Frota inteligente
Enquanto o Google começa a rodar com seu carro sem motorista nos EUA, na
Espanha um comboio inteiro acaba de fazer com sucesso sua primeira jornada.
A empresa Volvo colocou nada menos do que dois caminhões e três carros
rodando juntos, testando um sistema de comunicação veículo a veículo que permite
que o comboio atue de forma autônoma e coordenada.
O primeiro caminhão era dirigido por um motorista, enquanto o segundo
caminhão e os três automóveis vinham atrás, seguindo o líder de forma
automática, sem motorista.
Isto representa um passo adiante em relação ao conceito de carro sem
motorista, uma vez que, além de andar por contra própria, os veículos
precisam se comunicar uns com os outros para que o movimento seja
coordenado.
Siga o líder
O comboio percorreu 200 quilômetros de estradas normais na Espanha, como
parte do projeto Sartre (Safe Road Trains for the Environment).
Fruto de um consórcio de empresas e universidades, com financiamento da União
Europeia, o projeto pretende colocar carros sem motorista nas estradas em dez anos, na tentativa de
evitar os acidentes automobilísticos.
Este é o primeiro teste da técnica "siga o líder" em estradas - a estrada
estava com trânsito normal, não tendo sido fechada para o teste.
"Nós percorremos 200 quilômetros em um dia e o teste ocorreu sem qualquer
incidente. Estamos realmente entusiasmados," disse Linda Wahlstrom, que
coordenou o experimento.
Comunicação veículo a veículo
O sistema de navegação e comunicação veículo-a-veículo inclui câmeras, radares,
sensores a laser e comunicação por rádio.
Os veículos no comboio usam o sistema para "imitar" o comportamento do
veículo-líder através de um controle autônomo, acelerando, brecando e virando
exatamente da mesma forma que o líder.
O comboio rodou a 85 km/h, mantendo uma distância de seis metros uns dos
outros. Em pistas fechadas, o sistema já foi testado com sucesso com intervalos
entre os carros de cinco a 15
metros.
FONTE: IT
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