São Paulo - A revista americana Fortune divulgou, nesta quinta-feira, a lista das 50 empresas mais admiradas no mundo. Duas coisas chamam a atenção imediatamente na lista: a forte presença de companhias americanas e de tecnologia.
Das 20 primeiras do ranking, cinco são de tecnologia - e elas estão muito bem posicionadas.
Além disso, poucas companhias não-americanas estão na relação, como a montadora alemã BMW - e, ainda assim, em classificações bem distantes da ponta.
Além disso, poucas companhias não-americanas estão na relação, como a montadora alemã BMW - e, ainda assim, em classificações bem distantes da ponta.
1- Apple: a empresa mais admirada do mundo, segundo a Fortune. Mesmo após a morte de Steve Jobs, a empresa tem mostrado fôlego para mobilizar os clientes.
2- Google: é a segunda empresa mais admirada do mundo, sustentada, entre outros, pelos updates de ferramentas como o Gmail, Youtube e Google Reader.
3- Amazon.com: a quarta empresa de maior prestígio do mundo abriu mão de parte das margens, no curto prazo, para lucrar no futuro, segundo a Fortune. Seu tablet, Kindle Fire, já se tornou um sucesso de vendas.
4- Coca-Cola: a quarta empresa mais admirada é também a primeira do ranking fora do setor de tecnologia. Apesar das turbulências no setor de refrigerantes, a Coca-Cola segue com uma respeitável fatia de mercado.
5 - IBM: em quinto lugar, a centenária IBM permanece como uma das mais respeitadas empresas de tecnologia, apostando cada vez mais na prestação de serviços e nos mercados emergentes, como o Brasil.
6- FedEx: a empresa de entregas rápidas é a sexta do ranking da Fortune. A empresa vem se beneficiando da retomada da economia americana, enquanto renova sua frota de aviões com modelos que consomem menos combustível.
7- Berkshire Hathaway: a holding de investimentos do bilionário Warren Buffett é a sétima do ranking da Fortune. É claro que parte considerável desse prestígio vem de Buffett, que fez muitos milionários ao longo desses anos.
8- Starbucks: a maior rede de cafeterias do mundo é a oitava empresa mais admirada do ranking da Fortune. Seu controlador, Howard Schultz, também atraiu a atenção em 2011 por lançar uma campanha para gerar empresas nos Estados Unidos.
9- Procter & Gamble: a nona empresa do ranking é a gigante de bens de consumo Procter %26 Gamble. Com problemas para crescer nos países desenvolvidos, a empresa cortou empregos e passou a focar em emergentes como o Brasil.
10- Southwest Airlines: trata-se da décima companhia mais prestigiada do mundo. Seu trunfo, segundo a Fortune, é estar bem posicionada no mercado de baixo custo, com um bom controle sobre suas despesas.
Para ver a lista completa clique AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário