Muitas pessoas estão convencidas dos benefícios de ter uma newsletter e eu sou uma delas, mas se você não sabe como incorpora-la ao seu blog ou site, então vamos tentar esclarecer o processo. Uma newsletter é publicada regularmente e distribuído via e-mail para as pessoas que estiverem inscritas. A newsletter é uma ótima maneira de envolver os seus clientes, porque os clientes são lembrados de que estamos ativos e ajuda a criar um senso de comunidade, além de gerar trafego. O conteúdo do boletim pode ser uma seleção de produtos, um artigo sobre a evolução da sua empresa, uma lista de artigos em seu site ou blog, etc.
Um dos erros mais comuns que vejo em 99% dos blogs (já estive nesses 99%), que não há uma newsletter ativa no blog. Isso é algo que eu comecei a recomendar, pois é parte essencial de qualquer estratégia para obter bons resultados com seus blogs.
Este blog existe há 3 anos. Desde o primeiro dia eu me concentrei meus esforços não só para criar um conteúdo valioso de forma consistente, mas pequei em não dar importância lista de assinantes, mas agora que comecei os resultados tem sido impressionantes, tanto no aumento de subscritores como no trafego do blog. Sem dúvida, estes são os 2 mais importantes fatores que permitiram este blog ser um negócio viável e rentável, que cresce a cada dia.
Por que é tão importante para a Newsletter?
Uma Newsletter é fundamental para um blog por que:
- É uma ótima maneira de se comunicar diretamente e pessoalmente com o seu público, assim você pode reter muito melhor.
- Sua newsletter nunca vai morrer. Embora pareça tão “cool” como ter uma grande quantidade seguidores no Twitter ou fãs no Facebook , esses serviços podem desaparecer amanhã e você ficará sem uma maneira de se comunicar com seu público, o e-mail não terá esse problema.
- É a melhor maneira de anunciar um novo produto ou serviço. Para muitos blogs, os assinantes da sua newsletter também serão potenciais clientes potenciais de um produto ou serviço potencial, que pode proporcionar maior valor.
Há 2 coisas básicas que você precisa para criar uma newsletter:
- Uma maneira para que as pessoas se inscrevam na newsletter
- Um método para enviar a Newsletter
Vamos começar com o segundo ponto para a escolha do método de envio da nossa newsletter.
De longe, a maneira mais simples de enviar um boletim informativo e usando um serviço de terceiros, seja pago ou gratuito. Um serviço de entrega de newsletter torna nossa vida mais fácil, sem necessidade de gerenciar cancelamentos ou assinaturas, podemos agendar envios, segmentar listas para que o boletim que atinja o destino, etc.
Não é aconselhável criar grupos /listas de assinantes e enviar o boletim de notícias diretamente de seu programa de e-mail ou serviço de e-mail, pois é muito difícil de gerir quando a lista de assinantes começa a crescer e é impossível manter a confidencialidade dos assinantes. No entanto, é uma maneira fácil de começar, mas não é recomendado.
Serviços gratuitos para gerenciar newsletters
Domeus é outro dos serviços de veteranos para enviar newsletters e gerenciar listas de discussão. Você pode inserir a sua lista para o sistema. É um dos serviços mais utilizados na Europa com mais de 111 milhões de usuários
MailPress
O MailPress é um plugin de envio de Newsletters para WordPress, considerado por alguns especialistas como o melhor do mercado em vários testes comparativos. Cerca de 15.000 pessoas já usam este plugin para enviar as suas Newsletters, e isso é certamente um indicador positivo. Este plugin permite estilizar facilmente a Newsletters a serem enviadas, e inclui ainda uma série de outras funcionalidades bastante interessantes.
SENDIT
O SENDIT é um plugin para WordPress que permite enviar newsletters e coletar assinantes de seu blog. Você pode gerenciar uma ou mais listas de e-mails e coletar usuários com código em post/páginas ou usar o widget (personalizável), importar e-mails dos comentários, usuários cadastrados no WordPress, usuários do bbpress ou cadastrar e-mails manualmente. Você pode extrair o conteúdo de post ou página ou criar o seu conteúdo para enviar para os assinantes. Você também pode editar o modelo para cada lista de e-mails, basta colocar um código XHTML no cabeçalho e rodapé. A Newsletter será enviada no formato XHTML.
Yahoo grupos
O Yahoo grupos este serviço de alojamento gratuito de lista permite que os usuários leiam os comentários através de e-mail individuais na web ou em resumos através do E-mail. Sua lista de endereços pode ser moderada ou não, e também é possível realizar buscas.
Feedburner
Feedburner: Em princípio feedburner é um serviço para distribuir RSS, mas pode ser usado para distribuir newsletter. Os conteúdos de seus feeds RSS que são gerados automaticamente se você usar uma plataforma de blogs como WordPress é enviado por e-mail. O serviço gerencia todas as assinaturas, confirmações, cancelamentos e fornece estatísticas.
Serviços pagos para gerir newsletters
PTsender
O PTsender é o único serviço em língua portuguesa que testei e fez o que eu queria enviar newsletter, interface web simples. Diferente dos vários serviços existentes o PT Sender oferece todos os recursos ilimitados, ou seja, você poderá ter ilimitados endereços de e-mails cadastrados em sua lista, assim como poderá enviar quantos e-mails quiser no decorrer do mês. Um excelente recurso oferecido pelo PT Sender é a possibilidade de criar auto responders, que são e-mails enviados as pessoas cadastradas automaticamente, após um determinado período de tempo especificado por você.
GetResponse
O GetResponse é um serviço de distribuição de boletins informativos e de gestão de listas de discussão. Você pode criar segmentos de listas para gerenciar suas listas para nichos específicos e também personalizar cada e-mail com o nome da pessoa a quem se dirige a newsletter. Você também pode fazer um teste antes de enviar seus e-mails usando o serviço de visualização de filtro de spam e você pode acompanhar se o usuário abriu a mensagem, quando e quantas pessoas clicaram nos links do seu boletim de notícias.
Aweber
A Aweber é a líder de mercado na distribuição de boletins informativos e gestão de listas. Você pode segmentar sua lista por nichos grupo de leitores e personalizar cada e-mail com informações pessoais, como nomes ou nomes de empresas. Você também pode enviar a newsletter para si mesmo antes de enviar a lista inteira.
Você sabe quem abriu o e-mail, quando e quantas pessoas clicaram nos links que você tem em sua newsletter. Você pode importar suas listas de discussão existentes automaticamente ou manualmente. Outras características incluem: AWeber autoresponders, converter RSS para e-mail, modelos pré-fabricados, a integração do carrinho de compras, e muito mais.
MailChimp
O MailChimp permite criar e gerenciar listas de distribuição para enviar uma newsletter. Com a conta gratuita, você pode gerenciar até 500 assinantes e enviar até 3.000 e-mails por mês. Se você já tem uma lista de discussão, você pode importar. O boletim pode ser texto ou HTML. Para começar rapidamente, você tem um grande conjunto de modelos disponíveis para e-mail ou se preferir, você pode criar e enviar o seu próprio código.
Você também pode converter o feed RSS do seu blog ou site em um boletim informativo. Outras características incluem respostas automáticas, ferramentas de segmentação para atingir o seu público-alvo, a integração do Google Analytics, filtro de spam e muito mais.
Constantcontact
O Constantcontact é uma ferramenta online para distribuir boletins informativos e organizar listas de e-mail. Ele permite que você gerencie vários grupos de usuários e personalize o seu boletim de notícias usando, por exemplo, nome do assinante, em vez de as fórmulas gerais de tratamento. Você também pode testar o seu e-mail para garantir que suas mensagens não serão tratadas como spam. Um painel de controle online permite que você saiba que abriu seu e-mail, quando, quantas pessoas clicaram em seus links, e muito mais.
Você pode importar suas listas de discussão existentes manualmente ou automaticamente. Você pode personalizar o formulário em seu site para pedir a seus assinantes que coloquem apenas as informações que você realmente precisa. Outras características incluem pesquisas online, modelos pré-fabricados, personal training e de apoio, uma API personalizável e muito mais.
Campaign Monitor
O Campaign Monitor é uma ferramenta profissional para e-mail marketing que permite que você para distribuir boletins informativos e gerenciar listas de endereços usando uma interface baseada na web. Você pode segmentar seus assinantes e também personalizar suas mensagens usando o nome do assinante ou empresa. Você também pode fazer um teste antes de enviar e-mails para se certificar de filtros de spam não detectam seus e-mails como lixo eletrônico e verificar que todos os links funcionam corretamente.
Você pode monitorar o desempenho do seu boletim informativo para descobrir quem abriu seu e-mail, quando e quantas pessoas clicaram em seus links. Você pode importar suas listas de endereços automaticamente ou manualmente.
Formulário de Inscrição
Cada uma das empresas que fornecem gerenciamento e entrega de boletins oferecem a possibilidade de personalizar os formulários de inscrição, você escolhe quais informações deseja receber e, uma vez montado, o serviço gera um código html que você copia e cola em seu site ou blog. Não é difícil, mas requer um conhecimento mínimo de html.
Quando uma pessoa se inscreve, seus dados serão gravados em uma base de dados no servidor da empresa. Você pode fazer um backup das informações regularmente e levá-lo para outro fornecedor no caso de você decidir mudar.
Atualmente, faço a minha gestão de lista da seguinte maneira, o usuários se inscreve através do Feedburner e depois que o usuário ativa a subscrição, faço a exportação do e-mail para o PTsender. A vantagem em usar o feedburner é que todo artigo que você publicar automaticamente é enviado para o e-mail do usuário. Essa dica é válida se você seguir a estratégia de apenas um conteúdo por dia ou 3 por semana, imagina você fazer 4 publicações por dia e o usuário receber 4 e-mail, isso fará ele cancele a assinatura.
A melhor maneira de gerenciar e enviar uma newsletter é usar serviços de terceiros. Minha recomendação é analisar cuidadosamente as características de um ou outro antes de decidir que sistema utilizar para gerir suas listas. Na minha experiência, tenho utilizado Feedburner + PTsender e os resultados tem sido ótimos.
E você utiliza algum sistema de newsletter?
FONTE: JORNAL DO EMPREENDEDOR
0 Comentários:
Postar um comentário