A todo momento a imprensa especializada alardeia o crescimento exponencial da publicidade via Internet. As notícias vêm acompanhadas, muitas vezes, de profecias de dominação e sombrias previsões quanto à morte da mídia tradicional - leia-se TV, rádio e jornais.
PARÊNTESE: Comentei esses dias, a um preocupado pseudoanalista, que a TV jamais vai acabar no Brasil. Enquanto tivermos um povo que adora novelas, Big Brother, trocas de apresentadoras de telejornais e fofocas em geral, o poderio televisivo está garantido. Algo que provavelmente não mudará nesta década, a julgar pelo ritmo da imbecilização nacional. FECHA.
Como em muitos casos semelhantes, no entanto, o rápido aumento na quantidade é acompanhado por uma queda proporcional na qualidade. Grande parte dos anúncios veiculados na Internet é simplesmente pavorosa! Os conceitos são horríveis, os textos são medonhos e, não raro, o produto que se vende é uma tranqueira ou é algum tipo de golpe. Ou tudo junto. Então vamos à diversão, apenas com anúncios do Facebook:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgSyVdiqPXDOexBTjyMjqViCdyJKjCtKKMuztZJmEyWkl0a36YSopic8Skxq96yOZgCAIGkEQDwbMWJIaEgnVRaSh4QQN-0VkO-ATIBhyphenhyphen_5YFhpL8sgoiavHcuJuUtoFPq9lhkijIYtN8j_/s1600/VENDO+BOSTA+1.jpg)
Desde a URL em espanhol ao conteúdo do site, tudo parece escrito por um tradutor online, bem vagabundo. Como chamariz, histórias bem engraçadas como a do rapaz que usa a churrasqueira comprada no site para fazer "churrasco de cachorro, porque gato é muito difícil de pegar". Bastante apropriado, pois não?
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiPZu3oDQUXsvxwCg8FKSphShMndHsT5m__j2YbBMyOo8diSmby3yz0aIdYMAHLcM65LcrgTZM0p6EH07zHYlKjzEZibcpa0tvHECTlpSRRXBisoklPxtWp1PX-1vz6tWHvWqNRCed6X-7D/s1600/VENDO+BOSTA+2.jpg)
O site, surpresa!, fala de um produto milagroso que vai fazer você, sua gorda, emagrecer sem esforço algum. Evidências pseudocientíficas atestam a veracidade das afirmações, apoiadas num registro da ANVISA que não existe e respaldadas por links de reportagens que vão dar em lugar nenhum.
Atestando a eficácia dos produtos, há testemunhos de moçoilas que, curiosamente, estampam suas fotos mas identificam-se por iniciais. Aliás, algumas delas parecem não ter feito o tratamento completo...
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi905T2y-H3V3IBntwkjCMcGDzdDtawTQwaZBDHf7_aP6KUQaVm6q0FLtwYp_oJq6b9qCpjQ9Ady2RoeBUUMCfu7DTnb8dS6_1owMkBkZZlgJdgX3dv1Lv-5geulr9j36qHAAO12wwl61As/s1600/VENDO+BOSTA+3.jpg)
Dependendo do briefing que a agência recebeu, a ação tem tudo para ser um sucesso. Se o KPI da campanha é conseguir muitos seguidores, parabéns.
A diferença é que o número não retrata quantos fãs a bebida tem, mas quantas meninos estavam na dúvida se já tinham virado homem. (Claro, porque se está na dúvida é porque é menino ainda...)
Afinal, é preciso ser bastante homem para tomar esse troço amargo, né? Vai ver essa é a mensagem subliminar da campanha...
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhRpcAL1Wj3O__IEXfHaCnlrKT9Y-FERuLrThZvGrfdE8zxqJPS6WFOozdFGjj5OGY76CRvOSIzv9UG0qtBL3-p3E2rJ0T2ZeNTmaIqr2GM1wWX7lvPp8ty2xsN2svRHecACzK7Bq4sC573/s1600/VENDO+BOSTA+4.jpg)
Arrisco-me a dizer que os publicitários que escreveram este anúncio, provavelmente fizeram alguma espécia de permuta com o dito site... Isso considerando que algum tenha um diploma de qualquer coisa.
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Sobre o título do texto, bom, sinto muito, mas se o que você está vendendo é ruim ou se o briefing está capenga, não tem muito o que fazer. Mas você pode continuar sendo honesto, escrevendo direito e evitando ofender seu cliente. Não é tão difícil assim.
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Mestre em Administração pela PUC-RJ; Pós Graduado em TI pela FGV-RJ; Bacharel em Comunicação Social pela UFRJ.
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