Os analistas do Strategy Research Center, da DOM Strategy Partners, publicaram recentemente um estudo denominado O Valor Estratégico dos Intangíveis.
A pesquisa defende a tese de que o verdadeiro epicentro da diferenciação competitiva das empresas (aquela que alavanca o negócio garantindo que estas consigam alcançar e superar as margens históricas demandadas por seus acionistas) é um conjunto de vetores estratégicos que chamamos de Ativos Intangíveis.
Os Ativos Intangíveis são ativos imateriais, garantidores da perenidade e da diferenciação competitiva das empresas, responsáveis pela geração e/ou proteção de valor corporativo aos acionistas e demais stakeholders. Confira suas principais características:
- Correspondem por uma parcela do valor de mercado das empresas – são ativos geradores e protetores de valor, potencializam os ativos tangíveis;
- São interdependentes entre si;
- Têm vínculo com longo prazo;
- Têm caráter estratégico;
- Só têm valor se percebido pelos stakeholders externos;
- Demandam gerenciamento e metrificação como qualquer outro ativo.
A última característica é crítica, já que esses ativos representam percentuais altíssimos dos orçamentos anuais corporativos, mas, ao contrário do que deveria ocorrer, ainda são, na maioria dos casos, mal qualificados como custos e despesas, gerenciados pelas mal definidas áreas-meio ou áreas-suporte, tais como Marketing, TI, RH, Finanças, Jurídico, Inteligência, Estratégia, Sustentabilidade, dentre outras.
TEXTO DE: Daniel Domeneghetti
RETIRADO DE: http://www.hsm.com.br/
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