Nenhum administrador, diretor, gerente ou
supervisor é uma ilha. O sucesso de toda e qualquer liderança reside no aproveitamento de times
e equipes compostos por pessoas diferentes trabalhando com um conjunto de objetivos
e metas compartilhadas.
Nenhuma empresa será suficientemente rápida se seus
colaboradores tenderem a centralizar e a fazer tudo por si mesmo.
A ''não delegação'' é uma âncora muito pesada para
toda e qualquer empresa, uma ''âncora'' que freqüentemente termina afundando a
embarcação.
Delegar não é apenas eleger alguém a quem você
passará determinada tarefa ou missão. Delegar não é livrar-se de algo
transferindo este algo para alguém. Delegar é fazer as coisas acontecerem através de
outras pessoas.
Ao delegar precisamos fornecer às pessoas:
1. Uma direção, um norte: para que
saibam para onde ir.
2. A autoridade, o aval: para que
tenham o poder de prosseguir.
3. Os meios e as condições necessárias:
para que possam concluir o que lhes foi solicitado.
Uma das características mais importantes na
avaliação da alta performance para cargos de decisão e liderança consiste
justamente em verificar se o profissional em questão consegue fazer as coisas
acontecerem através do trabalho de outras pessoas!
A incapacidade de delegar é um atalho para ser
desligado de qualquer participação relevante dentro de uma empresa.
Se você não delega ações importantes para seus
colaboradores está incorrendo em graves erros:
a)
Perdendo a oportunidade de testar o desempenho deles, não sabendo com
quem contar diante dos maiores desafios.
b)
Acostumando seus colaboradores a viverem dentro de uma zona de conforto.
Qualquer solicitação adicional sua passa a ser percebida como ''excesso'' ou
''abuso'' e recebida com insatisfação.
c)
Minando suas possibilidades de promoção, porque não delegando, você não
prepara ninguém para substituí-lo e decreta sua permanência no mesmo cargo, na
mesma função, freqüentemente no mesmo patamar de remuneração (a competência da
delegação está diretamente relacionada com o nível de remuneração dos
profissionais no mundo corporativo. Quem delega melhor, ganha melhor).
Não aprender a delegar é jogar contra si mesmo. Não
delegar bem é sabotar a própria carreira!
Delegue com excelência, agilize resultados e cresça
em sua carreira.
Para delegar melhor:
1. Compreenda o seu verdadeiro papel na empresa ou
organização. Por exemplo, se você é um empresário deve dedicar-se à estratégia
e à construção do futuro e não à outras atividades rotineiras e tarefeiras que
pode e deve delegar.
2. Dedique-se a fazer aquilo que é realmente de sua
competência e que não pode ou não deve ser realizado por outro profissional.
3. Aplique o melhor de sua expertise na área da sua
expertise.
4. Entenda que quando você delega, você está
aguardando pelos resultados! Os caminhos utilizados por outros profissionais
para obtê-los não necessariamente serão semelhantes aos seus. Desde que sejam
éticos, caminhos diferentes são bem vindos se alcançam os resultados desejados.
5. Delegar implica colaboração, acompanhamento e
feedback. Quando você delega, a ação está só começando, não terminando.
6. Escolha a pessoa certa para a tarefa certa.
Muitas pessoas com tendência centralizadora desistem de delegar porque em
tentativas anteriores escolheram a pessoa errada para a tarefa e obtiveram
frustração com a tentativa. Como tudo na vida, se você delegar mal, vai dar
errado!
7.Quando você não tem o hábito de delegar, comece
aos poucos. Delegue primeiro pequenas tarefas, conheça a performance das pessoas
a quem você está delegando e vá subindo o grau de responsabilidade das tarefas
delegadas até ficar somente com aquilo que deve caber essencialmente à sua
competência!
8. Assim como você, as pessoas não acertam sempre.
Lembre-se disso! Aproveite os erros e enganos para treinar as pessoas para
desempenhar melhor suas atribuições.
9. Reconheça sempre que alguém fizer um bom
trabalho, especialmente quando suas expectativas forem superadas e o resultado
for, até mesmo, superior ao que você teria obtido na realização da tarefa. Se
você estiver cercado pela equipe correta isso deve ocorrer com certa
freqüência.
10. Aprenda com as pessoas a delegar melhor, quando
elas falham, além de dizerem algo sobre si mesmas elas estão dizendo muito
sobre a liderança que delegou a tarefa.
Considerado pelo mercado
empresarial um dos 10 melhores palestrantes do Brasil. Economista, Pós-Graduado
em Marketing pela FGV, consultor e pesquisador do comportamento humano.
Palestrante do Congresso Mundial de Administração (Alemanha) e do Fórum
Internacional de Administração (México).
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