Enquanto muitas empresas dedicam esforços para análises em tempo real, a
lógica nos diz que nem tudo pode ser monitorado em uma base constante. No
entanto, o dilema do Big Data representa grande oportunidade disfarçada, apesar
de uma tarefa difícil de enfrentar.
Por Anna Papachristos
Enquanto muitas pessoas afirmam que "vivem o momento" a cada dia, os profissionais de marketing utilizam este lema para sua estratégia de envolvimento do cliente, para maximizar a sua vantagem competitiva. Com análises em tempo real, as empresas ganham a capacidade de coletar, processar, avaliar e reagir a eventos enquanto eles acontecem, permitindo-lhes responder às questões dos clientes preventivamente ou no ponto de necessidade. Mas com tantas informações comportamentais fluindo para dentro da empresa, o fluxo do Big Data muitas vezes pode passar por um obstáculo difícil.
No entanto, esse fluxo de dados de clientes representa uma oportunidade disfarçada. O Big Data cria oportunidades a um novo mundo de sentimento do cliente, que pode abastecer futuras melhorias. Para a maioria das empresas, o desafio nem sempre se encerra da natureza esmagadora em termos de volume do Big Data, mas de saber se as empresas estão coletando os dados corretos, a fim de gerar informações construtivas para impulsionar a ação em todos os pontos de contato. Para que isso funcione, as empresas devem também estar dispostas a adotar as tecnologias disponíveis, a fim de agilizar o processo.
Um foco em pontos de dados-chave para as empresas individuais é o que alguns especialistas recomendam para análise em tempo real, a fim de trabalhar eficazmente. Cary Danner, vice-presidente de serviços ao cliente e análise da C3/CustomerContactChannels, acredita que a análise de dados e análise de tendências devem ter alvo; pois não ter foco reduz o volume de dados e complexidade de análise necessários para transformar dados em conhecimento e decisão de negócios. "A tomada de decisão atual é baseada em ter a informação correta disponível e facilmente acessível", diz Danner. "Devido ao processo problemático de transformar dados em conhecimento, a maioria das organizações hoje se encontram sendo ricas em dados, mas pobres em informação."
Para tornar-se rico em informações, é preciso de profissionais de marketing que quebrem as informações armazenadas, para que as empresas possam integrar os dados e desenvolver a inteligência acionável. Isso vai ajudá-los a determinar quais pontos necessitam de resposta imediata e que os pontos podem ser abordados mais tarde.
Wilson Raj, diretor global de inteligência de cliente no SAS, explica que nem todos os "momentos da verdade" precisam de interação em tempo real. "Identificar os momentos da verdade na jornada de clientes que se beneficiariam de uma intervenção em tempo real, em primeiro lugar," diz ele. "Procure os dados que podem dar-lhe os conhecimentos necessários, adquirir as tecnologias para construir essas capacidades analíticas, e adquirir as habilidades e processos relevantes para apoiar [a sua estratégia de análise]".
Susan Ganeshan, CMO da newBrandAnalytics, concorda. Para ela, a informação é poder: "Quando você se aproxima das quantidades maciças de dados encontrados na internet com isso em mente, a difícil tarefa de focar no cliente parece mais acessível. Não deixe a velocidade ou volumes de dados intimidá-lo. Basta encontrar o parceiro certo, alguém que receba o seu negócio e tenha as ferramentas certas para ajudá-lo a gerenciar [os dados]".
Tornar os dados acionáveis
Quando aplicado no contexto, análises em tempo real podem permitir que as empresas façam ofertas pertinentes em momentos críticos do ciclo de vida do cliente. Normalmente, os profissionais de marketing usam análises em tempo real para monitorar o comportamento on-line, as respostas ao conteúdo, ofertas, e as operações; desenvolvendo assim uma compreensão de como os clientes e prospects interagiram com a marca no passado e suas atividades atuais, a fim de avaliar como eles podem se comportar no futuro.
Com base em dados históricos, a análise de dados pode ajudar em interações presentes - tanto on-line como off-line -, sugerindo outros itens ou serviços adquiridos pelos clientes anteriores que exibiram os mesmos interesses. Observar os comportamentos on-line permite que as marcas personalizem ofertas especiais e recomendações de produtos de acordo com itens o que os clientes tem visto atualmente. Em outros casos, os funcionários são capazes de acessar as informações dos clientes para que eles possam oferecer promoções relevantes para evitar atrito.
"Olhe para os dados como um ativo valioso: óleo cru que pode refinar em alta potência a gasolina para alimentar o negócio", diz David Smith, vice-presidente da Revolução Analytics. "Em particular, reconheça que seus dados são exclusivos para o seu negócio, e aproveite a oportunidade que é a chave para o sucesso competitivo." Smith também sugere evitar soluções fora da prateleira para analisar os dados. "Por definição, a massificação não fornece nenhuma vantagem competitiva. Ao invés disso, cria uma cultura de extração de valor a partir de seus dados com uma eficiente, poderosa prática de análise de dados", diz ele.
A chave para o desenvolvimento de uma estratégia em tempo real, moderna e de sucesso, de acordo com Michael Svilar, diretor global de análise de marketing da Accenture Interactive, é adotar uma plataforma de tecnologia integrada que elimina o feed de dados manual, assim, centralizando os dados importantes e tornando-os prontamente disponíveis em toda a organização. No entanto, ele também sugere que as empresas se afastem de sua dependência de métricas, porque enquanto os dados e análises informam a estratégia e investimento, as decisões devem ser uma combinação saudável de compreensão do mundo real, do contexto de mercado, e a dinâmica de negócios, a fim de gerar insights.
Por outro lado, Svilar, enfatiza a necessidade das empresas em compreender quais métricas são mais importantes para o seu negócio, para que eles não se saturem ao olharem para cada ponto de dados, permitindo que eles se concentrem apenas no real negócio de condução de métricas.
Conclusão:
Enquanto análises em tempo real podem ser uma tendência global que acaba por conduzir a vantagem competitiva, cada vez mais profissionais de marketing estão chegando à conclusão de que nem tudo pode (ou deve) ser executado imediatamente. Instâncias que podem proporcionar a experiência pessoal mais relevante para seus clientes em tempo real merecem atenção imediata, mas decisões estratégicas mais importantes requerem esforço e cuidadosa reflexão sobre o tempo.
Por Anna Papachristos
Enquanto muitas pessoas afirmam que "vivem o momento" a cada dia, os profissionais de marketing utilizam este lema para sua estratégia de envolvimento do cliente, para maximizar a sua vantagem competitiva. Com análises em tempo real, as empresas ganham a capacidade de coletar, processar, avaliar e reagir a eventos enquanto eles acontecem, permitindo-lhes responder às questões dos clientes preventivamente ou no ponto de necessidade. Mas com tantas informações comportamentais fluindo para dentro da empresa, o fluxo do Big Data muitas vezes pode passar por um obstáculo difícil.
No entanto, esse fluxo de dados de clientes representa uma oportunidade disfarçada. O Big Data cria oportunidades a um novo mundo de sentimento do cliente, que pode abastecer futuras melhorias. Para a maioria das empresas, o desafio nem sempre se encerra da natureza esmagadora em termos de volume do Big Data, mas de saber se as empresas estão coletando os dados corretos, a fim de gerar informações construtivas para impulsionar a ação em todos os pontos de contato. Para que isso funcione, as empresas devem também estar dispostas a adotar as tecnologias disponíveis, a fim de agilizar o processo.
Um foco em pontos de dados-chave para as empresas individuais é o que alguns especialistas recomendam para análise em tempo real, a fim de trabalhar eficazmente. Cary Danner, vice-presidente de serviços ao cliente e análise da C3/CustomerContactChannels, acredita que a análise de dados e análise de tendências devem ter alvo; pois não ter foco reduz o volume de dados e complexidade de análise necessários para transformar dados em conhecimento e decisão de negócios. "A tomada de decisão atual é baseada em ter a informação correta disponível e facilmente acessível", diz Danner. "Devido ao processo problemático de transformar dados em conhecimento, a maioria das organizações hoje se encontram sendo ricas em dados, mas pobres em informação."
Para tornar-se rico em informações, é preciso de profissionais de marketing que quebrem as informações armazenadas, para que as empresas possam integrar os dados e desenvolver a inteligência acionável. Isso vai ajudá-los a determinar quais pontos necessitam de resposta imediata e que os pontos podem ser abordados mais tarde.
Wilson Raj, diretor global de inteligência de cliente no SAS, explica que nem todos os "momentos da verdade" precisam de interação em tempo real. "Identificar os momentos da verdade na jornada de clientes que se beneficiariam de uma intervenção em tempo real, em primeiro lugar," diz ele. "Procure os dados que podem dar-lhe os conhecimentos necessários, adquirir as tecnologias para construir essas capacidades analíticas, e adquirir as habilidades e processos relevantes para apoiar [a sua estratégia de análise]".
Susan Ganeshan, CMO da newBrandAnalytics, concorda. Para ela, a informação é poder: "Quando você se aproxima das quantidades maciças de dados encontrados na internet com isso em mente, a difícil tarefa de focar no cliente parece mais acessível. Não deixe a velocidade ou volumes de dados intimidá-lo. Basta encontrar o parceiro certo, alguém que receba o seu negócio e tenha as ferramentas certas para ajudá-lo a gerenciar [os dados]".
Tornar os dados acionáveis
Quando aplicado no contexto, análises em tempo real podem permitir que as empresas façam ofertas pertinentes em momentos críticos do ciclo de vida do cliente. Normalmente, os profissionais de marketing usam análises em tempo real para monitorar o comportamento on-line, as respostas ao conteúdo, ofertas, e as operações; desenvolvendo assim uma compreensão de como os clientes e prospects interagiram com a marca no passado e suas atividades atuais, a fim de avaliar como eles podem se comportar no futuro.
Com base em dados históricos, a análise de dados pode ajudar em interações presentes - tanto on-line como off-line -, sugerindo outros itens ou serviços adquiridos pelos clientes anteriores que exibiram os mesmos interesses. Observar os comportamentos on-line permite que as marcas personalizem ofertas especiais e recomendações de produtos de acordo com itens o que os clientes tem visto atualmente. Em outros casos, os funcionários são capazes de acessar as informações dos clientes para que eles possam oferecer promoções relevantes para evitar atrito.
"Olhe para os dados como um ativo valioso: óleo cru que pode refinar em alta potência a gasolina para alimentar o negócio", diz David Smith, vice-presidente da Revolução Analytics. "Em particular, reconheça que seus dados são exclusivos para o seu negócio, e aproveite a oportunidade que é a chave para o sucesso competitivo." Smith também sugere evitar soluções fora da prateleira para analisar os dados. "Por definição, a massificação não fornece nenhuma vantagem competitiva. Ao invés disso, cria uma cultura de extração de valor a partir de seus dados com uma eficiente, poderosa prática de análise de dados", diz ele.
A chave para o desenvolvimento de uma estratégia em tempo real, moderna e de sucesso, de acordo com Michael Svilar, diretor global de análise de marketing da Accenture Interactive, é adotar uma plataforma de tecnologia integrada que elimina o feed de dados manual, assim, centralizando os dados importantes e tornando-os prontamente disponíveis em toda a organização. No entanto, ele também sugere que as empresas se afastem de sua dependência de métricas, porque enquanto os dados e análises informam a estratégia e investimento, as decisões devem ser uma combinação saudável de compreensão do mundo real, do contexto de mercado, e a dinâmica de negócios, a fim de gerar insights.
Por outro lado, Svilar, enfatiza a necessidade das empresas em compreender quais métricas são mais importantes para o seu negócio, para que eles não se saturem ao olharem para cada ponto de dados, permitindo que eles se concentrem apenas no real negócio de condução de métricas.
Conclusão:
Enquanto análises em tempo real podem ser uma tendência global que acaba por conduzir a vantagem competitiva, cada vez mais profissionais de marketing estão chegando à conclusão de que nem tudo pode (ou deve) ser executado imediatamente. Instâncias que podem proporcionar a experiência pessoal mais relevante para seus clientes em tempo real merecem atenção imediata, mas decisões estratégicas mais importantes requerem esforço e cuidadosa reflexão sobre o tempo.
FONTE: 1TO1
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