toma tempo, mas muitas vezes uma pequena ação planejada em um ponto nevralgico, como se fosse uma acupuntura, faz toda a diferença”

“Muitas vezes temos ótimas ideias, mas somos tomados pela insegurança. Inovar é começar”

“A solidariedade começa quando você preserva a sua identidade e respeita a diversidade dos outros”

“A inovação começa quando você corta um zero do orçamento, enquanto que a sustentabilidade começa quando você corta dois zeros”

“Quem sonha, cria todo dia. Quem cria, inova e nasce todo dia.”

“Querer fazer alguma coisa é propor um cenário, uma visão, um projeto”

“Todas as vezes que seu sonho não se realizar, não fique frustrado. Pense que, se você persistir, um dia ele se realizará”

Marcus Buckingan

“Se você quer ser um gestor melhor, você tem que fazer parte do conselho de administração da carreira de seus liderados”

“As melhores empresas concentram-se nos seus pontos fortes e tornam irrelevantes seus pontos fracos. Funciona para as empresas, funciona para as pessoas também”

“Você é mais inovador e criativo nas áreas em que seus pontos fortes já se destacam”

“Estratégia para tratar pontos fracos: pare de fazer a atividade; Trabalhe com pessoas que o complementem”

“Estratégia para tratar pontos fracos:disponibilze seus pontos fortes a outros; perceba suas fraquezas d uma perspectiva diferente”

“E chegou o dia em que o risco de continuar sendo sempre um broto tornou-se maior do que o risco de florescer”

Abilio Diniz

“Dar atenção à alimentação é controlar a qualidade do combustível que dá energia ao seu corpo”

“Quanto mais você domina o tempo, mais você pode manipula-lo a seu favor”

“Se quiser ter devaneios, brincar com as ideias, não tenha ilusões, tenha fantasias e sonhe. Sonhe grande.”

“A quantidade e a frequência de reuniões são indicadores de que a comunicação na sua empresa pode não estar funcionando”

“Em geral, as pessoas fazem reuniões como um modo de dividir a responsabilidade por um eventual erro de estratégia”

Peter Senge

“São pouquissimas as empresas que percebem as mudanças no contexto mundial e procuram aprender e mudar seus modelos de gestão”

“Os sistemas de gestão prevalescentes nas empresas destroiem as pessoas e as suas contribuições”

“As escolas ainda seguem o modelo do pensamento industrial, pois ainda visam formar operários e não pessoas criticas”

“Se quisermos obter conexão emocional e a inteligência coletiva das pessoas, você tem que ter um propósito”

“Os pilares da liderança são criar, colaborar e estabelecer uma visão de futuro”

“Algo muda quando as pessoas se envolvem com seu trabalho e vêem que criam algo importante. Todos buscam a alegria de trabalhar”

“Empresas perenes têm sempre um senso de comunidade presente”

“Os principais pilares de organizações de aprendizado: processo criativo, sentido de propósito e pensamento sistêmico”

Rosabeth Moss Kanter

“Os vencedores tem a vantagem do aprendizado”

“Vencer significa trabalho árduo. diferença entre vencedores e perdedores está na disciplina, no aprendizado e na forma como se preparam”

“Não é o talento, é o talento dentro da equipe. Mesmo as Pessoas mais talentosas precisam de um sistema de suporte da empresa”

“Quem tem mais talento tem a obrigação de levantar o desempenho de todo o restante da equipe”

“Crie uma definição coletiva de sucesso em toda a sua empresa”

“Até mesmo equipes vitoriosas cometem erros. Trate o erro como um instrumento pedagógico de aprendizado”

“Tudo que é novo e diferente enfrentará obstáculos e solavancos pelo caminho. Não desista ao encontrar primeiro, continue persistindo”

“Equipes vencedoras nem sempre têm os melhores jogadores, mas têm o melhor sistema de jogo”

“Times perdedores perdem muitas oportunidades de ganhar porque jogadores deixam de confiar uns nos outros”

Tarek Farahat

“Segundo pesquisa da P&G, 71,9% das famílias brasileiras afirmam estar em melhor situação financeira do que há um ano atrás”

“Brasileiros têm uma maior conscientização da sua higiene e uso de produtos de beleza do que países como EUA, segundo a P&G”

“P&G quer se integrar socialmente ao Brasil. Quer ser vista como um amigo da sociedade brasileira”

“As pessoas querem saber quem está vendendo os produtos que elas consomem, quer saber seus valores, como trata seus funcionários”

“A P&G acredita que seus valores são fatores de vantagem competitiva”

“Todos os produtos da P&G seguem sua missão que é de melhorar a vida das pessoas, ter qualidade superior e atender aos acionistas”

“Para a P&G é o consumidor que manda e não se sua linha de produção não atende ou o fornecedor que não tem a solução apropriada”

“Humildade é um pré-requisito para ser líder. Dar exemplo também é importante, além da capacidade de execução”

“Você tem que ter habilidade para lidar com a ambiguidade, saber conviver com a estabilidade e também com a turbulência.”

“Hoje, em 5 min se perde uma reputação construída em anos. As empresas precisam atender elevados níveis de ética.”

Ram Charan

“O conhecimento não basta. Execução é disciplina. Disciplina é converter conhecimento em execução”

“Não basta ser inteligente, não basta ser mais rápido e criativo. Converter conhecimento em execução é que torna você bem-sucedido”

“Dica 1 de execução – Olhem para o horizonte e detectem tendências externas. Procurem olhar o mundo de fora para dentro”

“O mundo mudou. E a grande mudança é que o consumidor agora pode escolher”

“A segunda tendência importante a ser acompanhada: a Internet e a digitalização”

“Dica 2 de execução – existe uma diferença clara entre visão e alucinação. Visão tem que criar algo concreto na mente das pessoas”

“Tudo na Internet adquire escalabilidade”

“Dica 3 de execução – funciona faz séculos: pessoas certas nos lugares certos. selecione os melhores e faça-os trabalharem equipe”

“Dica 4 de execução – Identifique quais novas competências serão necessárias para executar sua estratégia e quais precisará descartar”

“Dica 5 de execução – Não tome decisões precipitadas.”

“Quando avaliar o desempenho operacional, procure as causas, a ação além dos números”

“Dica 6 de execução – treine, treine e treine”

Laércio Consentino

“Pela primeira vez na história, a sociedade está a frente das empresas. No passado tudo era utilizado primeiro nas empresas”

“Na sociedade do século passado havia a busca do conhecimento. No século atual, procuramos compartilhar conhecimento”

“Indivíduo colaborativo: conectado, compartilha, contribui com a colaboração, compatibiliza vida pessoal e corporativa”

“O desafio do individuo colaborativo: Marcar presença na sociedade do conhecimento”

“Quanto mais comunicar, maior será a colaboração, maior colaboração significa melhor clima, melhor clima significa melhores condições de liderança”

Um abraço.

“Maybe i’m a dreamer, but i still believe”


Marcelo de Souza Bastos, o Marcelão.
Formado em ciência da computação pelo Uniceub em Brasília e MBA em planejamento e gestão empresarial pela Universidade Católica de Brasília.
Mais de Marcelão AQUI

0 Comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MAPA DOS VISITANTES DO MASTER A PARTIR DE 06.02.2012

free counters

ORIGEM DOS ACESSOS AO MASTER DESDE 01.02.2011

free counters

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

MASTER Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger