Trimarã
Depois de quatro anos desafiando os engenheiros a encontrar soluções que
permitissem sua construção, o super iate Adastra foi colocado na água pela
primeira vez.
Projetado pela empresa de arquitetura e design John Shuttleworth, o barco é
um trimarã de 42,5 metros projetado para levar nove passageiros, auxiliados por
cinco tripulantes.
Foi necessária a participação de pelo menos três empresas de engenharia para
finalizar os cálculos estruturais que permitiram a construção do barco, o que
foi feito em Zhuhai, na China.
Foi necessário também desenvolver um modelo de computador para simular as
cargas de impacto lateral, a força do impacto das ondas e o efeito torsional da
navegação sobre toda a estrutura, devido ao seu aspecto quase "espacial".
Super materiais
O "chassi" do barco foi feito de fibra de carbono com um núcleo de um
polímero especial em forma de favos de mel, chamado Nomex™.
O casco é formado por um sanduíche de Kevlar™ e fibra de vidro.
Para reduzir o peso, praticamente todo o interior do Adastra teve que ser
feito sob encomenda, dos painéis que servem de paredes e escadas, até as
dobradiças.
Autonomia e consumo
Se ele navega bem, mantê-lo parado é outra história: são necessárias três
âncoras para estabilizar seu movimento no porto.
A velocidade máxima do Adastra é de 42 km/h (22,5 nós), mas o que mais
impressiona para um iate particular é a autonomia, de cerca de 6.500 km.
O consumo de combustível é estimado em 2,1 litros por quilômetro, o que é
considerado altamente eficiente para um barco.
FONTE: IT
0 Comentários:
Postar um comentário