Um robô chamado Olly pode revolucionar a maneira como as
pessoas interagem com as redes sociais. Conectado ao computador, ele analisa
todos os posts enviados e recebidos, e cada vez que o seu dono é citado em
comentários, fotos, ou qualquer outro tipo de menção, emite um perfume
pré-selecionado.
A ideia é que o robô "recompensa" o dono com a fragrância a cada menção
dentre os milhões de posts publicados em redes sociais como o Twitter e o
Facebook todos os dias.
O criador da novidade, Benjamin Redford, diz que o projeto inicial foi
concebido a pedido da empresa de tecnologia Mint e que a ideia é que ele se
comunicasse com o usuário mas não a partir de uma tela.
"Nós queríamos dar uma recompensa às pessoas no mundo físico por suas
interações sociais e digitais", disse.
Não demorou até que o grupo chegasse à conclusão que o olfato seria um bom
meio para a recompensa, já que o perfume seria o suficiente para captar a
atenção de alguém sem causar muita distração.
"Estamos gradualmente passando cada vez mais tempo em frente a uma tela e é
bom ter algum outro tipo de estímulo sensorial ao invés de somente áudio e
vídeo", avalia Redford.
A empresa já criou também uma segunda versão, que investe em outro sentido: o
paladar. Olly ganhou sua primeira "irmã", Polly, que dá ao dono um pequeno doce
como um amendoim coberto de chocolate cada vez que um certo número de menções no
Twitter é atingido.
Crie o seu
O criador do robô diz que sua licença é aberta e dá a possibilidade de que
outras pessoas criem suas próprias versões.
A tarefa exige, no entanto, certa familiaridade com eletrônica, impressão em
3D e programação de computador. O site do robô dá instruções detalhadas de como
ele pode ser fabricado.
O robô possui uma pequena gaveta na parte traseira, onde o usuário pode
pingar a essência do perfume que deseja sentir ao ser mencionado nas redes
sociais.
Redford diz que Olly está gradualmente se tornando popular em diferentes
partes do mundo.
Nos Estados Unidos um chefe programou o robô para emitir uma essência de
tortilha cada vez que seus restaurantes são mencionados online.
A engenhoca também ganhou popularidade nos departamentos de marketing de
empresas. Uma companhia deve distribuir milhares de Olly’s como uma campanha a
ser lançada no fim do ano.
FONTE: BBC
0 Comentários:
Postar um comentário