A
Matriz de oportunidade de Porter é complexa, mas muito simples de explicar, um
dos fatores da matriz são os entrantes
potenciais que vem para o mercado trazendo capacidade e forças para
conseguir ganhar uma fatia desse mercado, vindo com preços baixos causando
muitas vezes a redução da rentabilidade das indústrias locais.
Outro
cuidado que as empresas devem ter é a intensidade
da rivalidade entre os concorrentes existentes que assume a forma de disputa
por posição, com o uso de táticas de concorrência de preços, campanhas de
publicidade, produtos novos, aumento de serviços e garantias ao cliente. A
rivalidade acontece porque os concorrentes vêem a oportunidade de melhorar sua
posição diante do mercado.
Os produtos substitutos reduzem os
retornos potenciais de uma indústria, colocando um teto nos preços que as
empresas podem fixar com lucro. Quanto mais atrativa a alternativa de
preço-desempenho oferecida pelos produtos substitutos, mais forte será a
pressão sobre os lucros da indústria. O impacto dos substitutos pode ser
resumido como a elasticidade global da oferta da indústria.
Os compradores competem com as indústrias
forçando os preços para baixo, buscando melhor qualidade ou mais serviços e causando
uma disputa entre os concorrentes, tudo para a melhor rentabilidade da
indústria. O poder de cada grupo importante de compradores da indústria depende
de certas características quanto à sua situação no mercado e da importância
relativa de suas compras da indústria em comparação com seus negócios totais.
Os fornecedores por sua vez podem exercer
poder de negociação sobre os participantes de uma indústria ameaçando elevar
preços ou reduzir a qualidade dos bens e serviços fornecidos. Fornecedores poderosos
podem consequentemente sugar a rentabilidade de uma indústria incapaz de
repassar os aumentos de custos em seus próprios preços. Aumentando seus preços,
por exemplo, a companhias químicas contribuíram para a erosão da rentabilidade
dos fabricantes de embalagens aerosol, porque tais fabricantes, enfrentando
intensa concorrência da autofabricação por parte dos seus compradores, tiveram,
em virtude disso, pouca liberdade para aumentar os preços.
Levar
sempre em consideração essa ferramenta deixa qualquer empresa preparada e a
frente dos seus concorrentes.
Utilize
e atualize-a sempre! Com certeza uma ótima ferramenta para lhe deixar à frente!
Bacharel em Administração de Empresas com Ênfase em Marketing & Gestão de Negócios.
Consultor de Empresas, Palestrante.
Mais de Darlei Simioni AQUI
0 Comentários:
Postar um comentário