Dos 16 países que usam o euro, apenas Portugal e Grécia sofreram uma contracção no PIB do quarto trimestre de 2010.
O gabinete de estatística comunitário revelou hoje os dados do PIB no quatro trimestre do ano passado quer para a zona euro quer para o conjunto da União Europeia. Entre Outubro e Dezembro, a economia cresceu 2% nos 16 e 2,1% na UE27, em termos homólogos, e teve uma progressão de 0,3% e 0,2%, respectivamente, face aos três meses anteriores.
Por países, e em termos de variação em cadeia, Grécia (-1,4%) e Portugal (-,03%) foram as duas únicas economias da zona euro a sofrer uma contracção no último trimestre de 2010. Fora do euro, o PIB do Reino Unido retraiu-se 0,5% entre Outubro e Dezembro, face ao terceiro trimestre. Já os maiores crescimentos foram observados na Finlândia (2,5%) e Estónia (2,3%).
No que toca a Portugal, os números do Eurostat estão em linha com os dados divulgados ontem pelo INE, que apontam para uma contracção de 0,3% no último trimestre de 2010, face aos três meses anteriores e para um crescimento económico de 1,2% comparativamente ao período homólogo de 2009.
Em termos de variação anual, apenas duas economias na Europa sofreram uma contracção económica: a Grécia (-6,6%) e a Roménia (-0,5%), relativamente ao último trimestre de 2009, enquanto que os PIB que mais se expandiram nesse período foram os da Finlândia (5,8%) e da Estónia (6,6%).
Nenhum comentário:
Postar um comentário