CASE REAL: Certa empresa de distribuição do ramo alimentício possui vinte funcionários. Seus gastos mensais são de R$ 305.000,00 divididos em doze despesas. Sua divisão é a seguinte:
Nota-se que 88,52% de seus gastos estão concentrados em 25% de suas despesas, 5,9% de gastos em 16,66% de suas despesas e 5,58% de gastos em 58,34% de suas despesas.
Sendo que os LUCROS da empresa somente são gerados através de um item das despesas, que são os produtos [de linha única]. Essa empresa está totalmente comprometida a ter prejuízos altos se não conseguir revender seus produtos, porque sua rentabilidade somente surge com a venda destes produtos.
O que está empresa pode fazer para diminuir o seu risco de prejuízo seria tentar diminuir as outras despesas como, por exemplo, o combustível, que é responsável por 13,11% dos gastos, criando rotas de distribuição mais acessíveis e de menor quilometragem, diminuindo seus gastos com combustíveis que são relativamente altos comparando o total de gastos. Talvez com novas rotas de distribuição diminua também os gastos com pedágios.
Se não houvesse como reduzir custos com as despesas a solução seria agregar outros tipos de produtos ou novas linhas de produtos que ajudassem a ter maior rentabilidade e menor risco.
A CURVA ABC é utilizada para analisar a situação de um setor de uma empresa e/ou ela como um todo através de suas respectivas variações causando assim, se necessário, modificações para a melhoria dos setores e crescimento da organização.
E você? O que tem a acrescentar sobre a CURVA ABC? Exemplos? Outros cases reais? Deixe seu comentário!
VISÃO INTELIGENTE! UMA QUESTÃO DE PRINCÍPIO!
Bacharel em Administração de Empresas com Ênfase em Marketing & Gestão de Negócios.
Consultor de Empresas, Palestrante & Empresário.
Mais de Darlei Simioni AQUI.
0 Comentários:
Postar um comentário