PERGUNTA: 1. Conte um pouco sobre você. Quem é você, o que você fez/faz e qual é a missão da sua vida?
MINHA RESPOSTA: Eu sou um cara maluco-conservador por natureza que nasceu para mudar o mundo através do Trabalho. A minha religião é o Capitalismo. É tradição, quando se quer mudar as coisas, ser socialista, de esquerda e o escambau, eu quero mudar as coisas, mas não sou um cara de esquerda, nem de direita, eu sou a favor do INDIVÍDUO - sem defesa de classes, sem babar ovo para ricos, ou ter pena dos pobres. O que interessa é o INDIVÍDUO. Eu trabalho para criar oportunidades para um número maior de indivíduos possam se expressar sem medo de viver. O objetivo da minha vida é ampliar os horizontes daqueles que querem CRIAR, FAZER e ACONTECER através do TRABALHO seu de cada dia.
PERGUNTA: 2. Qual idéia você cunhou no passado que se provou obsoleta com o passar do tempo?
MINHA RESPOSTA: Eu diria que a grande maioria das minhas idéias ainda não viraram realidade - no Brasil terceiro mundista que vivemos. Talvez, elas estejam obsoletas por não conseguir virar realidade por aqui. Eu prefiro pensar que são idéias que o tempo ainda não aprovou. Temos muito por fazer.
PERGUNTA: 3. Por qual motivo um pequeno empresário deveria contratar uma Consultoria?
MINHA RESPOSTA: Faltam braços e cérebros para pensar e executar idéias em todas as empresas. Os consultores podem e devem ser esses braços e cérebros que o empreendedor não tem. O empresário deve contratar um consultor quando souber exatamente onde quer chegar, se não souber, não conseguirá orientar os consultores, e o trabalho não trará o retorno esperado.
PERGUNTA: 4. Como o Marketing pode ser decisivo para as pequenas e médias empresas?
MINHA RESPOSTA: Marketing é tudo, tudo é marketing. Marketing é uma filosofia de vida e trabalho. As vezes parece impossível de viver baseado em marketing, mas é algo que deve-se ter como visão para o dia-a-dia. Marketing é a filosofia de tratar os outros como você gostaria de ser tratado, ou como tratar os outros da maneira que eles preferem, ou da maneira que nem eles sabem que preferem. Marketing é o departamento de criação dos produtos, serviços, de fazer a empresa avançar sobre mercados onde há oportunidades, de atrair funcionários talentosos, enfim, empurrar a empresa para frente. Sem marketing a pequena empresa sobrevive, mas, com marketing a empresa cresce.
PERGUNTA: 5. Como pequenas e médias empresas deveriam investir em Marketing em tempos de crise?
MINHA RESPOSTA: A pequena empresa deveria valorizar os clientes que já fizeram negócios com ela, e investir no desenvolvimento do relacionamento com esses clientes. Na prática, as pequenas empresas não mantem bancos de dados, e não valorizam a manutenção de uma comunicação constante com a base instalada. Investir na comunicação e marketing com a base de clientes é a primeira prioridade do marketing de uma pequena empresa.
PERGUNTA: 6. Quais as melhores maneiras de fidelizar os clientes?
MINHA RESPOSTA: Sendo honesto, proativo, transparente, direto, objetivo, humano.
PERGUNTA: 7. Como ser inovador com escassez de recursos, tanto financeiro como de pessoal?
MINHA RESPOSTA: Inovação é filha da necessidade. Quanto menos temos, mais inovadores ficamos. É uma ilusão pensar que a inovação precisa de recursos financeiros ou pessoais. No universo das pequenas empresas, inovação poderia ser a maneira que a empresa escolheu para falar no telefone com clientes, ou a política comercial diferenciada ou qualquer coisa do tipo. A escala do horário de trabalho dos funcionários poderia ser inovadora. A reunião mensal de vendas poderia ser inovadora. Enfim, tem um sem números de eventos que acontecem dentro de uma pequena empresa que poderiam ter uma pegada inovadora.
PERGUNTA: 8. Como atrair talentos com poucos recursos?
MINHA RESPOSTA: As melhores pessoas trabalham por ideologia, por amor, por paixão, por vontade interna de chegar em algum lugar, ou pertencer a algo maior que elas mesmas. Quem não tem esse "drive interno" não faz parte do time MATADOR de seres humanos que nasceu e cirula pela Terra. A pequena empresa que encontra dificuldade em atrair talentos é aquela que no seu discurso de negócios não tem nada de empolgante, apaixonado, objetivo e assertivo. O pequeno empresário que tiver coragem de falar grosso, mostrar sua personalidade, vai atrair as melhores pessoas. Que graça tem trabalhar na pequena pizzaria da esquina que vende pizza da mussarela? Agora, tem tudo a ver trabalhar na primeira pizzaria green do bairro que oferece sessões de culinária para os clientes.
PERGUNTA: 9. Qual a importância do empreendedorismo para a nossa sociedade?
MINHA RESPOSTA: O Empreendedorismo é e sempre foi a força transformadora da sociedade. As grandes empresas não criam nada, e não são responsáveis pela criação da inovação ou riqueza do mundo. Quem criou absolutamente tudo que você conhece foram as pequenas empresas. Há 13 anos a Amazon.com era uma empresa de 2 funcionários, hoje em 25 mil pessoas, e criou a indústria do comércio eletrônico em todo o mundo. A Apple não era nada em 1976, hoje é uma gigante de 80 bilhões de faturamento. Quem inventa os mercados são os empreendedores. Nesse momento, o capitalismo corre o risco de pender para o lado forte da balança - as grandes empresas - matando a criativade do ser humano. Entretanto, eu sou fã do ser humano, e acredito que milhares de pessoas sempre se recusarão a se curvar para as grandes empresas e vão buscar abrir novos mercados.
PERGUNTA: 10. Você poderia deixar uma mensagem, primeiro, para os empreendedores que estão lutando pelos seus negócios e, em seguida, para os estudantes que sonham com sua própria empresa?
MINHA RESPOSTA: O meu recado para os empreendedores é o seguinte: tenha sempre a mente aberta, tenha uma meta clara sobre onde quer chegar, mas seja flexível para se adaptar. " Sobrevive e evolui quem se adapta, e não quem é forte, ou grande". Toda empresa quebra nos primeiros anos. As empresas que sobrevivem são aquelas cujo donos são flexiveis o bastante para se reinventar ao longo do caminho. O meu recado para os estudantes é: ok, trabalhar para as grandes empresas é bacana. Atrai a mulherada, é seguro, oferece benefícios pessoais bacanas, te permite conhecer muitas pessoas, e você fica com a impressão de estar por cima da cocada preta. ENTRETANTO, criar a sua própria empresa te traz uma experiência de vida que você dificilmente irá encontrar em uma grande empresa. O empreendedorismo é um estilo de vida, e não uma carreira. O empreendedorismo é sobre deixar a sua marca no mundo, e não buscar o dinheiro como recompensa final. Por ser um estilo de vida, eu penso que é para poucos.
11. Há algo mais que você gostaria de nos dizer sobre qualquer coisa?
MINHA RESPOSTA: LIDERE, SIGA, OU SAIA DO MEU CAMINHO!!!
MINHA RESPOSTA: Eu sou um cara maluco-conservador por natureza que nasceu para mudar o mundo através do Trabalho. A minha religião é o Capitalismo. É tradição, quando se quer mudar as coisas, ser socialista, de esquerda e o escambau, eu quero mudar as coisas, mas não sou um cara de esquerda, nem de direita, eu sou a favor do INDIVÍDUO - sem defesa de classes, sem babar ovo para ricos, ou ter pena dos pobres. O que interessa é o INDIVÍDUO. Eu trabalho para criar oportunidades para um número maior de indivíduos possam se expressar sem medo de viver. O objetivo da minha vida é ampliar os horizontes daqueles que querem CRIAR, FAZER e ACONTECER através do TRABALHO seu de cada dia.
PERGUNTA: 2. Qual idéia você cunhou no passado que se provou obsoleta com o passar do tempo?
MINHA RESPOSTA: Eu diria que a grande maioria das minhas idéias ainda não viraram realidade - no Brasil terceiro mundista que vivemos. Talvez, elas estejam obsoletas por não conseguir virar realidade por aqui. Eu prefiro pensar que são idéias que o tempo ainda não aprovou. Temos muito por fazer.
PERGUNTA: 3. Por qual motivo um pequeno empresário deveria contratar uma Consultoria?
MINHA RESPOSTA: Faltam braços e cérebros para pensar e executar idéias em todas as empresas. Os consultores podem e devem ser esses braços e cérebros que o empreendedor não tem. O empresário deve contratar um consultor quando souber exatamente onde quer chegar, se não souber, não conseguirá orientar os consultores, e o trabalho não trará o retorno esperado.
PERGUNTA: 4. Como o Marketing pode ser decisivo para as pequenas e médias empresas?
MINHA RESPOSTA: Marketing é tudo, tudo é marketing. Marketing é uma filosofia de vida e trabalho. As vezes parece impossível de viver baseado em marketing, mas é algo que deve-se ter como visão para o dia-a-dia. Marketing é a filosofia de tratar os outros como você gostaria de ser tratado, ou como tratar os outros da maneira que eles preferem, ou da maneira que nem eles sabem que preferem. Marketing é o departamento de criação dos produtos, serviços, de fazer a empresa avançar sobre mercados onde há oportunidades, de atrair funcionários talentosos, enfim, empurrar a empresa para frente. Sem marketing a pequena empresa sobrevive, mas, com marketing a empresa cresce.
PERGUNTA: 5. Como pequenas e médias empresas deveriam investir em Marketing em tempos de crise?
MINHA RESPOSTA: A pequena empresa deveria valorizar os clientes que já fizeram negócios com ela, e investir no desenvolvimento do relacionamento com esses clientes. Na prática, as pequenas empresas não mantem bancos de dados, e não valorizam a manutenção de uma comunicação constante com a base instalada. Investir na comunicação e marketing com a base de clientes é a primeira prioridade do marketing de uma pequena empresa.
PERGUNTA: 6. Quais as melhores maneiras de fidelizar os clientes?
MINHA RESPOSTA: Sendo honesto, proativo, transparente, direto, objetivo, humano.
PERGUNTA: 7. Como ser inovador com escassez de recursos, tanto financeiro como de pessoal?
MINHA RESPOSTA: Inovação é filha da necessidade. Quanto menos temos, mais inovadores ficamos. É uma ilusão pensar que a inovação precisa de recursos financeiros ou pessoais. No universo das pequenas empresas, inovação poderia ser a maneira que a empresa escolheu para falar no telefone com clientes, ou a política comercial diferenciada ou qualquer coisa do tipo. A escala do horário de trabalho dos funcionários poderia ser inovadora. A reunião mensal de vendas poderia ser inovadora. Enfim, tem um sem números de eventos que acontecem dentro de uma pequena empresa que poderiam ter uma pegada inovadora.
PERGUNTA: 8. Como atrair talentos com poucos recursos?
MINHA RESPOSTA: As melhores pessoas trabalham por ideologia, por amor, por paixão, por vontade interna de chegar em algum lugar, ou pertencer a algo maior que elas mesmas. Quem não tem esse "drive interno" não faz parte do time MATADOR de seres humanos que nasceu e cirula pela Terra. A pequena empresa que encontra dificuldade em atrair talentos é aquela que no seu discurso de negócios não tem nada de empolgante, apaixonado, objetivo e assertivo. O pequeno empresário que tiver coragem de falar grosso, mostrar sua personalidade, vai atrair as melhores pessoas. Que graça tem trabalhar na pequena pizzaria da esquina que vende pizza da mussarela? Agora, tem tudo a ver trabalhar na primeira pizzaria green do bairro que oferece sessões de culinária para os clientes.
PERGUNTA: 9. Qual a importância do empreendedorismo para a nossa sociedade?
MINHA RESPOSTA: O Empreendedorismo é e sempre foi a força transformadora da sociedade. As grandes empresas não criam nada, e não são responsáveis pela criação da inovação ou riqueza do mundo. Quem criou absolutamente tudo que você conhece foram as pequenas empresas. Há 13 anos a Amazon.com era uma empresa de 2 funcionários, hoje em 25 mil pessoas, e criou a indústria do comércio eletrônico em todo o mundo. A Apple não era nada em 1976, hoje é uma gigante de 80 bilhões de faturamento. Quem inventa os mercados são os empreendedores. Nesse momento, o capitalismo corre o risco de pender para o lado forte da balança - as grandes empresas - matando a criativade do ser humano. Entretanto, eu sou fã do ser humano, e acredito que milhares de pessoas sempre se recusarão a se curvar para as grandes empresas e vão buscar abrir novos mercados.
PERGUNTA: 10. Você poderia deixar uma mensagem, primeiro, para os empreendedores que estão lutando pelos seus negócios e, em seguida, para os estudantes que sonham com sua própria empresa?
MINHA RESPOSTA: O meu recado para os empreendedores é o seguinte: tenha sempre a mente aberta, tenha uma meta clara sobre onde quer chegar, mas seja flexível para se adaptar. " Sobrevive e evolui quem se adapta, e não quem é forte, ou grande". Toda empresa quebra nos primeiros anos. As empresas que sobrevivem são aquelas cujo donos são flexiveis o bastante para se reinventar ao longo do caminho. O meu recado para os estudantes é: ok, trabalhar para as grandes empresas é bacana. Atrai a mulherada, é seguro, oferece benefícios pessoais bacanas, te permite conhecer muitas pessoas, e você fica com a impressão de estar por cima da cocada preta. ENTRETANTO, criar a sua própria empresa te traz uma experiência de vida que você dificilmente irá encontrar em uma grande empresa. O empreendedorismo é um estilo de vida, e não uma carreira. O empreendedorismo é sobre deixar a sua marca no mundo, e não buscar o dinheiro como recompensa final. Por ser um estilo de vida, eu penso que é para poucos.
11. Há algo mais que você gostaria de nos dizer sobre qualquer coisa?
MINHA RESPOSTA: LIDERE, SIGA, OU SAIA DO MEU CAMINHO!!!
Texto de Ricardo Jordão Magalhães - Twitter/bizrevolution
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