terça-feira, 23 de agosto de 2011

CASE SIMPLIFICADO: Lançamento da Pepsi no Rio de Janeiro em 1980 e 1985. Por Darlei Simioni.


Porque em 1980 o lançamento da Pepsi não deu certo e em 1985 o resultado foi ALCANÇADO E SUPERADO? Separando as estratégias e analisando o que faltou em 1980, percebe-se que o resultado não foi atingido porque faltou o principal, que foi a pesquisa de mercado.



Em 1985, o êxito foi alcançado por vários fatores que faltaram em 1980 como, por exemplo, a pesquisa de mercado através de instituições sérias como a Nielsen para identificar o potencial quantitativo e qualitativo do mercado, lançamento de novos produtos como a embalagem de um litro, manter o mesmo preço da concorrência na embalagem de mililitros sendo que com alguns mililitros a mais.



A comunicação através de muito merchandising e promoções para chamar a atenção do consumidor e aplicações de degustações comparativas entre os concorrentes sem o consumidor visualizar os produtos, o chamado “BLIND PRODUCT TEST” também contribuíram para o sucesso em 1985.





Portanto, nesse breve resumo do case da Pepsi pode-se ter noção de itens primordiais para o sucesso que qualquer produto ou serviço.



Com base nas informações dadas anteriormente busque contextualizar e se aprofundar mais em cada ferramenta para melhorar o desempenho de sua empresa.



Aqui mesmo no #MASTER tem muito conteúdo interessante e explicativo sobre várias ferramentas importantes. Você pode escrever para darlei.simioni@hotmail.com e mandar suas dúvidas, críticas, opiniões, comentários, indicações... Terei o maior prazer em auxiliar na sua potencialização.

VISÃO INTELIGENTE. UMA QUESTÃO DE PRINCÍPIO!


Darlei Simioni
Bacharel em Administração de Empresas com Ênfase em Marketing & Gestão de Negócios.
Consultor de Empresas, Palestrante & Empresário.
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