domingo, 6 de março de 2011

Porque tarefas NÃO precisam de lembrete!

Tenho ouvido essa dúvida constantemente nos cursos da Triad, no atendimento e suporte do Neotriad ou aqui pelo blog.

Eu sou o grande defensor das tarefas no seu dia-a-dia, e quando recomendo isso, as pessoas perguntam como colocar um lembrete no Notes, Outlook, Neotriad para lembrar que tem de executar aquela tarefa. A verdade é que tarefas não precisam de lembretes, vamos aos esclarecimentos:
O seu dia é uma tríade, composto por três tipos de atividades: reuniões (compromissos com hora marcada), informações (suas anotações/conhecimento) e tarefas (atividades que tem uma dia para serem executadas mas não tem um horário definido de início ou término).

A semana da maioria dos profissionais é em sua grande maioria composta por tarefas e não por compromissos (com exceção pessoas de vendas que estão sempre em clientes ou médicos de plantão,etc) e, infelizmente, as pessoas são acostumadas a marcarem seus compromissos e poucas tarefas no dia.

Quando começamos a focar na gestão do dia com tarefas, as pessoas ficam perdidas, pois as tarefas acabam se acumulando, ficam atrasadas e o pessoal se perde. Por isso todo mundo pergunta se não seria possível ter um lembrete para tarefas como tem nos compromissos.

Esse é o uso errado de tarefas. Eu já escrevi um post que o título era Se você não está em uma tarefa, você está desfocando. E essa é a mais absoluta verdade. Tarefa não precisa de lembrete porque elas guiam suas ações diárias, tudo que precisa ser feito deveria ser uma tarefa. Essa deve ser a tela em que você fica focado no seu Outlook ou Notes e não no e-mail como muita gente fica.

Se você precisa de lembrete para tarefas é porque está fazendo outras coisas fora de foco e não está seguindo a ordem do seu dia-a-dia.
Por isso que no Neotriad temos o conceito de Meu Dia, que traz essa tríade de atividades mas foca principalmente nas tarefas, com prioridade de execução, duração e classificação da Tríade (importante, urgente ou circunstancial).

Pense sobre sua forma de execução no dia a dia e veja se você está trabalhando por tarefas ou por e-mail, lembranças, gritos, interrupções, etc, etc, etc

TEXTO DE: Christian Barbosa
Retirado de: http://www.hsm.com.br/  

Nenhum comentário:

Postar um comentário