Gestão do Conhecimento é o tipo de tema que apaixona. Isso mesmo. Muitos se apaixonam, mas poucos casam. Só que deveriam.
Parte da culpa desse estigma está no fato de o Conhecimento geralmente estar bastante difuso nas empresas e, portanto, não ter um contorno claramente definido, e porque os projetos de Gestão do Conhecimento são, via de regra, mais lentos e complexos (entendam custosos) do que “deveriam”.
FONTE: http://www.hsm.com.br/blog/2011/02/os-10-mandamentos-da-gestao-do-conhecimento-2/#more-11480
Contribuem também para o abandono precoce do tema como relevante para as companhias (i.e. dedicar tempo, recursos e talentos para que projetos desta natureza sejam priorizados, desenvolvidos e sistematizados) a suposta dificuldade de se comprovar a correlação de seus benefícios com a melhor performance e resultados da companhia e, por fim, o fato do Conhecimento ainda não ser visto e tratado gerencialmente como Ativo de Valor.
Seja como for, recomendo 2 coisas: (1) repensem o papel do Conhecimento para a competitividade e diferenciação de suas empresas e (2) reavaliem retomar (ou priorizar) projetos que abordam parte ou a integralidade da prática de Gestão do Conhecimento.
Abaixo nossa colaboração prática e experiencial, depois de participarmos de mais de 20 projetos do gênero, nos últimos 5 anos, para as 500 maiores empresas do Brasil.
1. Entenda o Conceito e Alinhe Estrategicamente o que É Conhecimento
2. Faça a Topografia do Conhecimento Aplicado
3. Investigue e Classifique o Conhecimento
4. Formalize o Modelo de Valor e Eleja os KPIs de Performance e Valor
5. Defina o Sistema de Gestão do Conhecimento na Empresa
6. Estabeleça uma Política de Governança para o Conhecimento a Ser Gerido
7. Implemente um Plano de Comunicação e Treinamento Corporativo
8. Estabeleça um Plano de Recompensas Fundamentado na Cultura da Empresa
9. Garanta o Forte Patrocínio da Alta Gestão
10. Não Esqueça que o Sucesso do Projeto Está nas Pessoas e na Maturidade do Sistema de Gestão.
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