Clique para ampliar. |
Existem dois tipos de liderança: a de fato e a de status. A de status é aquela que o indivíduo “ganha” porém, somente serve para ter um pouco mais de tempo, como disse também John C. Maxwell: “A única coisa que um título pode comprar é um pouco de tempo – para aumentar o grau de influência sobre os outros ou para diminuí-lo”. Por exemplo, em uma empresa a pessoa que tem um cargo mais alto na pirâmide organizacional acaba por receber o título de líder, mas não necessariamente é um líder e com o passar do tempo será notado isso.
Enquanto a liderança de fato é aquela que o indivíduo conquista por causa da sua influência. Um ótimo exemplo foi Madre Teresa, que foi uma mulher franzina e pequenina, mas que conquistou a liderança de fato pelo que ela representou primeiramente para as pessoas ao seu redor e depois mundialmente.
Um líder de fato quando fala é escutado, e isso era o que acontecia quando Madre Teresa começava a falar. Sob seu comando, seus seguidores atuaram em 25 países nos cinco continentes. Apenas em Calcutá ela criou um lar para crianças, um centro para leprosos, uma casa para morimbundos e miseráveis e uma casa para tubérculos e pessoas com doenças mentais. A construção de uma organização dessas só pode ser feita por um verdadeiro líder, assim como Madre Teresa foi.
E você? Está preparado para ter influência e se tornar um líder de fato?
Continue acompanhando o #MASTER e conheça todas as 21 leis Irrefutáveis da Liderança.
Darlei Simioni
Bacharel em Administração de Empresas com Ênfase em Marketing & Gestão de Negócios.
Consultor de Empresas, Palestrante & Empresário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário