A manutenção de uma mansão pode ultrapassar facilmente a cifra de R$ 1 milhão por ano. O ponto de partida é o valor do IPTU, o imposto sobre a propriedade do imóvel. No caso das sete mansões selecionadas pelo iG, todas localizados em São Paulo, o IPTU pode ultrapassar a casa de R$ 200 mil por ano.
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Outro item caro é a segurança, fundamental numa cidade como São Paulo. A contratação de uma empresa especializada que opera em regime de 24 horas sai algo entre R$ 180 mil e R$ 420 mil reais por ano. O serviço contempla quatro vigilantes - um em cada turno, além de um folguista. Proprietários mais preocupados podem gastar muito mais do que isso.
No conjunto, os gastos maiores se concentram na folha de pagamento de uma mansão. Na rotina diária, até dez funcionários podem conviver numa casa a fim de manter todos os aspectos em ordem. Desde uma cozinheira, uma arrumadeira a uma copeira até um motorista, jardineiro, secretária e enfermeira. O pagamento destes funcionários soma, em média, R$ 300 mil por ano.
Como sempre, o céu é o limite. Um empresário preocupado com a forma física mantém à sua disposição um personal trainer, todas as manhãs, das 8h às 12h. Paga por isso R$ 18 mil por mês. Outro empresário, que construiu fortuna no mercado financeiro, contratou uma chef de cozinha por R$ 20 mil ao mês.
Alguns proprietários oferecem programas de treinamentos aos funcionários contratando empresas do ramo. A empresa Maria e Maria Lines, das empresárias Lucila Elias, Tânia Piva de Albuquerque e Teresa Carparelli, ensina como servir um jantar à francesa ou à americana, arrumar os armários conforme o gosto do dono da casa e recepcionar convidados. Pessoas que não querem a tarefa de administrar a casa costumam contratar uma secretária.
O termo governanta está em desuso. “As secretárias são mais preparadas. Falam mais do que uma língua e conseguem resolver também questões pessoais”, diz Lucila Elias. Com salários de cerca de R$ 7 mil por mês, essas secretárias assumem compromissos como organizar jantares, reservar passagens aéreas, agendar consultas médicas e comprar presentes para amigos.
No conjunto, os gastos maiores se concentram na folha de pagamento de uma mansão. Na rotina diária, até dez funcionários podem conviver numa casa a fim de manter todos os aspectos em ordem. Desde uma cozinheira, uma arrumadeira a uma copeira até um motorista, jardineiro, secretária e enfermeira. O pagamento destes funcionários soma, em média, R$ 300 mil por ano.
Como sempre, o céu é o limite. Um empresário preocupado com a forma física mantém à sua disposição um personal trainer, todas as manhãs, das 8h às 12h. Paga por isso R$ 18 mil por mês. Outro empresário, que construiu fortuna no mercado financeiro, contratou uma chef de cozinha por R$ 20 mil ao mês.
Alguns proprietários oferecem programas de treinamentos aos funcionários contratando empresas do ramo. A empresa Maria e Maria Lines, das empresárias Lucila Elias, Tânia Piva de Albuquerque e Teresa Carparelli, ensina como servir um jantar à francesa ou à americana, arrumar os armários conforme o gosto do dono da casa e recepcionar convidados. Pessoas que não querem a tarefa de administrar a casa costumam contratar uma secretária.
O termo governanta está em desuso. “As secretárias são mais preparadas. Falam mais do que uma língua e conseguem resolver também questões pessoais”, diz Lucila Elias. Com salários de cerca de R$ 7 mil por mês, essas secretárias assumem compromissos como organizar jantares, reservar passagens aéreas, agendar consultas médicas e comprar presentes para amigos.
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