domingo, 13 de março de 2011

Valor estratégico dos “Intangíveis”

Os analistas do Strategy Research Center, da DOM Strategy Partners, publicaram recentemente um estudo denominado O Valor Estratégico dos Intangíveis.

A pesquisa defende a tese de que o verdadeiro epicentro da diferenciação competitiva das empresas (aquela que alavanca o negócio garantindo que estas consigam alcançar e superar as margens históricas demandadas por seus acionistas) é um conjunto de vetores estratégicos que chamamos de Ativos Intangíveis.

Os Ativos Intangíveis são ativos imateriais, garantidores da perenidade e da diferenciação competitiva das empresas, responsáveis pela geração e/ou proteção de valor corporativo aos acionistas e demais stakeholders. Confira suas principais características:

- Correspondem por uma parcela do valor de mercado das empresas – são ativos geradores e protetores de valor, potencializam os ativos tangíveis;
- São interdependentes entre si;
- Têm vínculo com longo prazo;
- Têm caráter estratégico;
- Só têm valor se percebido pelos stakeholders externos;
- Demandam gerenciamento e metrificação como qualquer outro ativo.

A última característica é crítica, já que esses ativos representam percentuais altíssimos dos orçamentos anuais corporativos, mas, ao contrário do que deveria ocorrer, ainda são, na maioria dos casos, mal qualificados como custos e despesas, gerenciados pelas mal definidas áreas-meio ou áreas-suporte, tais como Marketing, TI, RH, Finanças, Jurídico, Inteligência, Estratégia, Sustentabilidade, dentre outras.

TEXTO DE: Daniel Domeneghetti

0 Comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

MAPA DOS VISITANTES DO MASTER A PARTIR DE 06.02.2012

free counters

ORIGEM DOS ACESSOS AO MASTER DESDE 01.02.2011

free counters

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

MASTER Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger