Duas das principais economias do mundo emergente, Brasil e
Índia, foram eleitas pelo Facebook, junto com os Estados Unidos, como países
estratégicos para assegurar a fonte de receita de suas operações nos próximos
anos.
"Usuários na Índia, Estados Unidos e Brasil representam as principais fontes
de nosso crescimento", informou nesta semana a companhia em comunicado enviado à
Securities and Exchange Comission (SEC), órgão regulador do mercado mobiliário
americano.
Com sua oferta pública de ações (IPO, na sigla em inglês), que levantou mais
de US$ 16 bilhões (R$ 31,9 bilhões) nesta sexta-feira, o Facebook pretende
concentrar investimentos nos três países em que o site de rede social tem
registrado altas taxas de crescimento.
Ritmo acelerado
Juntos, Brasil e Índia contabilizam, aproximadamente, 90 milhões de usuários
na rede social, ou 10% da base total de 901 milhões, segundo dados disponíveis
até março de 2012.
Em maio deste ano, de acordo com a consultoria socialbakers, o Brasil
ultrapassou a Índia em números de usuários, com, respectivamente, 47 milhões
perfis conectados à rede social contra 45,8 milhões do país asiático.
Os dois países também têm crescido a um ritmo muito mais acelerado do que o
verificado nos Estados Unidos.
Nos últimos três meses, o número de perfis ativos no Facebook cresceu 24,02%
no Brasil e 5,35% na Índia, contra apenas 1,06% nos EUA.
"Depois dos EUA, que é um mercado mais maduro, Brasil e Índia são países
atrativos porque geram maiores ganhos de escala pelo tamanho de suas
populações", afirmou à BBC Brasil Marcelo Tripoli, fundador e CEO da consultoria
iThink.
"Além disso, cada vez mais pessoas nesses dois países usam os dispositivos
móveis, como celulares e tablets, para acessar seus perfis na rede social",
acrescentou.
Estudos indicam que aproximadamente 55% de todos os usuários do Facebook
acessam a rede social via dispositivos móveis.
Mercado brasileiro
O mercado brasileiro tem sido visto com considerável otimismo pela rede
social. No ano passado, segundo um relatório da consultoria americana comScore,
o Facebook ultrapassou, pela primeira vez, o Orkut, do Google, como o site de
rede social mais acessado do país.
O estudo revela que, em dezembro de 2011, o Facebook registrou 36,1 milhões
de visitantes únicos, um aumento de 192% nos 12 meses imediatamente
anteriores.
Já o Orkut fechou o mês com 34,4 milhões de visitantes únicos, um crescimento
de apenas 5% na mesma base de comparação.
Também cresceu o tempo de permanência do usuário no site fundado por Mark
Zuckerberg.
Em dezembro, cada usuário gastava uma média de 4,8 horas mensais no site,
contra 37 minutos em 2010, um aumento de 667%, informou a pesquisa.
Além disso, segundo Tripoli, pesam a favor do Brasil fatores culturais, que
acabariam por aumentar o interesse da companhia no mercado local.
"Os brasileiros gostam de compartilhar informações e não são tão críticos
quanto os americanos e europeus em relação ao que é disponibilizado na rede",
afirmou.
FONTE: BBC
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