HELSINQUE – Os titãs da tecnologia Nokia e Microsoft estão juntando forças para criar smartphones que podem desafiar a Apple e o Google e retomar suas próprias fortunas em um mercado que não conseguiram acompanhar.
A Nokia, maior fabricante de celulares do mundo, disse nesta sexta-feira que planeja usar o software Windows Phone, da Microsoft, como a principal plataforma para seus smartphones em um esforço para ganhar participação de mercado do iPhone, da Apple, e de celulares e tablets com o software Android, do Google.
A empresa disse que vai ajudar a conduzir o futuro do Windows Phone “ inovando sobre a plataforma em áreas como imagem, onde a Nokia é líder de mercado.”
Movimentando-se cada vez mais para a prestação de serviços a usuários de telefonia, a Nokia e a Microsoft "vão combinar suas forças para entregar um ecossistema com incomparável alcance global e escala", disse o diretor-executivo da Nokia, Stephen Elop, em um comunicado.
"Hoje, desenvolvedores, operadoras e consumidores querem produtos móveis, que não incluem apenas o dispositivo, mas software, serviços, aplicações e suporte a clientes que geram uma boa experiência", disse o executivo.
O preço das ações da Nokia recuou mais de 9% para 7,42 euros (US$ 10,09) no início da manhã de hoje, em Helsinque.
O anúncio foi feito poucas horas antes de Elop realizar uma conferência com analistas em Londres, onde o novo diretor-executivo de origem canadense era esperado para anunciar grandes mudanças na debilitada Nokia. A empresa viu sua participação de mercado recuar de 41% em 2008 para 31% no último trimestre de 2010.
A companhia finlandesa já não é pioneira de inovação em uma corrida onde o iPhone tem definido o padrão para os telefones inteligentes de hoje e o BlackBerry, da Research In Motion, tornou-se o aparelho favorito do mercado corporativo. Mais recentemente, o software Android, do Google, surgiu como a escolha para os fabricantes de celulares que querem desafiar o iPhone.
Nenhum comentário:
Postar um comentário