Eu conheço uma menina de 15 anos anos que acaba de ganhar dois peitos de
silicone de presente de aniversário.
Ela não pediu que lhe dessem um iPad, um iPhone, uma viagem para a
Disney, um dia no SPA com as amigas, ou um carro zero quilômetro, ela queria
desesperadamente dois peitos de silicone. Era silicone ou nada.
Surpreso?
Não fique.
Você também já deve ter feito alguma loucura parecida para ter o
“design” necessário para ser amado pela galera.
O problema é que esse desespero maluco das pessoas em ser amadas por
todos a sua volta está levando o mundo dos negócios a falência criativa.
Você sabe, eu sei, a minha filha de seis anos sabe, todo mundo sabe: ao
tentar ser tudo para todos você acaba sendo nada para ninguém.
E mais, você acaba comprando algo que não gosta para satisfazer pessoas
que você não conhece para parecer algo que você não quer ser.
Eu penso que as pessoas precisam se esforçar um pouco mais para serem
odiadas por outras pessoas.
Esse negócio de ser percebido como gente boa por todo mundo não tá com
nada. Ser odiado por alguém não é uma coisa ruim. De fato, é uma coisa muito
boa para você e para quem te odeia.
É bom para você porque finalmente você está saindo do quadrado e
defendendo alguma causa que realmente mexe com as pessoas. Agora você está
exposto, e tem que fazer alguma coisa para provar a todos que a sua idéia faz
sentido.
É bom para quem te odeia porque faz as pessoas se emocionarem, mexerem
com os seus neurônios do cérebro para - no mínimo - refletirem seriamente sobre
suas próprias crenças.
Se alguém odeia você, ou a sua idéia, é porque você está próximo de
encontrar alguém que vai amar você e a sua idéia. Amor e ódio são dois lados da
mesma moeda. Ao ser odiado, pode ter certeza que será amado.
Se ninguém te odeia, ninguém te ama.
Se todos gostam das suas idéias é porque você ainda não chegou em uma
idéia realmente arrojada. Se ninguém te odeia, você não passa de um cara
commodity dizendo coisas banais.
Se você está me odiando por dizer essas coisas, o cara sentado ao seu
lado está amando. Pergunte para ele, ou envie o texto para alguém que você
conhece, a reação será completamente diferente da sua.
Se você quer realmente mexer com as coisas, você precisa, como eu,
incomodar as pessoas, fazê-las se emocionar, ficar com raiva, p da vida, odiar.
Se você tem uma vontade genuína de mexer com o status quo, se expor, e
expor as coisas erradas que precisam de mudanças, eu recomendo que você
pratique no seu dia-a-dia as seguintes idéias:
1. Você deve se importar mais do que as outras pessoas pensam que é
inteligente.
As pessoas se apaixonam tão facilmente
pelas próprias idéias que acabam não se preparando o suficiente para vendê-las
para outras pessoas. Importe-se com as idéias dos outros mais do que elas
mesmas. Sabatine essas pessoas com as Perguntas Óbvias: Quem, Como, Quando, Por
que, Com Quem, O Quê, Quanto, Onde, Quando. Exemplos: “Quem você vai ajudar com
essa idéia? Como você vai executar? Quando começa e termina o treinamento das
pessoas? Por que você não escolheu o método X? Com quem vamos financiar? O quê
vai acontecer se der tudo errado? Onde vamos estar se não encontrarmos as
pessoas certas? Quando os concorrentes vão nos alcançar?”. Os donos das idéias
vão te odiar, mas alguém precisa se importar com o sucesso dos outros mais do
que a si mesmo.
2. Você deve se arriscar mais do que as outras pessoas pensam que é
seguro.
A única maneira de você agregar valor nessa vida é dizer o que você
realmente pensa sobre as coisas. O seu ponto de vista corajoso sobre a sua
realidade é o que realmente interessa para ajudar a empresa a visualizar o
futuro e tomar uma direção realista no presente. Algumas pessoas vão te odiar
por trazer a superfície um novo ponto de vista que ninguém havia pensado ou
considerado, mas é para isso que você veio. Você não serve para realmente nada
quando deixa de servir a essa função. Você deve estar sempre preparado para
expressar a sua opinião e recomendação sobre qualquer coisa para todas as
pessoas que você encontra em todas as reuniões.
3. Você deve ser mais desinteressado do que as outras pessoas pensam que
é interessante.
Use descaradamente smartphones &
notebooks durante reuniões boçais sobre projetos banais que você é forçado a
participar porque eventualmente o dono da idéia tem algum status ou poder na
empresa. Faça o dono da idéia perceber o quanto você está desinteressado com o
projeto do cara, faça o cara ficar verdadeiramente incomodado com a sua
completa dispersão a ponto de ter que ser objetivo, inovador e assertivo. Entre
um e-mail ou outro que você responde no seu iPhone, faça perguntas agressivas
para complicar a vida do cara.
Exemplo, “Como vamos medir o retorno sobre o
investimento nesse projeto?”, “Se essa idéia é tão bacana assim, por que não
fizemos isso antes?”, “Se a idéia é tão bacana assim, por que o nosso
concorrente ainda não fez?”, “Quem já quebrou a cara colocando essa idéia em
prática?”, “Você já perguntou aos nossos clientes o que eles acham dessa idéia
antes de seguir em frente com a execução?”. Não dá para ser interessado em
tudo, e nem dizer que tudo que a sua empresa faz é realmente interessante;
simplesmente pule fora de tudo que considerar desinteressante. Ajude a empresa
a continuar na busca por projetos realmente inovadores, seja desinteressado!
4. Você deve ser mais arrogante do que as outras pessoas pensam que é
aceitável.
Comporte-se como um Lorde quando as
pessoas estão de shorts e camiseta, seja sério quando todos tiram barato de
tudo, deixe a festa antes de terminar chegue depois que começou, use o seu
próprio notebook porque é melhor do que o notebook que a empresa oferece. Tenha
orgulho do prêmio que recebeu, exponha para todo mundo ver, tenha orgulho da
escola que estudou, exponha o diploma para todo mundo ler. Não faça pesquisas
para descobrir o que o cliente quer ou pensa, ofereça o que você tem orgulho de
fazer. Se você tem orgulho do que faz, alguém parecido com você nesse mundo
também terá, e se transformará em seu cliente. Só conte piadas que faz você
rolar de rir, só venda produtos que você também usa. Não pergunte ao cliente o
que ele quer, diga a ele o que ele precisa. Dane-se aqueles que não concordam
com essas premissas, se alguém realmente discorda, alguém realmente concorda.
Encontre o cara!
5. Você deve sonhar mais do que as pessoas pensam que é prático.
Dadá
Maravilha, o carismático goleador que se dizia melhor do que o próprio Pelé,
tinha um pensamento bem bacana sobre empreendedorismo. “Eu nunca aprendi a
jogar futebol. Eu estava sempre ocupado fazendo gols”. Hoje, todos nós estamos
cercados por um monte de babacas que sabem tudo sobre marketing, vendas e
administração. Eles sabem fazer apresentações fantásticas em powerpoint, eles
sabem criar relatórios como ninguém, eles sabem cortar custos como um
açougueiro e torrar dinheiro como uma dondoca em um shopping center luxuoso,
mas os caras não sabem fazer gol. Eles sabem “administrar”, mas não sabem
vender. Eles sabem fazer gráficos de pizza que não emocionam nem o cara que
coloca a pizza no forno. Traga problemas para a turma da tática e da técnica!!
Faça GOL! É assim que vamos levantar a torcida! Estamos cercados de pessoas que
se consideram técnicas vivendo uma enorme escassez de sonhadores. Você já ouviu
falar de Alexandre, o Médio? Nunca! Os médios passam pela vida desapercebidos.
As pessoas só conhecem o Alexandre, o Grande! Para que pensar “médio” se você
pode pensar grande?
Eu odeio as pessoas que querem ser amadas por todos. Quando encontro uma
figura desses na minha frente, eu faço de tudo para tirá-lo do conforto da sua
mediocridade.
A última figura que encontrei pela frente foi a mãe siliconada da filha
que ganhou os peitos de silicone. Eu acho que ela ficou despeitada quando eu
disse a ela o que eu penso sobre a sua decisão de liberar os peitos para a
filha.
Faça um esforço para ser odiado por algumas pessoas, NADA MENOS QUE ISSO
INTERESSA!
QUEBRA TUDO! Foi para isso que eu vim! E Você?
É o fundador da BIZREVOLUTION.
BIZREVOLUTION significa
"Revolução nos Negócios". Revolução de Atitude, Revolução Cultural, Revolução
Empreendedora, Revolução Vendedora, Revolução Marketeira, Revolução Moral,
Revolução Transformadora.
Mais de Ricardo J. Magalhães AQUI
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