Prevenção de doenças, evitar o envelhecimento precoce, otimizar a nutrição à nível celular são fatores que se encontram em relevância, ficando ultrapassado o pensamento de “regimes”, “dietas” que evidenciam exclusivamente a perda de peso. O que se tem feito a fim de potencializar a saúde? Analisando os avanços da ciência, você pode obter conclusões de como fazê-lo.
- Estudos têm demonstrado que a redução do seu consumo de calorias pode retardar o envelhecimento, desde que haja o aporte de todos os nutrientes indispensáveis à boa saúde. A restrição calórica diminui a taxa metabólica, o estresse oxidativo, melhora a sensibilidade à insulina, entretanto, não é a mesma coisa que fazer dietas restritivas sem fundamento, mas sim, ALIMENTAR-SE COM SABEDORIA.
- Consumir basicamente alimentos naturais, provindos da natureza, sempre que possível orgânicos, adaptando cada alimento a sua melhor forma de preparo ao consumo.
- Níveis elevados de insulina estão entre as principais causas que contribuem ao envelhecimento precoce, aumento da inflamação, é preciso controlar os níveis de açúcar no sangue, por meio do equilíbrio entre os macronutrientes.
- Incluir antioxidantes no cardápio, à prevenção de doenças, antienvelhecimento e redução da inflamação. Lá estão entre as maçãs, morangos, mirtilos, cerejas, uvas, tomates, brócolis...
- Otimizar probióticos e ômega 3, bem como equilibrar o ômega 6 e ômega3. Probióticos são responsáveis por modular a resposta imune, reduzir a inflamação, evitar reações alérgicas, produzir vitaminas e minerais, bem como eliminar toxinas no organismo.
- Estudos mostram que os exercícios físicos regulares são fundamentais ao controle da pressão arterial, obesidade, doenças cardíacas, osteoporose, bem como está ligado à longevidade.
- Eliminar sentimentos e emoções negativas do cotidiano.
- Evitar fármacos, entre eles os antibióticos, bem como os produtos químicos, como produtos de limpeza comuns, agrotóxicos, pesticidas e inseticidas, embalagens de alimentos e bebidas que contenham Bisfenol A (BPA).
- Incluir água de qualidade, em quantidades suficientes, afim de, contribuir à todas as funções do organismo e evitar a desidratação crônica.
Expert em Qualidade de Vida e bacharel em Nutrição.
Atua como Nutricionista Clínica na Serra Gaúcha.
Mais de Greice Caroline Baggio AQUI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário