Seu dia-a-dia é aquela correria, e você
vive lutando contra o relógio? Esse ritmo acelerado acaba fazendo te fazendo
esquecer as coisas mais simples, como dar atenção ao próprio intestino. Seu
corpo também sente as mudanças da rotina e faz você ficar muito tempo longe do
banheiro. Por isso, é fundamental cuidar da saúde diariamente, mesmo que você
esteja se sentindo muito bem.
O segredo para o intestino não voltar a
ficar lento e preguiçoso é a manutenção diária: alimentação equilibrada,
exercícios físicos e ACTIVIA, o iogurte funcional da Danone.
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A história
A história de um dos produtos mais
fortes no segmento de alimentos funcionais tem início no início da década de
80, quando pesquisadores e cientistas da DANONE começaram estudos para criar um
iogurte funcional, aproveitando, na época, a nova tendência do setor
alimentício, ou seja, alimentos que não apenas nutriam, mas seriam capazes de
combater doenças ou corrigir pequenas disfunções no organismo.
Foi então, que depois de anos de
pesquisas, os cientistas do Vitapole, centro de Pesquisa e Desenvolvimento da
Danone, desenvolveram um iogurte, que além de conter cálcio, proteína, e as
bactérias Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus thermophilos, encontradas
nos produtos tradicionais, possuía um microrganismo vivo, chamado pela empresa
francesa de DanRegularis (nome para o probiótico Bífidobacterium animalis
DN173010), um bacilo que melhorava a velocidade do trânsito intestinal em até
40% se consumido diariamente.
Comprovado cientificamente, DanRegularis
era capaz de sobreviver ao processo digestivo e chegar vivo grande escala ao
intestino para ajudar a regular seu funcionamento.
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O lançamento
oficial do produto aconteceu na França em 1987 como o nome de BIO. Pouco
depois, o produto também foi lançado no mercado espanhol. Apesar da novidade, o
BIO não conheceu um grande sucesso inicialmente e foi relançado em 1997 e
renomeado como ACTIVIA. A partir daí, com altos investimentos de
marketing, conheceu um êxito mundial que poucos alimentos conseguiram.
Primeiro
conquistou a Europa, e depois, outros muitos países do mundo. ACTIVIA se tornou
rapidamente o segundo produto mundial da saúde intestinal (depois do Yakult) e
o primeiro nos mercados europeu e norte-americano (onde o produto foi
introduzido em 2006).
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Finalmente, no mês de janeiro de 2004, ACTIVIA foi lançado no Brasil, e rapidamente se tornou a principal marca do setor de produtos lácteos frescos do país. A DANONE logo percebeu que o consumo de ACTIVIA no país poderia ser estendido a outros públicos, além do feminino, alvo principal das primeiras campanhas de marketing, e dirigiu sua comunicação também para homens, idosos e crianças.
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Finalmente, no mês de janeiro de 2004, ACTIVIA foi lançado no Brasil, e rapidamente se tornou a principal marca do setor de produtos lácteos frescos do país. A DANONE logo percebeu que o consumo de ACTIVIA no país poderia ser estendido a outros públicos, além do feminino, alvo principal das primeiras campanhas de marketing, e dirigiu sua comunicação também para homens, idosos e crianças.
Nos anos
seguintes a linha ACTIVIA foi diversificada com a adição de novos produtos como
a versão light (linha com 0% de gordura, lançada no mercado brasileiro em 2007),
as versões com polpa ou pedaços de frutas (líquido ou para comer de colher) e
natural.
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Também foi lançado um número amplo de sabores, como ameixa, aveia, frutas vermelhas, morango, pêssego, original, natural, coco, maracujá, frutas sortidas, baunilha ou original com cereais, e laranja, cenoura e mel.
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Também foi lançado um número amplo de sabores, como ameixa, aveia, frutas vermelhas, morango, pêssego, original, natural, coco, maracujá, frutas sortidas, baunilha ou original com cereais, e laranja, cenoura e mel.
Em 2008, a
marca continuou inovando com lançamentos para agradar aos gostos do consumidor
brasileiro.
Os grandes
destaques foram o Leite Fermentado (que além de ser mais cremoso e menos ácido
que seus concorrentes, continha o exclusivo bacilo DanRegularis, que ajuda a
manter o intestino no ritmo certo) e a linha Pedaços de Frutas (com
ingredientes nobres, como blueberry, morango, pêssego e ameixas frescas), além
da ampliação da oferta de produtos precificados e light, e sabores, como Cereja
e Aveia.
Com isso, a
marca, mais uma vez, comemorou o ano na cor “verde”, com crescimento de 40,5%
nas vendas em 2008. O ano seguinte foi marcado pelo lançamento do ACTIVIA
BATIDO, já vem adoçado e pode ser consumido puro ou com frutas, misturado a
cereais, ou até mesmo em receitas. E, se os consumidores não esperavam mais
nenhuma novidade, se enganaram. A marca inovou ao oferecer ACTIVIA com Suco nos
sabores Laranja e Pêssego.
O novo
produto chegou no formato de garrafa com o objetivo de intensificar a presença
da marca no dia a dia dos consumidores. Além disso, lançou o ACTIVIA FROZEN,
uma versão diferente do produto, que bastava ser colocada no freezer por
algumas horas para se transformar numa sobremesa cremosa e refrescante como um
sorvete.
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Atualmente a marca investe e trabalha para buscar sempre novas alternativas, tanto em formatos, consistências e texturas como em lançamento de sabores, intensificando a presença do produto na rotina dos consumidores.
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Atualmente a marca investe e trabalha para buscar sempre novas alternativas, tanto em formatos, consistências e texturas como em lançamento de sabores, intensificando a presença do produto na rotina dos consumidores.
As diversas
campanhas de marketing, aliadas ao real benefício do exclusivo bacilo
DanRegularis, confirmam a preferência pelo produto, que simplesmente não fica
parado nos supermercados brasileiros e é o campeão no giro da gôndola de
produtos lácteos funcionais.
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Se as preocupações mundiais em relação a saúde são universais, isto não impediu que os produtos activia tivessem adaptações a mercados locais. A bactéria do trânsito intestinal, por exemplo, é naturamente a mesma em todos os continentes, porém seu nome evolui de um país para o outro: Bifidus Digestivum (Reino Unido), Bifidus Regularis (Estados Unidos e México), Bifidobacterium Lactis ou B.L. Regularis (Canadá), Bifidus Actiregularis (Argentina, Áustria, Chile, Alemanha, Itália, Holanda, Romênia e Rússia).
Os sabores
preferidos também mudam: morango para os americanos; cereais e damasco fresco
para os poloneses; pilriteiro para os chineses; e maçã-cenoura para os
japoneses. As vezes a cor da embalagem apresenta dificuldade para ingressar em
certos mercados. O tradicional verde, cor ícone da marca ACTIVIA, não conseguiu
emplacar na Argentina e foi substituído por uma tonalidade violeta.
Para atingir
consumidores mais populares, também na Argentina, ACTIVIA foi lançado em uma
apresentação de sachê plástico de 750 gramas, pois assim o preço por quilo fica
mais barato (cerca de 50% a menos) que o dos potinhos tradicionais da marca.
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O desafio
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O desafio
O famoso DESAFIO
ACTIVIA surgiu inicialmente na França tendo como principal objetivo
estimular o consumo regular do produto. As campanhas iniciais divulgaram a
necessidade do produto ser consumido durante duas semanas para que os efeitos
positivos no trânsito intestinal começassem a serem sentidos.
O lema da
campanha era: “Se depois de duas semanas você não sentir os benefícios do
ACTIVIA nós devolvemos o seu dinheiro”. A campanha também era de grande
importância para monitorar as expectativas dos consumidores e evitar
frustrações quanto aos benefícios do produto. O sucesso da campanha na França
foi tamanho que a marca resolveu estender seu desafio para outros países,
tornando o DESAFIO ACTIVIA uma iniciativa mundial da Danone.
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Em 2006, a DANONE lançou pela 1ª vez no Brasil o desafio ao consumidor: se após consumir 15 ACTIVIA regularmente ele não ficasse satisfeito, a empresa devolveria o dinheiro da compra ao consumidor, de acordo com o regulamento da promoção. A promoção fez tanto sucesso que outras edições foram lançadas nos anos seguintes. Em 2008, a marca renovou a categoria com o lançamento de dois Desafios Activia aos consumidores.
No primeiro
semestre, demonstrando a confiança comprovada da Danone na eficácia de seu
iogurte funcional, a empresa devolveu o dinheiro para quem não ficou satisfeito
com o resultado do produto.
A promoção,
mais uma vez, provou a competência de ACTIVIA com baixíssimos pedidos de
reembolso. Numa ação inédita, a Danone inovou no desafio (batizado de Desafio
15 + 15) do segundo semestre, premiando os consumidores que incluíram ACTIVIA
no dia a dia com um brinde (um marinex em troca de 30 tampinhas). Esse formato
– exclusivo do Brasil – foi sucesso absoluto
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Dados corporativos
● Origem: França
● Lançamento: 1987
● Criador: Danone
● Sede mundial: Paris, França
● Proprietário da marca: Groupe Danone
● Capital aberto: Não
● Chairman & CEO: Franck Riboud
● Presidente: Emmanuel Faber
● Faturamento: €2 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: + 55 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Alimentos
● Principais produtos: Iogurtes funcionais
● Ícones: A promoção “Desafio Activia”
● Slogan: Activia. Actively good.
● Website: www.activiadanone.com.br
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Dados corporativos
● Origem: França
● Lançamento: 1987
● Criador: Danone
● Sede mundial: Paris, França
● Proprietário da marca: Groupe Danone
● Capital aberto: Não
● Chairman & CEO: Franck Riboud
● Presidente: Emmanuel Faber
● Faturamento: €2 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: + 55 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Alimentos
● Principais produtos: Iogurtes funcionais
● Ícones: A promoção “Desafio Activia”
● Slogan: Activia. Actively good.
● Website: www.activiadanone.com.br
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A marca no
mundo
Atualmente a
marca ACTIVIA, a mais importante e forte da DANONE, com faturamento anual de €2
bilhões, comercializa sua linha de produtos funcionais (composta por mais de 70
itens) em mais de 55 países ao redor do mundo (está fortemente presente na
Europa, além de Estados Unidos, Canadá, México, Brasil, Argentina, África do
Sul, Argélia, Turquia, Japão, China, Arábia Saudita, entre outros).
No Brasil,
quando se trata de alimentos funcionais, ACTIVIA é líder absoluto, com 90% do
faturamento do mercado. A cada segundo no mundo são consumidos 185 potinhos de
ACTIVIA.
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Você sabia?
Você sabia?
● Cada porção de ACTIVIA contém mais de 1
bilhão de bactérias DanRegularis, que trabalham para ajudar a melhorar o
problema de intestino preguiçoso que é bastante comum no Brasil, atingindo
cerca de 17% da população brasileira.
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
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Última atualização em 22/5/2010
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