Em inglês, há uma frase que diz: “Publish or perish” – Publique ou pereça. Ela se aplica a muitas situações. Vamos a uma que poderá reverter em lucro para você.
Se a sua empresa tem uma página na Internet, falta agora gerar conteúdo relevante e constantemente atualizado. Isto é garantia de sucesso e sobrevivência. Afinal, o que o seu consumidor ou cliente em potencial procura quando faz uma pesquisa no Google ou visita o seu site?
Ele quer informação sobre alguma coisa de que necessita no momento. Pode ser o detalhe técnico de um caminhão que pretende comprar, a previsão do tempo para o próximo fim de semana, algum vídeo engraçado para descontrair o estresse do dia a dia ou o contato de um representante para complementar o orçamento de uma cotação.
Quanto mais prático, elucidativo ou atraente for o conteúdo, mais chances terá de ser considerado, e as chances de quem o acessou voltar interessado em novos conteúdos, em um orçamento ou em uma compra direta... serão bem maiores.
Nos EUA, o conteúdo é levado tão a sério que se transformou em um braço do marketing digital, chamado “content marketing”, ou marketing de conteúdo, com vários sites e portais especializados no assunto.
No Brasil, curiosamente, o content marketing ainda é pouco explorado, revelando talvez o pouco valor que damos ao que é nosso, uma característica cultural, aliás.
Mas existe aí uma grande oportunidade. E os benefícios serão colhidos por quem trilhar o caminho primeiro. Por este meio, você poderá criar diferenciais e se aproximar de seus clientes e consumidores. O primeiro passo é descobrir as maiores prioridades e necessidades do seu público-alvo – aquilo que eles mais procuram na internet.
O segundo é desenvolver material que atenda a estas necessidades com um alto grau de satisfação.
Como você vê, marketing de conteúdo é uma área com grande potencial e que pode se desdobrar em várias atividades, de acordo com o perfil de seu público, segmento de atuação e características da empresa.
Veja a seguir cinco alicerces que servem de referência para iniciar o seu Content Marketing com qualidade:
1. Tenha uma mensagem principal: O marketing de conteúdo é, antes de tudo, uma forma de relacionamento e envolvimento com o seu cliente. Portanto, não perca a oportunidade de transmitir a imagem que deseja: credibilidade, versatilidade, qualidade, etc.
2. SEO depende de conteúdo relevante, e vice-versa: SEO é uma sigla que, em inglês: Search Engine Optimization. Em português ela é conhecido como Otimização de Sites. No Brasil, muitas empresas consideram que apenas o trabalho de SEO, ou seja, colocar os site nas primeiras posições nas pesquisas do Google, é suficiente para gerar negócios.
Mas sem conteúdo que atraia o interesse dos visitantes, a otimização se transforma em uma espécie de propaganda enganosa. Seu cliente pode encontrar o site, mas não as informações que realmente procura ou deseja. Isso vai frustrá-lo. Já conteúdo sem SEO é como ter um belo outdoor no meio do deserto. Nesse caso, quem acaba se frustrando é você.
3. Encare o conteúdo como uma prestação de serviço ao seu cliente potencial: Veja o exemplo do site da Likestore, um aplicativo que transforma sua fan page no Facebook em uma loja. Além das informações sobre o funcionamento e vantagens, o site possui manual passo-a-passo para instalação e configuração que pode ser baixado. Já o portal IDG Now! (www.idgnow.uol.com.br), voltado para profissionais de tecnologia, oferece relatórios técnicos e estudos (White papers) em diversas áreas de TI.
4. “Espalhe” conteúdo pela internet: Estude todas as oportunidades para criar conteúdos nas redes sociais, mas lembre-se de que terá de seguir as características de cada uma. As pessoas interagem de uma forma no Facebook e de uma forma diferente no Twitter, por isso é preciso estudar suas diferentes linguagens e se adaptar a elas. Procure as empresas no Brasil e no exterior que melhor utilizam esses sites e avalie formas de implementá-las. Uma referência é a construtora Tecnisa (www.tecnisa.com.br), presente em praticamente todas as redes e mídias sociais.
5. Incentive o compartilhamento e a participação: Outra característica importante das redes e mídias sociais é a de permitir que as pessoas comentem, avaliem e compartilhem o conteúdo que lhes interessa, tornando-o mais dinâmico e aumentando seu potencial de viralização.
Resta agora pôr mãos à obra!
Por Abraham Shapiro
Consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade.
Fonte: Blog Profi$$ão Atitude.
RETIRADO DO BLOG
DO ALBÍRIO GONÇALVES
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