O termo competência, na esfera da gestão em RH, surgiu na de cada de 1970,
ampliou-se nos anos oitenta e passou a fazer parte cotidiana do jargão
corporativo em meados de 1990.
Embora sujeito a
diferentes abordagens e teorizações (o que dificulta uma definição plenamente
aceita), é importante compreender que o conceito de competência (como de fato
acontece com todos os conceitos) difere da palavra competência tomada em seu
sentido cotidiano, fora do ambiente corporativo…
No cotidiano,
utiliza-se a palavra competência associada à capacidade de resolver problemas,
aptidão e habilidade. Estas atribuições dão conta apenas de uma atitude reativa
e não contemplam a característica proativa, e mais abrangente, que o conceito
assume no ambiente de negócios.
Para o sociólogo
francês Philippe Zarifian, competência é “tomar a iniciativa e assumir a responsabilidade diante das situações
profissionais com as quais nos deparamos. Consiste em um entendimento prático
de situações, que se apoia em conhecimentos adquiridos e os transforma à medida
que aumenta a diversidade de situações“.
Esta conceituação
de Zarifian é fundamental na distinção entre o caráter reativo das associações
feitas à palavra competência e o caráter proativo do conceito de competência
tal qual é utilizado no universo corporativo.
Assim, competência
engloba habilidade, mas não se restringe a ela, ultrapassando a mera questão
técnica de capacidade de operacionalização. Da mesma maneira, competência
engloba atitude, mas não se restringe a ela, pois competência pressupõe ação
adequada e não simplesmente ação!
Competência
pressupõe uma ação que agregue valor diante de novas situações.
Assim, podemos
compreender a composição do conceito de competência, através de critérios
objetivamente mensuráveis, como o exercício proativo e simultâneo de:
1. Saber conceitualmente (qualificação) – conhecimento
2. Saber fazer (experiência funcional) – habilidade
3. Saber agir (capacidade de obter resultados) – atitude
2. Saber fazer (experiência funcional) – habilidade
3. Saber agir (capacidade de obter resultados) – atitude
Portanto, competência
pode ser entendida como uma ação fundamentada e assertiva frente a novos
desafios! Esta ação dever agregar valor econômico para a organização e social
para o indivíduo. Competência é um potencial disponível para enfrentar os
desafios futuros.
Dentro do universo
de negócios, o conjunto das competências desejadas deve estar alinhado com a
estratégia adotada, o que explica que além de alguma competência em comum, cada
segmento de negócios demandará por competências específicas, assim como cada
organização, em função da sua estratégia. O conceito pressupõe produtividade e
adequação a cada realidade de negócios.
Competência é a qualidade de ser adequado e bem qualificado física e/ou
intelectualmente frente a desafios. É a capacidade de tomar decisões bem
informadas e coerentes. Contempla grupos de habilidades, atitudes e
conhecimentos necessários para a realização eficaz de tarefas. Refere-se a
ações e comportamentos identificados pelas lideranças como efetivas
contribuições na implementação da mudança; estes comportamentos são necessários
para um desempenho satisfatório ou excelente em qualquer desafio profissional.
Contudo, evite as
armadilhas competência. Não fique preso apenas àquilo em que você é bom; vá
mais longe e assuma desafios. A atitude de ampliar continuamente suas
competências será sempre a maior de todas elas.
Considerado pelo mercado empresarial um dos 10 melhores palestrantes do Brasil. Economista, Pós-Graduado em Marketing pela FGV, consultor e pesquisador do comportamento humano. Palestrante do Congresso Mundial de Administração (Alemanha) e do Fórum Internacional de Administração (México).
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1 Comentários:
O que o autor quis dizer: no meu entendimento: que não basta ou não podemos ficar forcado ou preso só naquilo que somos bons e que temos conhecimentos; ou mesmo na competência de um determinado assunto deveremos diversificar nossas habilidades e capacidade nas resoluções de problemas que possa surgir em determinados momentos das tomadas de decisões e atitudes nas gestões das empresas.
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