A Multifoco se firmou no mercado editorial ao dar a escritores desconhecidos a oportunidade de publicar suas obras de graça. A editora, que já tem 500 lançamentos no catálogo, faturou R$ 1 milhão em 2010.
"A ideia de abrir o negócio surgiu do trabalho de conclusão do curso de jornalismo do Leonardo Simmer, um dos meus sócios. Nosso sonho era montar uma editora voltada para escritores desconhecidos que topassem publicar suas obras em tiragens pequenas, com cerca de 50 exemplares. Começamos trabalhando em casa, em 2007.
Gastamos R$ 500 para fazer a primeira edição. Os cem livros produzidos foram vendidos e quadruplicamos a quantia investida. Percebemos que nosso lucro viria do giro: o segredo era não ter material encalhado.
Quando a empresa começou a decolar, em 2008, compramos, por R$ 300 mil, uma casa na Lapa, no Rio de Janeiro. Hoje o local abriga o escritório e um bar onde acontecem os lançamentos dos livros.
Recebemos mensalmente cerca de 80 textos para análise. Destes, os 30 melhores são publicados — já lançamos 500 obras. Nosso diferencial em relação às outras editoras é oferecer o serviço de graça aos autores. Eles levam também uma comissão, que varia entre 5% e 15% por livro vendido. Fomentar a cultura e dar oportunidade a escritores que talvez jamais teriam a chance de ver suas obras impressas é o nosso principal objetivo. Alguns autores começam conosco e depois conseguem deslanchar.”
Quem são: os amigos Leonardo Simmer, 29 anos (à esq. ), Marcelo Pinho, 30 (à dir. ), Thiago França, 29, Vitor Martins, 28, João Amorim, 26,e Bruno Miranda, 30 O que fazem: publicam livros de autores desconhecidos em tiragens pequenas |
FONTE: PEGN.
1 Comentários:
Gostei da idéia. hoje em dia há muitas pessoas como eu que tem grande interesse de publicar seus livros, mesmo que recebam pouco por isso.
Eu não me importo com o quanto vou ganhar com o publicação do meu. Tudo o que mais quero é vê-lo pronto.
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