A MANDIC é muito mais que uma marca da Internet
que virou um case em Harvard. É uma grife brasileira da rede mundial de
computadores que oferece serviço personalizado de e-mail, sempre com excelentes
plataformas tecnológicas, para quem precisa de alta qualidade e confiabilidade
na hora de trocar informações.
-
A história
A história da MANDIC começou em 1989, durante um processo de instalação de sistemas numa fábrica de automóveis no ABC, na Grande São Paulo, quando Aleksandar Mandic, filho de pais sérvios e um dos precursores da Internet no Brasil, vislumbrou a possibilidade de criar um mecanismo onde os usuários pudessem trocar informações à distância. Viu naquilo a única chance de um computador deixar de ser uma ilha e trocar conhecimento com outras pessoas. Para viabilizar seu projeto, e por que não dizer sonho, ele procurou a Embratel, que na época era proprietária de um sistema de tratamento de mensagens, chamado STM 400.
-
A história
A história da MANDIC começou em 1989, durante um processo de instalação de sistemas numa fábrica de automóveis no ABC, na Grande São Paulo, quando Aleksandar Mandic, filho de pais sérvios e um dos precursores da Internet no Brasil, vislumbrou a possibilidade de criar um mecanismo onde os usuários pudessem trocar informações à distância. Viu naquilo a única chance de um computador deixar de ser uma ilha e trocar conhecimento com outras pessoas. Para viabilizar seu projeto, e por que não dizer sonho, ele procurou a Embratel, que na época era proprietária de um sistema de tratamento de mensagens, chamado STM 400.
Como não funcionava direito, ele montou seu próprio BBS (sigla para
Bulletin Board System, um sistema de troca de informações via conexão
telefônica) no país. No mês de outubro de 1990, mesmo ano em que o Brasil
entrava na internet, fazendo sua primeira conexão, ainda em âmbito acadêmico,
ele fundou a MANDIC BBS, que possuía apenas 60 megabytes de capacidade (espaço
que hoje mal armazena uma dúzia de músicas em MP3) e funcionava no quarto de sua
casa, iniciando suas operações tendo como capital um micro-computador 286, uma
linha telefônica e apenas um funcionário, o próprio Aleksandar. A MANDIC
oferecia inicialmente serviço de e-mail diferenciado para aqueles que precisam
dessa ferramenta para trabalhar.
-
-
Em 1993, a Intel lançava o processador Pentium, fazendo com que a
MANDIC conseguisse manter pessoalmente 400 usuários. Mas para crescer, ele
precisou alugar, de seu padrasto, o andar de baixo da casa. Foi o momento certo
para trocar o PC 286 por um servidor 486 conectado a uma rede Novell e estações
386. Foi então, que ele resolveu não tirar férias, nem sequer um domingo de
folga, pois iria responder e atender pessoalmente à todos os seus clientes. A
MANDIC nesta época era a única a oferecer suporte 24 horas. E o esforço de
Aleksandar deu certo. Como a propaganda dependia do boca a boca, ele arriscou o
próprio pescoço todos os dias e passou oferecer melhores serviços aos seus
clientes.-
No ano seguinte, em 1994, começava o uso comercial da internet, e com isso a MANDIC contratou um jovem programador para transformar todo o sistema BBS em Internet, fazendo com que seus usuários pudessem trocar de plataforma automaticamente e com isso sair novamente na frente da concorrência. A MANDIC foi o primeiro provedor de acesso a oferecer Internet para 10 mil usuários. Manteve a empresa caseira até 1995, quando os vizinhos começaram a reclamar das 80 linhas telefônicas instaladas num edifício residencial. Resolveu então procurar um investidor.
Em setembro de 1996 fechou um acordo financeiro com o
grupo Garantia Participações. O resultado foi surpreendente: em 1997 a empresa
já faturava US$ 10 milhões. Neste mesmo ano, quando o UOL ingressou fortemente
no mercado distribuindo kits de acesso para seus 300 mil assinantes, a MANDIC
resolveu fazer igual, mas oferecendo um atendimento melhor. Comprou o mesmo
espaço publicitário que o UOL utilizou na Folha de S. Paulo e publicou no
próprio jornal o anúncio dos kits de acesso da MANDIC. Foi um tremendo
sucesso.-
Em 1998, Aleksandar vendeu a empresa para o grupo argentino Impsat
(controlador do provedor argentino O Site), deixou a MANDIC no ano seguinte e
foi ser um dos fundadores do portal IG. No final de 2001, decidido a ter
novamente seu próprio negócio, Aleksandar reabriu (isto porque ele só havia
vendido as operações e não a marca) a MANDIC, em janeiro de 2002 com um novo
posicionamento: mandic:mail, o melhor serviço de e-mail da Internet. Bom, pago e
para pessoas exigentes, que precisam do e-mail para trabalhar. A nova empresa,
apesar de ser uma provedora de internet, focava seus esforços no serviço de
correio eletrônico.-
-O serviço, batizado de mandic:mail, foi desenvolvido com a mais
avançada tecnologia e incluía todos os recursos necessários para o público, que
precisava de um e-mail de alta confiabilidade. Nos anos seguintes, a MANDIC se
destacou no mercado com inúmeras inovações: caixa postal que nunca lota; duplo
sistema antispa; monitoramento de mensagens em tempo real; envio de mensagens
registradas, assim como uma carta registrada enviada pelo correio; Central de
E-mail, um recurso que permite ao usuário acessar suas outras contas de e-mail a
partir do mandic:mail; e a possibilidade de transformar o iPhone em um
verdadeiro controle remoto do mandic:mail.
Além disso, a MANDIC também
introduziu novos serviõs como soluções de hospedagem de sites, acesso discado e
sem fio à Internet e o mandic:mail.mkt, solução de gerenciamento de comunicação
direta e eficiente com o seu público.
-
-Dados
corporativos-
● Origem: Brasil● Fundação: 1990
● Fundador: Aleksandar Mandic
● Sede mundial: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: MANDIC Ltda.
● Capital aberto: Não
● Presidente: Aleksandar Mandic● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Conta e-mail: 800 mil contas
● Presença global: 150 países (oferece acesso)
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 180
● Segmento: Comunicação● Principais produtos: e-mail, acesso à Internet e hospedagem de sites● Ícones: O serviço de e-mail
● Slogan: A internet em pessoa.
● Website: www.mandic.com.br
-A marca no mundoAtualmente a
MANDIC, que oferece serviços que vão de segurança em email a backup e
hospedagem, além de banda larga sem-fio em todo o Brasil e no exterior, operando
em mais de 150 países, possui mais de 1.500 clientes corporativos (somando
aproximadamente 800 mil contas de e-mail armazenadas em um centro de dados).
Quanto a divisão geográfica de clientes, São Paulo representa 60% do total do
faturamento, tendo os três estados juntos, Minas Gerais, Rio de Janeiro e
Curitiba, com 25% e o resto espalhado pelo país.-
-As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Veja, Exame e Época Negócios), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing), e Wikipedia (informações devidamente checadas).
-
-As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Veja, Exame e Época Negócios), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing), e Wikipedia (informações devidamente checadas).
-
Última
atualização em 19/5/2010
FONTE: MUNDO DAS MARCAS
0 Comentários:
Postar um comentário