Que fatores externos podem interferir em qualquer negócio sem que possamos intervir? Quais são estes fatores? Uma forma muito mais fácil de você aprender, são os DENTPS (demografia, economia, natureza, tecnologia, político e sócio-comportamental).
Como esses fatores afetam um empreendimento ou planejamento? Vamos por partes então.
Demografia: em geral tem haver com a população e suas variáveis, como etnias, faixa etária, aumento do número mundial da mesma e por aí vai. O mercado vive por causas de pessoas e suas atitudes de vida portanto, com certeza ficar de olho em tudo que está ligado com a demografia ajuda a minimizar prováveis prejuízos na sua empresa.
Economia: sobre esse assunto não preciso nem comentar pelo simples fato da recente crise mundial que afetou a maioria das empresas que não estavam preparadas para tal acontecimento.
Natureza: todos já sabemos que devemos preservar o planeta onde vivemos, até porque se continuármos agindo da forma que fizemos estaremos nos matando. Para se ter ideia em 1961 o soviético Yuri Gagarin viajou para o espaço pela primeira vez na história e fotografou a Terra vista de lá e na volta disse para que olhássemos para a "nossa" casa, continuo a frase comentando que se continuármos à destruir "nossa casa" dessa forma não sobreviveremos. Não preciso nem comentar mais sobre o assunto e como isso pode afetar seu empreendimento, você já deve ter entendido a seriedade da questão.
Tecnologia: estamos à vários anos na era da tecnologia onde cada nova tecnologia estamos "obrigados" a nos adequar caso contrário somos engolidos pelos concorrentes que se adaptam e buscam cada dia mais e mais tecnologias para se diferenciarem. Sabe-se que é uma era revolucionária que veio para ajudar no crescimento das empresas e pessoas, portanto à não adaptabilidade causará riscos infinitos, o que as empresas não desejam.
Político: se refere as burocracias e dificuldades que as empresas enfrentam com o lançamento de qualquer produto.
Sócio-comportamental: como já diz o nome refere-se a cultura de cada região ou país onde se tem desejo de comercializar um produto, por exemplo, o caso da Perdigão quando quis exportar para Israel teve que alterar as cores das embalagens dos produtos para que pudessem comercializar no país, pois as cores tradicionais da Perdigão contêm a vermelho como cor predominante e Israel por viver em conflito com a Palestina que tem o vermelho em sua bandeira impôs algumas condições e essa foi uma delas.
Adaptação e estudo são as palavras para controlar os DENTPS.
Arrebenta, pois VISÃO INTELIGENTE É UMA QUESTÃO DE PRINCÍPIO!
Darlei simioni
Bacharel em Administração de Empresas com Ênfase em Marketing & Gestão de Negócios.
Consultor de Empresas, Palestrante & Empresário.
Mais de Darlei Simioni AQUI.
0 Comentários:
Postar um comentário