Consultor lista pontos como a perspicácia, disciplina e obstinação que podem levar o executivo de vendas ao pódio da vitória. Confira!
Você se considera um profissional de vendas acima da média? Acha-se um vendedor “puro sangue”? Deseja saber se você é tão bom quanto pensa? Se estiver interessado nas respostas das perguntas acima, recomendo que leia com atenção este artigo, pois nele revelaremos o caráter e as características do consultor de vendas de sucesso.
1. Perspicácia - O vendedor tem de ser sagaz. Inteligente o suficiente para saber onde e como prospectar novos clientes, criar e manter relacionamentos e saber lidar com cada tipo de situação que envolve a venda. Os mais antigos na profissão, que se julgam saber mais, são de fato os mais vulneráveis;
2. Atitude positiva - O vendedor de sucesso crê no seu potencial. Sabe que um "não" pode significar "ainda não". Ele tem confiança em si e por isso faz a venda. Ele aceita cada limão da gerência, contabilidade, financeiro, cliente, e abre uma banca de limonada para vender a eles próprios. O campeão de vendas sabe transformar suor em dinheiro.
3. Hábil comunicador - O verdadeiro consultor é um grande articulador. Comunica-se como ninguém. A sua fala atrai a atenção do ouvinte. Quando junta a arte da comunicação e habilidade de convencer, com as suas crenças e entusiasmo, a venda é certa.
4. Disciplina - O vencedor sabe que precisa ser disciplinado para alcançar a sua meta no tempo e na dose certa. Nenhum talento pode vencer sem a contribuição da disciplina. Trabalhar muito sem disciplina é o mesmo que nadar, nadar e morrer na praia.
5. Cuidados físicos e mentais - Ninguém poderá vencer se a mente e o corpo não funcionarem perfeitamente e em sintonia. Nenhum cliente vai querer comprar de um vendedor desequilibrado e que fala coisas sem nexo.
6. Tecnologia - O consultor de vendas dos dias atuais tem por obrigação dominar os recursos online. Não é mais possível manter contatos regulares, criar relacionamento sem recorrer à mídia social e outros aplicativos da rede digital.
7. Foco no planejamento - É imperioso que o profissional de vendas tenha um plano com metas bem definidas. É como revela o dito popular: “Não há bons ventos para quem não sabe para onde ir”. O foco no planejamento cuidadoso separa o vencedor do fracassado. A meta é como se fosse o carro e o foco o combustível. Metas sem foco é como um carro sem combustível.
8. Busque uma carreira e não um bico - Não faça como aquela pessoa desempregada que perguntada pelo amigo em que área deseja trabalhar, diz: “de vendedor mesmo serve”. É preciso querer ganhar comissão maior e não salário fixo melhor. É necessário querer mais desenvolvimento pessoal e profissional do que ganhos rápidos.
9. Trajetória vitoriosa - Crie uma história de sucesso para contar aos filhos e netos. Mediocridade só é boa para os medíocres. O vencedor atrai o sucesso, já o perdedor a derrota. Saia de perto dos fracassados e junte-se aos que brigam pelo pódio.
10. Oscile, mas não vacile - Esteja aberto a novos aprendizados. “Não veja problemas e sim desafios”. “Não enxergue obstáculos e sim horizontes”. A sua capacidade de adaptação será fundamental na jornada até ao topo. Os vencedores sabem que há sempre o que aprender e os derrotados acham saber tudo. Seja um eterno aprendiz.
11. Trabalhe com obstinação - Trabalhe muito e com alegria. Comece a sua jornada cinco minutos antes e encerre cinco minutos depois. Se não puder vencer pelo talento, que vença pela dedicação ao trabalho. “Reze como se tudo dependesse de Deus e trabalhe como se tudo dependesse só de você”.
12. Tenha muita fé e agradeça - Acorde e ore a Deus pela benção de estar vivo e com saúde para lutar por dias melhores. Lembre-se que você é um ser iluminado equipado com todos os recursos para vencer. “Creia que pode e poderá, creia que não pode e não poderá”. Sonhe com o sucesso. Você não paga nada para sonhar grande, então porque sonhar pequeno? Saiba que o sucesso ou o fracasso depende somente de você e virá na proporção que você determinar.
Evaldo Costa (Diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil (Escritor, consultor, conferencista e professor. Autor dos livros: “Alavancando resultados através da gestão da qualidade”, “Como Garantir Três Vendas Extras Por Dia” e co-autor do livro “Gigantes das Vendas”)
Texto retirado da HSM Online (http://www.hsm.com.br/)
Você se considera um profissional de vendas acima da média? Acha-se um vendedor “puro sangue”? Deseja saber se você é tão bom quanto pensa? Se estiver interessado nas respostas das perguntas acima, recomendo que leia com atenção este artigo, pois nele revelaremos o caráter e as características do consultor de vendas de sucesso.
1. Perspicácia - O vendedor tem de ser sagaz. Inteligente o suficiente para saber onde e como prospectar novos clientes, criar e manter relacionamentos e saber lidar com cada tipo de situação que envolve a venda. Os mais antigos na profissão, que se julgam saber mais, são de fato os mais vulneráveis;
2. Atitude positiva - O vendedor de sucesso crê no seu potencial. Sabe que um "não" pode significar "ainda não". Ele tem confiança em si e por isso faz a venda. Ele aceita cada limão da gerência, contabilidade, financeiro, cliente, e abre uma banca de limonada para vender a eles próprios. O campeão de vendas sabe transformar suor em dinheiro.
3. Hábil comunicador - O verdadeiro consultor é um grande articulador. Comunica-se como ninguém. A sua fala atrai a atenção do ouvinte. Quando junta a arte da comunicação e habilidade de convencer, com as suas crenças e entusiasmo, a venda é certa.
4. Disciplina - O vencedor sabe que precisa ser disciplinado para alcançar a sua meta no tempo e na dose certa. Nenhum talento pode vencer sem a contribuição da disciplina. Trabalhar muito sem disciplina é o mesmo que nadar, nadar e morrer na praia.
5. Cuidados físicos e mentais - Ninguém poderá vencer se a mente e o corpo não funcionarem perfeitamente e em sintonia. Nenhum cliente vai querer comprar de um vendedor desequilibrado e que fala coisas sem nexo.
6. Tecnologia - O consultor de vendas dos dias atuais tem por obrigação dominar os recursos online. Não é mais possível manter contatos regulares, criar relacionamento sem recorrer à mídia social e outros aplicativos da rede digital.
7. Foco no planejamento - É imperioso que o profissional de vendas tenha um plano com metas bem definidas. É como revela o dito popular: “Não há bons ventos para quem não sabe para onde ir”. O foco no planejamento cuidadoso separa o vencedor do fracassado. A meta é como se fosse o carro e o foco o combustível. Metas sem foco é como um carro sem combustível.
8. Busque uma carreira e não um bico - Não faça como aquela pessoa desempregada que perguntada pelo amigo em que área deseja trabalhar, diz: “de vendedor mesmo serve”. É preciso querer ganhar comissão maior e não salário fixo melhor. É necessário querer mais desenvolvimento pessoal e profissional do que ganhos rápidos.
9. Trajetória vitoriosa - Crie uma história de sucesso para contar aos filhos e netos. Mediocridade só é boa para os medíocres. O vencedor atrai o sucesso, já o perdedor a derrota. Saia de perto dos fracassados e junte-se aos que brigam pelo pódio.
10. Oscile, mas não vacile - Esteja aberto a novos aprendizados. “Não veja problemas e sim desafios”. “Não enxergue obstáculos e sim horizontes”. A sua capacidade de adaptação será fundamental na jornada até ao topo. Os vencedores sabem que há sempre o que aprender e os derrotados acham saber tudo. Seja um eterno aprendiz.
11. Trabalhe com obstinação - Trabalhe muito e com alegria. Comece a sua jornada cinco minutos antes e encerre cinco minutos depois. Se não puder vencer pelo talento, que vença pela dedicação ao trabalho. “Reze como se tudo dependesse de Deus e trabalhe como se tudo dependesse só de você”.
12. Tenha muita fé e agradeça - Acorde e ore a Deus pela benção de estar vivo e com saúde para lutar por dias melhores. Lembre-se que você é um ser iluminado equipado com todos os recursos para vencer. “Creia que pode e poderá, creia que não pode e não poderá”. Sonhe com o sucesso. Você não paga nada para sonhar grande, então porque sonhar pequeno? Saiba que o sucesso ou o fracasso depende somente de você e virá na proporção que você determinar.
Evaldo Costa (Diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil (Escritor, consultor, conferencista e professor. Autor dos livros: “Alavancando resultados através da gestão da qualidade”, “Como Garantir Três Vendas Extras Por Dia” e co-autor do livro “Gigantes das Vendas”)
Texto retirado da HSM Online (http://www.hsm.com.br/)
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