As empresas precisam buscar novas saídas e concretizar planos criativos que antes nem cogitavam em executar.
Em um fórum de marketing que participei em Curitiba, tive o prazer de conhecer pessoalmente o guru do Marketing, Phillip Kotler. Na oportunidade, Kotler salientou que “marketing é oportunidade e não recessão”. Isso apenas solidifica a verdadeira máxima de que marketing precisa ser estratégico, independente do setor em que a companhia atue. As empresas precisam buscar novas saídas e concretizar planos criativos que antes nem cogitavam em executar. É hora de pensar grande e tirar proveito das oportunidades.
Segundo uma matéria da revista EXAME, “um estudo realizado em 2002, pela consultoria McKinsey analisou a atuação de 1.000 empresas durante o período entre 1982 e 1999, que compreendeu três grandes crises - o segundo choque do petróleo com a revolução dos aiatolás no Irã, uma recessão americana no final da década de 80 e as crises da Ásia e da Rússia no final dos anos 90. A constatação foi de que apenas as empresas que mantiveram ou aumentaram os investimentos em marketing nos anos difíceis tiveram aumento nos lucros na posterior fase de retomada econômica”.
Para alguns empresários, o marketing estratégico é fundamental para fortalecer suas marcas e ganhar uma fatia significativa de mercado, tendo em vista que muitos concorrentes entendem que marketing é fazer anúncio em revistas e jornais, comprar brindes, organizar feiras entre outras coisas que são apenas ferramentas e não estratégias. Com isso, os empresários diminuem ou até mesmo cortam as verbas destinadas ao marketing. E o cliente, percebendo isso, acaba migrando para as marcas que se mantêm fortes e em constante contato com seu público.
O marketing brasileiro não fica devendo nada ao que é praticado em países de primeiro mundo, segundo o presidente da Associação Brasileira de Marketing e Negócios (ABMN), Dudu Godoy. “O Marketing feito no Brasil já pode ser comparado ao dos EUA. A porcentagem de profissionais que entende que o Marketing faz parte da estratégia da empresa é igual nos dois países. O Marketing não está mais relacionado à tática da publicidade, mas sim com a estratégia” salienta Godoy.
Um estudo elaborado pela ABMN em parceria com o IBOPE Inteligência para avaliar o marketing no Brasil, mostra que a importância do marketing para as empresas brasileiras está crescendo e o profissional está sendo mais valorizado nos últimos três anos. Atualmente o marketing vem ganhando importância principalmente por causa da necessidade que as empresas têm em lidar com a globalização.
É fato que o marketing, antes de qualquer coisa, é uma questão cultural. Mas há que se considerar a necessidade de quebrar paradigmas e trabalhar acima desta linha, fomentando, acima de tudo, a crença de que a inovação e a criatividade exercem um papel fundamental no desempenho das empresas, mesmo em meio a crises que passamos e que ainda virão. Ficam as alternativas: lamuriar ou transformar nosso marketing em estratégia de solidificação e crescimento? A escolha é sua.
Por Robson Niering (Coordenador de marketing do Grupo RUST & RESINAR - www.rust.com.br / www.resinar.com.br).
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