Um conselho importante que damos para nossos clientes é que todo blog deve
ter um editor. No entanto, não é preciso que sua empresa contrate um jornalista
ou especialista do assunto para isso e menos ainda que essa pessoa ocupe a
função em tempo integral.
O nosso ponto é que sua empresa precisa de um responsável final pelo blog, já
que essa prática costuma fazer muita diferença nos resultados. Acreditamos que
isso ocorra por alguns motivos:
Um blog de sucesso é feito de consistência
A consistência é chave na construção de uma comunidade em torno do blog.
Quando falamos em consistência, estamos levando em conta dois aspectos: o foco e
a frequência.
É muito difícil ocupar uma posição de referência na cabeça do seu cliente em
potencial se sua empresa estiver falando de assuntos muitos variados e não
convergentes. A existência clara de um tema do blog e um foco bem definido faz
com que todos saibam o que esperar.
Se o leitor está interessado no tema X e sua empresa só fala sobre o tema X, todos os posts são atrativos para esse leitor e é muito mais fácil que ele continue lendo até sua empresa ocupar na cabeça dele uma posição de referência. Isso fica bem mais difícil quando sua empresa escreve sobre X, Y e Z.
Se o leitor está interessado no tema X e sua empresa só fala sobre o tema X, todos os posts são atrativos para esse leitor e é muito mais fácil que ele continue lendo até sua empresa ocupar na cabeça dele uma posição de referência. Isso fica bem mais difícil quando sua empresa escreve sobre X, Y e Z.
Além disso, ninguém é respeitado como conhecedor do assunto se escrever um
post chave e depois deixar o blog de lado. É atuando bem, dia após dia, que sua
empresa consegue alcançar essa posição de autoridade. A frequência é o que
deixará sua empresa na cabeça do leitor.
Ter alguém como responsável final pelo blog é uma forma muito eficaz de
aumentar a garantia que um calendário de publicações seja seguido e que as
coisas não fujam da linha editorial definida, mesmo que existam vários
autores.
A revisão diminui consideravelmente o número de erros em um texto
É muito comum vermos empresas distribuindo a “obrigação” de escrever no blog
entre seus funcionários. Por sinal, é uma prática bastante recomendada. Cada
profissional pode cobrir com mais propriedade sua sub área específica e ninguém
fica sobrecarregado tendo que escrever.
O problema é que nem sempre esse profissional escreve muito bem ou, o que é
mais raro ainda, escreve bem para a web.
E, mesmo para os que conseguem escrever bem, erros são muito comuns e nem sempre são percebidos pelo autor, que já está muito envolvido no texto.
E, mesmo para os que conseguem escrever bem, erros são muito comuns e nem sempre são percebidos pelo autor, que já está muito envolvido no texto.
O editor pode contornar esse problema, fazendo a revisão e as adaptações que
julgar necessárias.
A empresa deve falar uma só língua
Se sua empresa fala uma coisa em um dia e outra coisa em outro, transmite a
ideia de que ainda não domina o assunto ou não tem experiência para sustentar
suas opiniões.
Claro que não é errado voltar atrás em uma afirmação incorreta ou em uma nova
percepção sobre um assunto, mas é importante garantir que tudo o que for
publicado siga aquilo que a empresa de fato acredita e conhece. Mais importante
ainda, que aquilo que for publicado esteja alinhado com os valores e crenças que
a empresa quer transmitir.
Garantir que nenhum autor da empresa saia por aí escrevendo besteira é mais
uma das atribuições do editor.
Isso se estende também ao estilo dos posts (formal ou informal, iniciante ou
avançado, superficial ou denso, etc).
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