As cidades oferecem experiências excitantes, que podem ir desde à descoberta de museus até compras, restaurantes, bares e cinemas, mas por vezes é bom fugir das ruas movimentadas, barulho e agito comuns em uma grande cidade.
Parques urbanos são os lugares ideais para relaxar. Espaços verdes em cidades dão um gostinho de campo e oferecem uma alternativa de lazer para quem quer dar uma escapada das ruas movimentadas, engarrafamentos no trânsito e na vida agitada da cidade, onde se pode desfrutar da companhia da família e amigos, fazer um piquenique ou um churrasco, ou, simplesmente, tirar um tempo para apreciar o ambiente verde e, por um momento, permitir-se esquecer que está no coração de uma cidade.
Nas grandes metrópoles, um dos pontos turísticos são os seus parques urbanos, localizados nas áreas centrais da cidade.
O Central Park, em New York, está localizado em Manhattan, coração da cidade. É o parque mais visitado da América, com 35 milhões de visitantes por ano. Nesse grande espaço verde, pode-se desfrutar de um zoológico, pistas de patinação no gelo, parques de recreio, bosques naturais e um santuário da vida selvagem.
O Park Guell, em Barcelona, foi originalmente parte de um conjunto habitacional, mas agora serve como jardim municipal com parques de recreio e áreas de lazer. O Park Guell combina estrutura e paisagem natural de uma forma absolutamente mágica, repleta de luz e cor.
O Stanley Park, em Vancouver, é gigantesco, foi criado a partir de uma antiga reserva militar. Há um número impressionante de 150.000 árvores no parque, também dispõe de uma área de 8 km para caminhadas e passeios de bicicleta.
Os parques no Japão são um capítulo a parte. Em qualquer cidade existe pelo menos um grande parque.
Em Tokyo, encontramos o Ueno Park, que foi construído no espaço de um antigo templo. Oficialmente conhecido como Ueno-onshi-koen Park, é neste oásis com mais de 1000 árvores sakura que pode ser apreciado na mostra anual da flor de cerejeira na primavera.
O parque abriga ainda o zoológico da cidade, o Museu nacional da Ciência, o Museu Nacional de Tokyo e o Museu de Arte Ocidental, figurando como um lugar ideal para relaxar na agitada capital do Japão
Na cidade de Toyohashi, onde morei, conta com aproximadamente 380.000 habitantes, e existe 5 grandes parques localizados nos bairros mais populosos, e pelo menos um parque pequeno por bairro.
Os parques ficam lotados diariamente, principalmente por idosos, que praticam suas caminhadas e exercícios físicos, e no final da tarde, o espaço é dominado pelos cachorros, é nesse horário que as pessoas chegam do trabalho e saem para passear com seus cachorros. Tive o privilégio de morar perto de um grande parque com grandes pistas de caminhada, um estádio de futebol e outro de beisebol, várias quadras de tênis, um grande lago, piscinas públicas e um espaço para shows.
Áreas verdes no Brasil estão cada dia mais raras
Infelizmente, aqui no Brasil as áreas verdes dentro das cidades são cada vez mais raras, desaparecendo a cada dia ocupado por empreendimentos imobiliários.
Segundo publicado pelo Jornal Folha de São Paulo, a Zona Leste da capital paulista é a região mais impermeável da cidade, e na região central há a menor quantidade de áreas verdes, segundo dados da própria Prefeitura.
Especialistas consultados pelo jornal informaram que a falta de vegetação e o excesso de asfalto e de veículos em circulação formam ilhas de calor que ao se encontrarem com ar frio provocam chuvas intensas. A manutenção de áreas é uma forma de reduzir esse problema.
*************
FONTE: COLETIVO VERDE
0 Comentários:
Postar um comentário