Quem disse que você precisa ter orçamento de marketing para fazer marketing?
Quem disse que precisa ter uma agência de propaganda para colocar o trio elétrico do seu marketing na rua?
Nos tempos em que vivemos você precisa "apenas" de CÉREBRO e TEMPO para fazer o seu marketing se espalhar pela internet. Com CÉREBRO e TEMPO você é capaz de criar coisas fantásticas com os recursos de baixo custo que existem na internet.
Aqui vão as minhas sugestões:
1. Cartão de visita matador por 99 reais. Você não precisa fazer o portfólio de apresentação da sua empresa. Ninguém vai ler. Você precisa é ter um cartão de visita show de bola que descreve de uma maneira provocativa tudo que você faz, e leva as pessoas a puxar conversa com você. O meu cartão de visita foi a Ativa quem fez. Fala com o Fabio Prado da Ativa, fone (11) 8196-6838 ou e-mail fprado@atvonline.com.br para todas as suas necessidades de cartões de visita sofisticados com preço justo.
2. Mutirão para coletar endereços de e-mails. Apesar da ascensão das redes sociais, smartphone, SMS etc, o e-mail marketing continua relevante. E agora com o ajuda dos poderosos anti-spams disponíveis no mercado, a caixa postal eletrônica está cada vez mais limpa de besteiras e ávida para receber mensagens relevantes. Reuna TODOS os funcionários da empresa e faça um mutirão para coletar todo os e-mails que vocês tem espalhados pelo escritório. Premie o funcionário que trouxer o maior número de e-mails de clientes ativos ou inativos. Faça e-mail marketing com frequência e consistência. É baratinho. Para você ter uma idéia, usando o MailChimp você não paga NADA para enviar até 12 mil e-mails por mês. É isso mesmo, e-mail marketing profissional e grátis!
3. Adesivo no carro. Faz mais de 10 anos que eu uso um adesivo da BIZREVOLUTION no vidro de trás do meu carro. Todo cidadão que cola no fundo do meu carro no meio do trânsito do inferno da cidade de São Paulo dá de cara com a marca da BIZ. Eu tenho um sem número de histórias para contar de pessoas que puxaram conversa comigo por conta do adesivo que viram no meu carro. Para todas as suas necessidade de adesivos, em pequeníssimas quantidades, fale com o Fabio Prado da Ativa.
4. Pague o almoço para quem é mais influente que você. Uma vez por mês, invista 50 reais do seu bolso para pagar um almoço para alguém que tenha mais seguidores do que você no twitter, ou na Linkedin, ou na Facebook, ou na vida real que seja. Aproveite o almoço para aprender, trocar idéias e se mostrar interessado em ajudar. Prepare-se, estude a pessoa, compareça ao almoço com uma proposta concreta de negócio caso surja a oportunidade de falar do seu "jabá". Dica: economize no manobrista, pare o carro na rua, ou marque em algum restaurante próximo ao metrô.
5. Palestra de Graça. A coisa mais preciosa que você tem é o seu conhecimento & experiência de vida. Palestre de graça! Palestre para os clientes, e potenciais clientes. Onde? No próprio escritório da empresa, ou no salão do condomínio, ou na sala da associação que você é filiado. Todo mundo é filiado a alguma associação que não usa. Use! Liga lá e diga que você quer usar a sala de reunião dos caras em troca de tantos anos de filiação que você pagou de bico calado. Se preferir, palestre pela web como eu faço. Liga para o Valmir da Aulavox, e-mail valmir@aulavox.com ou fone (11) 9654-9455, ele vai te arrumar uma sala virtual de graça para você arrebentar na web.
6. Escreva, escreva, escreva. Escreva artigos semanalmente e espalhe pela web e envie por e-mail. Na sequência contate portais de conhecimento que procuram colunistas como você. O Administradores.com.br, que eu citei dias atrás aqui no site, está sempre aberto para novos colunistas. Fala com os caras, chama o Leandro, no leandro@administradores.com.br
7. Salve a vida da sua esposa, doe as suas velharias para o mercado. Todo homem que se preza tem conflito com a esposa em função das revistas, livros e outras tranqueiras que se recusa a jogar fora. Faça um favor para o seu relacionamento familiar: doe meia dúzia de revistas e livros para os escritórios dos seus próprios clientes. Toda pequena empresa sonha em ter uma biblioteca interna mas faltam livros e revistas para desenvolvê-la.
8. Se você tem espaço ocioso no escritório, diga aos seus parceiros que eles podem usar o espaço para realizar palestras, encontros, reuniões etc. Aproxime-se da sua rede de contato ajudando-os a ampliar o seu alcance.
9. Vá até onde o povo está. Almoce na hora que todos almoçam, frequente o parque que todos frequentam, pratique o esporte que todos praticam, leia o livro que todos estão lendo, compareça as reuniões mais populares; enfim, dê as caras nas situações onde você encontra um grande número de pessoas. O objetivo é ver e ser visto.
10. Comente em blogs, sites e jornais da sua comunidade. Adicione o seu comentário aos posts dos blogs, sites e comunidades que você gosta. Deixe os seus potenciais clientes saberem o quanto você conhece determinado assunto e se mostra disposto a compartilhar. TODOS seremos cobrados por isso: colaboração. Não custa nada acrescentar o seu comentário. Com o passar do tempo, participando com consistência e frequência, você ganhará visibilidade e construirá a sua marca.
Idéias?
É o fundador da BIZREVOLUTION.
BIZREVOLUTION significa
"Revolução nos Negócios". Revolução de Atitude, Revolução Cultural, Revolução
Empreendedora, Revolução Vendedora, Revolução Marketeira, Revolução Moral,
Revolução Transformadora.
Mais de Ricardo Jordão AQUI
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