Por Don Peppers
Certas espécies de peixes tropicais não tem nenhuma memória de território. Talvez esta característica exista porque as espécies habitam o mar aberto, onde território não é algo importante, mas o fato é que não importa onde esses peixes nadem, eles nunca reconhecem se já nadaram ali antes. Nós podemos imaginar o peixe-dourado nadando por um aquário sem nunca ficar aborrecido, porque para ele há sempre algo novo e interessante para ver.
Um colega conta uma história hilária sobre o princípio do peixe-dourado na prática. Em uma viagem de negócios, ele reservou a estada de três dias em um hotel, e antes de ir para a cama na primeira noite, ele ligou para a recepção para pedir que ligassem pela manhã para acordá-lo. A recepcionista muito simpática disse que como um hóspede de negócios, ele teria direito a uma “oferta especial”. Ele aceitaria um café complementar e um jornal em seu quarto, 5 minutos após a ligação para acordá-lo? Meu colega disse que preferia chá, se não tivesse problema. Sem problema, disse a recepcionista, e ele gostaria de receber o New York Times ou o jornal local? Bem, ele perguntou, poderia receber o Wall Street Journal? Claro, ela disse.
Na manhã seguinte tudo correu bem, como solicitado. Na segunda noite, meu colega ligou novamente na recepção para receber a ligação que o despertaria, e a recepcionista alegremente disse (de novo) que como um hóspede de negócios ele teria direito a uma “oferta especial.” Gostaria de um café complementar e um jornal em seu quarto, 5 minutos após a ligação? Sim mas chá e não café, por favor. Sem problema, veio a resposta, e gostaria do New York Times ou do jornal local? Na terceira noite foi a mesma história. Então, ao final de sua estada, você acha que o hotel fez o hóspede sentir-se “especial”?
Com a tecnologia de informação dos tempos atuais não há absolutamente nenhuma desculpa para operar no princípio do peixe-dourado. Na verdade, é pior do que fazer nada, porque demonstra um nível de incompetência que destrói a confiança do cliente com o negócio. O hotel queria simplesmente melhorar a satisfação e fidelidade, mas provavelmente diminuiu a satisfação. Enquanto você agendar um pagamento do cartão de crédito antes do vencimento, e a empresa continuar a lembrá-lo que o vencimento está próximo, você vai se pegar checando novamente se o pagamento está realmente agendado ou não.
Algumas semanas atrás eu paguei em duplicidade uma conta de cartão de crédito dessa maneira. Não muito tempo depois de ter que ligar para a locadora de carros para confirmar que eu já estava inscrito na promoção que eles me enviaram novamente por e-mail.
Operar no princípio do peixe-dourado hoje não comunica apenas que você não é competente o bastante para gerir uma empresa, na verdade transmite que você não se importa o bastante com os clientes, nem para tentar ser competente. Não faça isso.
FONTE: BLOG 1TO1
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