O chiclete, sempre associado à imagem de
juventude e modernidade, é uma invenção antiga que data do século XVI. Ele foi
descoberto quando os espanhóis chegaram ao México e observaram que os antigos
Maias mascavam, para a higiene dos dentes, látex de uma árvore conhecida no
Brasil como Sapotizeiro e pelos nativos como Zapote. Mas foi a marca ADAMS que
introduziu esse agradável hábito ao mundo sob cores, sabores, e formatos
diferentes.
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A história
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Adams começou sua viagem através do Oeste com 25 caixas. Não obteve sucesso em vender as caixas para as drogarias. Foi então que teve a idéia de entregar as caixas aos farmacêuticos, desde que, estes prometessem expô-las nos balcões, deixando-as em consignação. Ao retornar, havia cerca de 300 pedidos de caixas do produto. O negócio de gomas cresceu rapidamente. Um pequeno prédio foi alugado na cidade Jersey e cerca de 25 a 30 meninas foram contratadas para embalar manualmente a goma. Mais adiante, surgiram outros produtos, tais como: “Adams New York Nº 2”, que se tratava de um pacote maior da goma, e “Adams Sapota”.
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No ano de 1888, um dos chicletes produzidos por ele, chamado Tutti-Frutti, se tornou a primeira goma de mascar a ser vendida em máquinas automáticas, localizadas nas estações do metrô da cidade de Nova York. Em 1899 a empresa se fundiu com os seis maiores produtores de chicletes dos Estados Unidos para formar a American Chicle Company. Em 1905, aos 87 anos, Adams morreu, deixando nas mãos dos filhos uma empresa que estava dentre as mais sólidas do país.
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O produto ganhou grande popularidade durante a Segunda Guerra Mundial, servindo como um fator decisivo para tirar o stress que as pessoas viviam na época em virtude do conflito. Foi nesta época que a goma, com suas inconfundíveis caixinhas de papel cartão, passou a ser fabricada no Brasil (em 1942), nos sabores Hortelã e Tutti-fruti. As caixinhas, com duas unidades cada, saíam da fábrica, na Av. do Estado, no coração do tradicional bairro paulistano do Cambuci, para tornarem-se, seguidamente, ícones de várias gerações de jovens, que viam no hábito de mascar gomas um sinal de atitude e até rebeldia. Depois de encerrada a guerra o consumo de chiclete disparou nos Estados Unidos e no mundo, fazendo com que a ADAMS se desenvolvesse rapidamente.
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Foi então que a empresa começou a desenvolver e lançar seus próprios produtos, como o chiclete CLORETS (introduzido em 1952), o único confeito que possuía Actizol e Clorofila, que neutralizavam gostos fortes causados por comidas, bebidas e cigarro; as pastilhas de menta CERTS (introduzidas em 1956); o chiclete sem açúcar TRIDENT (introduzido em 1962); a marca de drops HALLS (adquirida em 1971); a Freshen-up (introduzido no mercado em 1975), primeira goma de mascar com recheio líquido dos Estados Unidos, o Bubblicious (introduzido em 1977), primeiro chiclete macio do mercado americano; e o Bubbaloo (lançado no Brasil em 1984) trazendo um novo conceito para a época, chiclete de bola com formato redondo e recheio líquido, proporcionando mais sabor a goma. Ao logo dos anos a empresa passou por várias mãos: em 1964 foi comprada pela Warner Lambert, que transformou a ADAMS em sua divisão mundial de Confeitos; em 1999, passou para o domínio da poderosa Pfizer, que comprou a Warner Lambert, e passou a ser responsável pela divisão de Confeitos; e em 2003 foi adquirida pela britânica Cadbury por de US$ 4.2 bilhões, formando a empresa Cadbury Adams.
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● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1876
● Fundador: Thomas Adams Junior
● Sede mundial: Parsippany, New Jersey
● Proprietário da marca: Cadbury plc
● Capital aberto: Não (sibsidiária)
● Chairman: Roger Carr (Cadbury)
● Presidente: Brad Irwin (Américas)
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 120 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Confeitos
● Principais produtos: Chicletes, balas e confeitos
● Ícones: Seus chicletes
● Slogan: The original square gum.
● Website: www.cadburyadams.com
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A marca no mundo
A ADAMS, que atualmente pertence a empresa britânica Cadbury Adams, tem seus produtos comercializados em mais de 120 países ao redor do mundo, sendo uma das líderes mundiais na produção de chicletes e balas.
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
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Última atualização em 9/9/2009
FONTE: MUNDO DAS MARCAS
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