Não valorizar cada centavo que ganha
Quero meu 1 centavo de troco!, abordei um tema que me revolta bastante: Os arrendondamentos de preço que alguns estabelecimentos fazem e que geram prejuízo aos consumidores (os famosos R$1,99 ou R$2,02).
Ninguém se importa porque não vale a pena brigar por 1 ou 2 centavos, mas isso está errado. Enquanto nós deixamos de valorizar esses centavos, os donos dos estabelecimentos estão rindo à toa embolsando um ótimo lucro às nossas custas.
Se você trabalha duro para conseguir o seu dinheiro, cada centavo deve ser valorizado.
Aceitar o primeiro preço que lhe oferecem
Em qualquer compra que você vá fazer, é importante pesquisar preços e negociar, pois o primeiro preço que lhe oferecem é sempre um ótimo negócio ao vendedor e não ao comprador.
É claro que há ocasiões em que não é possível negociar como, por exemplo, em restaurantes, supermercados etc; porém, há muitas outras situações em que barganhar pode resultar em ótimos negócios.
Toda empresa procura fazer mais gastando menos. Isso não deveria ser diferente quando o assunto é o seu dinheiro.
Achar que a vida é hoje e o amanhã a Deus pertence
“Deixar a vida me levar”, definitivamente, não é a postura de alguém que quer ficar rico.
Concordo que não é saudável deixar de viver o presente olhando apenas para o futuro, mas isso não quer dizer que para curtir a vida, você tenha que comprometer o seu futuro financeiro.
Por isso, é importante que você encontre o seu ponto de equilíbrio em que será possível viver hoje e juntar dinheiro para o amanhã. Recomendo a leitura do artigo Viver ou juntar dinheiro?.
Poupar dinheiro com a mesma disciplina que mantém uma dieta
Todo mundo conhece a velha história da dieta: “Amanhã juro que começo e vou levar a sério”. Após algumas semanas, eis que a tentação fala mais alto e a dieta vai por água abaixo de novo.
Infelizmente, a maior parte das pessoas tem o mesmo comportamento quando o assunto é poupar dinheiro. No início é sempre empolgante, mas com o tempo você perde aquela motivação e acaba gastando mais do que deveria.
Se você sonha em ter um futuro financeiro mais tranquilo, a disciplina para poupar dinheiro é fundamental.
Não se educar financeiramente
Como muitos dizem, o conhecimento é o maior bem que uma pessoa pode ter e a falta dele pode resultar em péssimas escolhas e prejuízos dolorosos.
Por isso, por mais que o assunto seja difícil, é importante estudar um pouco sobre finanças se você quiser administrar melhor os seus recursos. Leia livros, vá à palestras e se eduque financeiramente.
Contar com a ajuda de um especialista do seu banco também é válido, mas lembre-se: Como qualquer funcionário, ele tem metas de vendas para cumprir e, por isso, as suas recomendações quase sempre se limitam ao que o banco oferece, o que não quer dizer que seja o melhor que você pode ter.
FONTE: Mundo Y
0 Comentários:
Postar um comentário