Torradas saudáveis e saborosas para dar um toque crocante ao seu lanche ou
café da manhã. Pães macios e fresquinhos que deixam qualquer sanduíche
delicioso. Bolos que de tão gostosos parecem que acabaram de sair do forno. Foi
assim, com produtos de alta qualidade que a marca NUTRELLA conquistou milhões de
consumidores pelo Brasil afora.
A históriaA história começou
a ser contada na década de 50 quando Albino Neitzke, filho de imigrantes
alemães, abriu uma pequena padaria na cidade de Novo Hamburgo, Rio Grande do
Sul, onde fazia pães artesanais utilizando receitas trazidas por seus pais da
Alemanha. A dedicação e a qualidade do trabalho (ele misturava na massa as
farinhas integral, de centeio e de linhaça) resultaram em desenvolvimento
econômico e a família se mudou para Porto Alegre, onde inaugurou uma das mais
tradicionais padarias da cidade: a Padaria Vitória. Com o tempo, os negócios
prosperaram até que em 1º de janeiro de 1972 foi fundada a Industrial de
Alimentos Biscosul Ltda., com fábrica instalada na cidade de Gravataí, região
metropolitana de Porto Alegre. Apenas um ano depois, graças ao espírito
empreendedor do filho do fundador, Ari Neitzke, a indústria já era considerada
uma das mais importantes no setor de panificação do país. A partir desta data, a
empresa lançou a marca NUTRELLA e ingressou no mercado de panificação
industrial.
Na década de 90, a NUTRELLA foi pioneira ao investir em novos conceitos de
produtos como uma completa linha de pães integrais (que continha vitaminas, soja
e outros ingredientes de apelo saudável) e brancos light, com metade das
calorias usuais. Após se tornar uma empresa reconhecida em toda a região Sul
pela qualidade e inovação de seus produtos, a NUTRELLA começou a expandir seu
mercado de atuação.
Em 2001, uma parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento e Participação
(BNDSPAR), possibilitou a inauguração, em junho de 2002, de uma nova planta
fabril na cidade de Mogi das Cruzes em São Paulo. Desse momento em diante os
produtos NUTRELLA começaram a ter presença constante nas prateleiras de grandes
redes de supermercados em São Paulo, como por exemplo, Carrefour e Pão de
Açúcar, que passaram a incluir cada vez mais os produtos da fabricante gaúcha
nas gôndolas. Mesmo enfrentando desafios típicos do crescimento, da dificuldade
em obter capital a problemas de distribuição, em poucos anos os números
mostraram que a NUTRELLA conseguiu superar essas barreiras. O faturamento mais
que triplicou.
Para brigar com marcas tradicionais como Pullman, Wickbold e Seven Boys na
região sudeste, concorrer oferecendo simplesmente preços mais baixos não parecia
ser uma saída rentável e sustentável no longo prazo. Foi então que a NUTRELLA
resolveu continuar investindo em inovação, lançando nos anos seguintes novos
produtos para conquistar cada vez mais consumidores como as linhas saudáveis de
pães, feitas com ingredientes funcionais (grãos e cereais) e benefícios
específicos, como pães para pessoas com diabetes, pressão alta ou com
deficiência de cálcio; pães com mel e iogurte; torradas com zero de gordura
trans; pães ricos em fibras; pão com 7 Grãos, resultado de um mix de grãos
nobres, como girassol, aveia e soja, que possuía como apelo o enriquecimento com
vitaminas A, D e E + Cálcio; uma linha de bolos integrais; mini bolos (porção
individual para consumo fora do lar); a linha Nutrellinha (ideal para a
criançada aproveitar um lanchinho nutritivo e muito saboroso); e até panettones
para a época de Natal. Em 2008, o grupo mexicano Bimbo adquiriu 75% da
fabricante gaúcha de pães, que ganhou um enorme poder de distribuição,
aumentando com isso sua capacidade de expansão pelo país.
Recentemente, em 2009, para atender a crescente demanda do mercado brasileiro em
busca de produtos saudáveis, a NUTRELLA desenvolveu uma inédita linha de pães
industrializados 100% naturais do mercado: Vitta Natural 100% Integral. A linha
nasceu com três novos sabores: 14 Grãos, Grãos e Castanhas e Ameixa com Iogurte.
Ingredientes exclusivos como açúcar demerara orgânico, açúcar mascavo, farinha
de trigo integral, óleo de girassol e grãos inteiros compõem a receita dos
produtos, gerando um resultado diferenciado em sabor e nutrição. Outra novidade
foi a ampliação da linha de pães light que ganhou novos sabores como Linhaça e
Cenoura, reforçando a preocupação da marca com uma alimentação nutritiva, com a
adição do ingrediente betacaroteno, importante fonte de vitamina A.
Dados
corporativos● Origem:
Brasil● Fundação: 1º de janeiro de
1972
● Fundador: Albino e Ari Neitzke● Sede mundial: Gravataí, Rio Grande do Sul, Brasil● Proprietário da marca: Grupo Bimbo● Capital aberto: Não
● Presidente: Juan Pablo Malleret (Grupo Bimbo)
● Faturamento: R$ 250 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Fábricas: 2
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Funcionários: 1.200
● Segmento: Panificação
● Principais produtos: Pães, torradas e bolos● Slogan: A gente ama o que faz.● Website: www.nutrella.com.br
● Fundador: Albino e Ari Neitzke● Sede mundial: Gravataí, Rio Grande do Sul, Brasil● Proprietário da marca: Grupo Bimbo● Capital aberto: Não
● Presidente: Juan Pablo Malleret (Grupo Bimbo)
● Faturamento: R$ 250 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Fábricas: 2
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Funcionários: 1.200
● Segmento: Panificação
● Principais produtos: Pães, torradas e bolos● Slogan: A gente ama o que faz.● Website: www.nutrella.com.br
A marca no BrasilA NUTRELLA, que
possui forte participação de mercado na região sul do país, comercializa sua
completa linha de produtos, que vão desde pães e torradas até bolos caseiros, em
mais de 1.000 pontos de vendas nas regiões sudeste e centro-oeste.
Você sabia?
● Até hoje, no alto da embalagem dos pães integrais, o nome alemão do produto é exibido com discreto orgulho: Roggenbrot (pão de centeio), Schwarzbrot (pão preto) e Leinsamenbrot (pão de linho).
As fontes: as informações
foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas),
revistas (Isto é Dinheiro, Veja e Exame), sites especializados em Marketing e
Branding (Mundo do Marketing), jornais online (Valor Econômico), e Wikipedia
(informações devidamente checadas).-
Última atualização em 21/6/2010
Última atualização em 21/6/2010
FONTE: MUNDO DAS MARCAS
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