O chiclete, sempre associado à imagem de
juventude e modernidade, é uma invenção antiga que data do século XVI. Ele foi
descoberto quando os espanhóis chegaram ao México e observaram que os antigos
Maias mascavam, para a higiene dos dentes, látex de uma árvore conhecida no
Brasil como Sapotizeiro e pelos nativos como Zapote. Mas foi a marca ADAMS que
introduziu esse agradável hábito ao mundo sob cores, sabores, e formatos
diferentes.
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A história
A marca ADAMS foi responsável por
colocar a palavra chiclete no mapa de consumo mundial. Tudo começou com o jovem
fotógrafo Thomas Adams Junior, que era vizinho do ditador e ex-presidente
mexicano Antonio López de Santa Anna, exilado em Nova York em 1869, junto com
seu secretário, Rudolf Napegy. López aliava as tensões de seu exílio forçado,
mascando pedaços de Tchiclé
(que significa Tchi=boca e Clé=movimento), uma espécie de resina
descoberta pelos Maias, centenas de anos antes. Foi seu secretário que apresentou
a novidade para o amigo Adams. Thomas, inventor nas horas de folga, primeiro
tentou utilizar a substância chicle para substituir a borracha sintética na
fabricação de produtos, antes de começar a fazer goma de mascar. Tentou fazer
brinquedos, máscaras, botes infláveis e pneus de automóveis com a substância
Chicle, proveniente da resina retirada da árvore mexicana chamada Sapota
zapotilla.
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Algum tempo
depois, Adams estava numa farmácia e ouviu uma pequena menina pedir um tablete
de cera parafinada para mascar. Foi aí que teve um estalo. Com a ajuda de seu
filho, amoleceu o chicle com água quente, depois sovou a massa para que ficasse
macia e acrescentou alcaçuz. Cortou o material em pequenos pedaços, os cobriu
com vários papéis coloridose e vendeu na mesma farmácia, onde vira a garotinha
que lhe havia inspirado. Rapidamente, as 200 primeiras unidades,
comercializadas a 1 centavo de dólar cada, foram vendidas. Logo as gomas
ganharam um rótulo que dizia “Goma Adams de Nova Iorque – estala e estica”
(“Adam’s New York Gum No. 1 — Snapping
and Stretching”).
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Adams começou sua viagem através do Oeste com 25 caixas. Não obteve sucesso em vender as caixas para as drogarias. Foi então que teve a idéia de entregar as caixas aos farmacêuticos, desde que, estes prometessem expô-las nos balcões, deixando-as em consignação. Ao retornar, havia cerca de 300 pedidos de caixas do produto. O negócio de gomas cresceu rapidamente. Um pequeno prédio foi alugado na cidade Jersey e cerca de 25 a 30 meninas foram contratadas para embalar manualmente a goma. Mais adiante, surgiram outros produtos, tais como: “Adams New York Nº 2”, que se tratava de um pacote maior da goma, e “Adams Sapota”.
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Adams começou sua viagem através do Oeste com 25 caixas. Não obteve sucesso em vender as caixas para as drogarias. Foi então que teve a idéia de entregar as caixas aos farmacêuticos, desde que, estes prometessem expô-las nos balcões, deixando-as em consignação. Ao retornar, havia cerca de 300 pedidos de caixas do produto. O negócio de gomas cresceu rapidamente. Um pequeno prédio foi alugado na cidade Jersey e cerca de 25 a 30 meninas foram contratadas para embalar manualmente a goma. Mais adiante, surgiram outros produtos, tais como: “Adams New York Nº 2”, que se tratava de um pacote maior da goma, e “Adams Sapota”.
Garotos vendiam em cestos nas ruas, nos bondes e à cavalo. A partir
disto, a família Adams dedicou sua inteira atenção para a manufatura de gomas
de mascar. Além de “reinventar” um uso para a resina, Adams inventou também uma
máquina capaz de produzir goma de mascar em larga escala. Recebeu sua primeira
patente em 1871 começou produzir industrialmente no ano seguinte, e, quatro
anos depois, fundava a Adams Sons & Company, que daria origem a maior
empresa de confeitos do mundo. Na década seguinte, em 1884, ele começou a
adicionar sabores a seus chicletes, batizando o produto de Adams Black Jack,
primeiro chiclete do mercado americano com sabor e também a ser vendido em
tabletes compridos (chamados Stick).
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No ano de 1888, um dos chicletes produzidos por ele, chamado Tutti-Frutti, se tornou a primeira goma de mascar a ser vendida em máquinas automáticas, localizadas nas estações do metrô da cidade de Nova York. Em 1899 a empresa se fundiu com os seis maiores produtores de chicletes dos Estados Unidos para formar a American Chicle Company. Em 1905, aos 87 anos, Adams morreu, deixando nas mãos dos filhos uma empresa que estava dentre as mais sólidas do país.
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No ano de 1888, um dos chicletes produzidos por ele, chamado Tutti-Frutti, se tornou a primeira goma de mascar a ser vendida em máquinas automáticas, localizadas nas estações do metrô da cidade de Nova York. Em 1899 a empresa se fundiu com os seis maiores produtores de chicletes dos Estados Unidos para formar a American Chicle Company. Em 1905, aos 87 anos, Adams morreu, deixando nas mãos dos filhos uma empresa que estava dentre as mais sólidas do país.
Com
o rápido crescimento e popularidade da goma de mascar nos Estados Unidos, a
empresa começou adquirir outras marcas como a famosa goma de mascar chamada
DENTYNE (inventado em 1899) e a CHICLETS (lançada em 1914), uma goma revestida
de doce. Para popularizar ainda mais seus produtos, a empresa começou a fazer
amostra grátis (Sampling) na cidade de Nova York e grandes centros com belas
meninas uniformizadas distribuindo as marcas de chicletes da empresa como o
Adams Blackjack, Dentyne, Adams Clove (lançado em 1934), entre outras.
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O produto ganhou grande popularidade durante a Segunda Guerra Mundial, servindo como um fator decisivo para tirar o stress que as pessoas viviam na época em virtude do conflito. Foi nesta época que a goma, com suas inconfundíveis caixinhas de papel cartão, passou a ser fabricada no Brasil (em 1942), nos sabores Hortelã e Tutti-fruti. As caixinhas, com duas unidades cada, saíam da fábrica, na Av. do Estado, no coração do tradicional bairro paulistano do Cambuci, para tornarem-se, seguidamente, ícones de várias gerações de jovens, que viam no hábito de mascar gomas um sinal de atitude e até rebeldia. Depois de encerrada a guerra o consumo de chiclete disparou nos Estados Unidos e no mundo, fazendo com que a ADAMS se desenvolvesse rapidamente.
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Foi então que a empresa começou a desenvolver e lançar seus próprios produtos, como o chiclete CLORETS (introduzido em 1952), o único confeito que possuía Actizol e Clorofila, que neutralizavam gostos fortes causados por comidas, bebidas e cigarro; as pastilhas de menta CERTS (introduzidas em 1956); o chiclete sem açúcar TRIDENT (introduzido em 1962); a marca de drops HALLS (adquirida em 1971); a Freshen-up (introduzido no mercado em 1975), primeira goma de mascar com recheio líquido dos Estados Unidos, o Bubblicious (introduzido em 1977), primeiro chiclete macio do mercado americano; e o Bubbaloo (lançado no Brasil em 1984) trazendo um novo conceito para a época, chiclete de bola com formato redondo e recheio líquido, proporcionando mais sabor a goma. Ao logo dos anos a empresa passou por várias mãos: em 1964 foi comprada pela Warner Lambert, que transformou a ADAMS em sua divisão mundial de Confeitos; em 1999, passou para o domínio da poderosa Pfizer, que comprou a Warner Lambert, e passou a ser responsável pela divisão de Confeitos; e em 2003 foi adquirida pela britânica Cadbury por de US$ 4.2 bilhões, formando a empresa Cadbury Adams.
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O produto ganhou grande popularidade durante a Segunda Guerra Mundial, servindo como um fator decisivo para tirar o stress que as pessoas viviam na época em virtude do conflito. Foi nesta época que a goma, com suas inconfundíveis caixinhas de papel cartão, passou a ser fabricada no Brasil (em 1942), nos sabores Hortelã e Tutti-fruti. As caixinhas, com duas unidades cada, saíam da fábrica, na Av. do Estado, no coração do tradicional bairro paulistano do Cambuci, para tornarem-se, seguidamente, ícones de várias gerações de jovens, que viam no hábito de mascar gomas um sinal de atitude e até rebeldia. Depois de encerrada a guerra o consumo de chiclete disparou nos Estados Unidos e no mundo, fazendo com que a ADAMS se desenvolvesse rapidamente.
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Foi então que a empresa começou a desenvolver e lançar seus próprios produtos, como o chiclete CLORETS (introduzido em 1952), o único confeito que possuía Actizol e Clorofila, que neutralizavam gostos fortes causados por comidas, bebidas e cigarro; as pastilhas de menta CERTS (introduzidas em 1956); o chiclete sem açúcar TRIDENT (introduzido em 1962); a marca de drops HALLS (adquirida em 1971); a Freshen-up (introduzido no mercado em 1975), primeira goma de mascar com recheio líquido dos Estados Unidos, o Bubblicious (introduzido em 1977), primeiro chiclete macio do mercado americano; e o Bubbaloo (lançado no Brasil em 1984) trazendo um novo conceito para a época, chiclete de bola com formato redondo e recheio líquido, proporcionando mais sabor a goma. Ao logo dos anos a empresa passou por várias mãos: em 1964 foi comprada pela Warner Lambert, que transformou a ADAMS em sua divisão mundial de Confeitos; em 1999, passou para o domínio da poderosa Pfizer, que comprou a Warner Lambert, e passou a ser responsável pela divisão de Confeitos; e em 2003 foi adquirida pela britânica Cadbury por de US$ 4.2 bilhões, formando a empresa Cadbury Adams.
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1876
● Fundador: Thomas Adams Junior
● Sede mundial: Parsippany, New Jersey
● Proprietário da marca: Cadbury plc
● Capital aberto: Não (sibsidiária)
● Chairman: Roger Carr (Cadbury)
● Presidente: Brad Irwin (Américas)
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 120 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Confeitos
● Principais produtos: Chicletes, balas e confeitos
● Ícones: Seus chicletes
● Slogan: The original square gum.
● Website: www.cadburyadams.com
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1876
● Fundador: Thomas Adams Junior
● Sede mundial: Parsippany, New Jersey
● Proprietário da marca: Cadbury plc
● Capital aberto: Não (sibsidiária)
● Chairman: Roger Carr (Cadbury)
● Presidente: Brad Irwin (Américas)
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 120 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Confeitos
● Principais produtos: Chicletes, balas e confeitos
● Ícones: Seus chicletes
● Slogan: The original square gum.
● Website: www.cadburyadams.com
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A marca no mundo
A ADAMS, que atualmente pertence a empresa britânica Cadbury Adams, tem seus produtos comercializados em mais de 120 países ao redor do mundo, sendo uma das líderes mundiais na produção de chicletes e balas.
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
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Última atualização em 9/9/2009
FONTE: MUNDO DAS MARCAS
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