Oráculo do congestionamento
A Honda anunciou o desenvolvimento do primeiro sistema prático capaz de
detectar congestionamentos de trânsito antes que eles ocorram.
Na verdade, mais do que prever, o objetivo do sistema é evitar que os
congestionamentos ocorram.
Embora já existam fórmulas matemáticas capazes de prever engarrafamentos e
sistemas de semáforos inteligentes capazes de garantir um trânsito mais
livre, o sistema japonês não depende de grandes bases de dados e múltiplos
pontos de sensores.
Esta é, por exemplo, a deficiência do sistema de controle automatizado do trânsito atualmente em testes na
Alemanha.
Anti-motorista trapalhão
A Honda desenvolveu sua tecnologia de previsão de engarrafamentos baseando-se
no pressuposto de que o comportamento de aceleração e desaceleração de cada
veículo, ou de um único veículo, influencia o padrão de tráfego dos veículos que
vêm atrás.
Assim, o sistema pode ser empregado usando como entrada apenas as imagens de
câmeras estrategicamente colocadas.
As informações são passadas a cada motorista cujo comportamento pode resultar
em um congestionamento à sua retaguarda, na forma de um código de cores que o
ajuda a dirigir de forma mais suave.
O grande objetivo é evitar um modo de dirigir muito típico, mas muito
ineficiente, marcado por acelerações e frenagens, que influenciam os motoristas
que vêm atrás.
O segredo está em dosar o acelerador e economizar combustível, freios, pneus,
e o tempo de que vem atrás.
Teste real
Os testes mostraram que o sistema ajudou a aumentar a velocidade média do
trânsito em uma avenida em 23%, além de uma economia de 8% no consumo de
combustível dos "veículos-líderes" da demonstração.
Estes testes foram feitos em ambiente controlado, com a ajuda de engenheiros
da Universidade de Tóquio.
Para uma avaliação em condições reais de operação, a empresa anunciou que
colocará o sistema de previsão de engarrafamentos em testes na Itália, neste mês
de Maio, e na Indonésia, em Julho.
Piloto automático
O inconveniente do sistema é a dependência de um dispositivo eletrônico a ser
adotado por todos os motoristas.
Mas, além de afirmar que telefones celulares e um processamento centralizado
em nuvem podem ser adequados, e gerar ganhos ainda maiores do que os obtidos em
condições de laboratório, a empresa está de olho em novas gerações de
automóveis.
Os ganhos realmente significativos, segundo os engenheiros da empresa, virão
com automóveis dotados de uma nova geração de sistemas adaptativos de controle
de velocidade, comumente chamados de "pilotos automáticos".
Esses sistemas receberiam os dados da central e ajustariam a velocidade dos
carros automaticamente, sem deixar que os motoristas interfiram com os
resultados dos algoritmos, cuidadosamente desenvolvidos para garantir o melhor
fluxo possível do trânsito.
FONTE: IT
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