Ter uma boa ideia não é o suficiente para ser empreendedor. Além dos empecilhos formais exigidos pela infinita burocracia brasileira - que acaba disparando os custos com cartórios, com advogados tributaristas e alvarás - existe a falta de capacitação específica para gerir uma empresa. Muitos começam sem sequer saber o que é um plano de negócios, e acabam fechando as portas após pouco tempo de empresa.
Para começar, além da ideia é preciso se capacitar e pensar alto, além do CNPJ. Juliana Queiroga, coordenadora da ONG Endeavor no Nordeste, explica que empreendedores de alto impacto - que conseguem erguer empresas lucrativas - são capazes de mudar a realidade da região onde vivem, gerando empregos e atraindo capital e investimentos. "Eles querem crescer para gerar renda, oportunidades e postos de trabalho. Esses empreendedores proporcionam mobilidade social. E o melhor de tudo: inspiram as próximas gerações de empreendedores de alto impacto e, por conseguinte, desenvolvem a economia do país", explica.
A Endeavor indica as principais etapas para se tornar um empreendedor, baseado em pesquisas e consultorias na área:
A Endeavor indica as principais etapas para se tornar um empreendedor, baseado em pesquisas e consultorias na área:
1. Comece com o que você sabe. Não escolha o negócio apenas baseado no maior mercado, potencial de crescimento, etc. Escolha um negócio relacionado ao que você já sabe e pode fazer bem. A partir daí, desenvolva estratégias focadas no maior potencial de sucesso e crescimento.
2. Não fique preso a um plano de negócios. Você não é um servo dele. Em vez disso, concentre-se no seu modelo de negócio e esteja disposto a mudá-lo. Dois terços dos empreendedores de alto impacto não escreveram um plano de negócios formal e 45% mudaram seu modelo de negócios pelo menos uma vez.
3. Encontre sócios de confiança. Equipes de fundadores de empresas têm um melhor desempenho quando já trabalharam juntos. 75% dos empreendedores de alto impacto já haviam trabalhado com os seus sócios.
4. Não aposte sua vida. Seja muito estratégico quanto aos riscos que você toma. Procure maneiras de compartilhar o risco com outros investidores e diminuir custos fixos. Mais de 85% dos empreendedores de alto impacto tinha reservas para cobrir as suas necessidades básicas por um mínimo de um ano.
5. Confie no seu taco. Casos de sucesso de fundadores jovens com poucos anos de experiência de trabalho vêm se multiplicando.
6. Acesse capital de terceiros. Procure sócios-investidores e tente compartilhar o risco com clientes e fornecedores.
7. Sonhe grande: comece local, mas pretenda ser global. Concentre-se no sucesso local no início, mas sempre aspire a ser global. Mais de 80% dos empreendedores de alto impacto desde o início já planejava expandir para outros lugares.
8. Lance seus produtos rapidamente. Coloque seu produto no mercado o mais rapidamente possível, mas busque retorno dos clientes e melhore de maneira contínua.
9. Pequenas melhorias podem levar a grandes resultados. Micro inove: faça pequenos ajustes nos seus produtos e serviços com base nos feedbacks dos clientes.
10. Entenda bem o seu fluxo de caixa. Mais de 70% dos empreendedores de alto impacto conhecem profundamente o fluxo de caixa das suas empresas.
FONTE: ADMINISTRADORES
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