terça-feira, 31 de maio de 2011

8 ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA PEQUENAS EMPRESAS. Por Ricardo J. Magalhães.

Eu escrevo regularmente para a CRN. O artigo abaixo foi publicado na CRN # 319. 

Chegou a hora de parar de chorar por verbas de marketing do fabricante ou distribuidor, chegou a hora de colocar a mão no bolso e investir alguns trocados no marketing da sua própria empresa.
Seja Homem! Faça chover sozinho!
Aqui vão algumas idéias de marketing simples, práticas, eficazes e de baixo custo para você colocar em prática imediatamente.
TODAS as sugestões precisam apenas de CÉREBRO para acontecer.
Você tem cérebro? Então, mão na massa!
1. Escreva um blog ou newsletter. Essas iniciativas estabelecem você como um profissional de credibilidade, atrai potenciais clientes interessados em seus produtos e serviços e permite a você interagir com esses clientes em um nível pessoal. Inclua uma página no seu web site onde a turma possa assinar a e-news ou blog, e onde você possa armazenar as últimas edições ou posts.

2. Inclua pelo menos um ou dois formulários no seu web site. Todos nós recebemos dezenas, as vezes centenas ou milhares de visitas em nossos web sites. Entretanto, nós capturamos pouco menos de 1% desses visitantes. Ao adicionar diferentes formulários no seu web site, você tem a oportunidade de capturar informações valiosas que poderá utilizar futuramente para prospectar clientes.
3. Participe em fóruns de discussão na Linkedin, ou outras redes sociais. Existe um número absurdo de pessoas na internet fazendo perguntas que provavelmente você sabe responder. Te asseguro que muitas dessas pessoas podem ser futuros clientes da sua empresa. Junte-se aos milhares de fóruns que existem na web, interaja com as pessoas, ajude-as a procurar respostas, veja a sua previsão de vendas crescer.
4. Escreva testemunhais de clientes. Qualquer cliente satisfeito com os seus serviços terá prazer em escrever ou gravar um testemunhal para você. Tais testemunhais são uma poderosa ferramenta de marketing para te ajudar a caçar novos clientes. Depois de algumas semanas da entrega dos seus serviços ou produtos, peça para o clientes escrever algumas palavras sobre você. Utilize essas palavras em toda a comunicação de marketing da sua empresa.
5. Jogue fora todo o marketing de marketing fru-fru. Você ainda tem folhetos de marketing com fotos de pessoas apertando a mão, pessoas felizes em salas de reunião, prédios espelhados e mulheres maravilhosas cercadas de frases clichês que não dizem nada do tipo “provedor de soluções e qualidade de atendimento”? Jogue tudo fora, e substitua por materiais de marketing focados em produtos reais e segmentos de mercado específicos.
6. Otimize o seu web site para o Google. 9 em cada 10 pessoas que eu conheço dizem que estão atualizando os seus web sites; mas não fazem nada para mudar. 80% de todos os negócios B2B começam na internet, o seu web site precisa ser matador. Os seus clientes potenciais estão procurando respostas no Google, e as páginas do seu web site precisam aparecer no resultado de busca.
7. Estabeleça sistemas de indicações. Recompense funcionários, fornecedores, parceiros e até clientes por trazer indicações de negócios para você. Não tenha vergonha de pedir ao seu cliente por indicações. Todo cliente satisfeito irá te ajudar a se aproximar de novos contatos. No final, você vai descobrir quais são os clientes que estão satisfeitos, e quais são os clientes que não estão satisfeitos com você.
8. Forneça informação grátis e útil para os seus clientes. Como eu já disse, os seus futuros clientes estão precisando de ajuda. Transforme o seu web site em um repositório de dicas show de bola que possam ajudar o seu cliente a comprar. Posicione-se como um recurso útil, generoso e amigo que ajuda os clientes a entender o que ele precisa comprar com seneridade, paciência e profissionalismo.
Enfim, pare de chorar no ombro do fabricante, e comece a fazer marketing que você mesmo pode implementar.
VAMOS QUE VAMOS!

Ricardo Jordão Magalhães
É o fundador da BIZREVOLUTION.
BIZREVOLUTION significa "Revolução nos Negócios". Revolução de Atitude, Revolução Cultural, Revolução Empreendedora, Revolução Vendedora, Revolução Marketeira, Revolução Moral, Revolução Transformadora.
Mais de Ricardo Jordão AQUI.

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