sexta-feira, 29 de julho de 2011

Cinco anos, 200 milhões de usuários, 350 bilhões de postagens: os números do Twitter

Cinco anos depois de ficar disponível para todo o público (foi lançado em março de 2006, mas a abertura para todos foi em julho), o crescimento explosivo do Twitter impressiona. O microblog ultrapassou a marca dos 200 milhões de usuários. Por dia, circulam pela rede social cerca de 350 bilhões de tweets. Com estes dados impressionantes, o Twitter prova que se desenvolveu e consagrou-se na web.

O que começou simplesmente como um microblog pessoal, utilizado para falar de coisas amenas do cotidiano, se transformou em fonte de conteúdo e informação volumosa e veloz. Para analisar melhor e compreender a trajetória da rede social até aqui, o infográfico abaixo organiza a cronologia da história do Twitter:


Clique para ampliar!


FONTE: PROXXIMA.

O QUE É CURVA ABC? Por Darlei Simioni.

CASE REAL: Certa empresa de distribuição do ramo alimentício possui vinte funcionários. Seus gastos mensais são de R$ 305.000,00 divididos em doze despesas. Sua divisão é a seguinte:



quarta-feira, 27 de julho de 2011

TERCEIRA LEI IRREFUTÁVEL DA LIDERANÇA – LEI DO PROCESSO. Por Darlei Simioni.

“Tornar-se líder é muito como investir com sucesso no mercado de ações. Se sua esperança é fazer fortuna em um dia, não terá sucesso”. John C. Maxwell.



Dando continuidade nas explicações sobre as Leis Irrefutáveis da Liderança, aqui explicarei e exemplificarei a terceira Lei - A LEI DO PROCESSO.

Lembrando sempre que para se tornar um excelente líder é necessário tempo, não é algo que se conquista da noite para o dia, e sim com o PROCESSO contínuo em busca do objetivo. Mas, temos que LEMBRAR SEMPRE que o fato de tornar-se líder não significa obrigatoriamente que as coisas começarão a “cair do céu” e que tornarão sua vida mais simples e fácil, bem pelo contrário, a liderança trata de ELEVAR o potencial dos liderados e guiá-los ao SUCESSO.


Para exemplificar a Lei do Processo vou contar uma pequena história de vida de uma simples senhora norte-americana chamada Anne Scheiber que faleceu em 1995 com 101 anos. Ela viveu em um apartamento alugado em Manhattan, o aluguel era de $400,00 dólares por mês. Anne vivia do Seguro Social e de uma pequena pensão que tinha começado a receber em 1943, ao se aposentar como auditora do IRS, aqui equivalente a Receita Federal, e se aposentou aos 51 anos recebendo apenas $3.150,00 dólares por ANO.

O interessante que após sua morte, na leitura do seu testamento, ela havia deixado tudo o que tinha acumulado para a Universidade Yeshiva de Nova York, onde ela nunca havia frequentado e muito menos tinham ouvido falar naquela senhora. A mulher virou uma lenda da noite para o dia, mas para conseguir isso ela precisou dos 50 anos subsequentes à sua aposentadoria.


terça-feira, 26 de julho de 2011

ELITISMO: Bem ou mal faz parte do seu sucesso! Por Darlei Simioni.

Elitismo no dicionário significa o sistema que favorece os melhores elementos de um grupo em detrimento da massa; política que visa à formação de uma elite.
 Olhando por esse significado não parece ser algo bom no contexto geral, onde se fala de igualdade, porém vou passar o que penso e acredito de positivo sobre o assunto e exemplificando.
Se você quer obter grande SUCESSO, se tornar um elitista será uma vantagem enorme. Explico o porquê: quando você deseja se tornar referência e fazer à diferença, será necessário a formação de uma equipe também diferenciada, composta pelos melhores de cada área envolvida. E quando isso realmente é feito, torna-se uma EQUIPE-ELITE, e através disso torna-se possível qualquer coisa, principalmente ser IMBATÍVEL.
Um excelente exemplo disso é a APPLE, empresa que criou só nos últimos anos sucessos de vendas, um atrás do outro como: MacBook Air [o notebook mais fino do mundo], Ipod, Iphone e o Ipad graças ao pensamento elitista de um dos fundadores da empresa: Steve Jobs. Para entender um pouco do sucesso atual da APPLE é necessário conhecer um pouquinho da história da mesma. Em 1976, Jobs e Steve Wozniak [o Woz] fundaram a APPLE no quarto de Jobs. Woz era o que chamamos de nerd. Ele montou seu próprio computador pessoal. Com isso Jobs viu uma oportunidade de “fazer dinheiro”, mas para tornar realidade essa ideia era necessário uma equipe sensacional e nisso Jobs era e continua sendo “fera”: juntar os melhores para realizar qualquer projeto, [desde que o projeto valha à pena, é claro].

ALIMENTAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO. Por Greice Caroline Baggio

O PAT é um programa que deve assegurar um bom atendimento nutricional aos trabalhadores de baixa renda, tem como objetivo a melhoria das condições nutricionais dos trabalhadores, visando a promover sua saúde, melhorar sua qualidade de vida, prevenir as doenças profissionais, proporcionar o aumento de sua produtividade e promover a redução de acidentes de trabalho. O Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) foi instituído pela Lei n. 6.321, de 14 de abril de 1976 e regulamentado pelo Decreto n. 5 de 14 de janeiro de 1991.

Alguns benefícios do Programa para o trabalhador:
Alimentação variada; Menor gasto com alimentação, gerando um aumento da renda familiar; Melhoria de suas condições nutricionais e da qualidade de vida; Aumento de sua capacidade física; Diminuição da fadiga; Aumento de resistência a doenças; Redução de riscos de acidentes de trabalho. As refeições oferecidas estende seus benefícios à todos os setores da Empresa, a alimentação exerce um papel essencial na saúde e na produtividade dos trabalhadores, isto também influência de forma significativa nos hábitos alimentares, em especial quando se estende no âmbito familiar.
GERALDO et al. Aspectos dietéticos das refeições oferecidas por empresas participantes do Programa de Alimentação do Trabalhador na cidade de São Paulo, Brasil. Rev Panam Salud Publica. vol. 23 n.1 Washington jan. 2008.
Greice Caroline Baggio
Expert em Qualidade de Vida e bacharel em Nutrição. Atua como Nutricionista Clínica na Serra Gaúcha.
Mais de Greice Caroline Baggio
AQUI.

MÚSICA PARA PENSAR: TEMPO PERDIDO. [Legião Urbana]

TEMPO PERDIDO
Composição: Renato Russo
Todos os dias quando acordo
Não tenho mais
O tempo que passou
Mas tenho muito tempo
Temos todo o tempo do mundo...
Todos os dias
Antes de dormir
Lembro e esqueço
Como foi o dia
Sempre em frente
Não temos tempo a perder...
Nosso suor sagrado
É bem mais belo
Que esse sangue amargo
E tão sério
E Selvagem! Selvagem!
Selvagem!...

segunda-feira, 25 de julho de 2011

LIÇÃO DE MARKETING! E RELACIONAMENTO COM O CLIENTE!

Nos EUA, a maioria das residências tem por tradição ter em frente um lindo gramado e diversos jardineiros autônomos para fazer aparos nestes jardins.
Um dia, um executivo de Marketing de uma grande empresa dos EUA contratou um desses jardineiros.
Chegando a sua casa, o executivo viu que estava contratando um garoto de apenas 13 anos de idade, mas como já havia contratado o mesmo, ele pediu para que o garoto executasse o serviço.
Quando o garoto terminou o serviço, solicitou ao executivo a permissão para utilizar o telefone, no que foi prontamente atendido.
Contudo, o executivo não pode deixar de ouvir a conversa.
O garoto havia ligado para uma senhora e perguntara:
- A senhora está precisando de um jardineiro?

- Não. Eu já tenho um – respondeu.
- Mas além de aparar, eu também tiro o lixo!
- Isso meu jardineiro também faz.
- Eu limpo e lubrifico todas as ferramentas no final do serviço – disse ele.
- Mas isso meu jardineiro também faz.
- Eu faço a programação de atendimento o mais rápido possível!
- Não! O meu jardineiro também me atende prontamente.
- O meu preço é um dos melhores!
- Não! Muito obrigada! O preço do meu jardineiro também é muito bom!
Quando ele desligou o telefone, o executivo lhe disse:
- Meu rapaz, você perdeu um cliente...
- Não! – respondeu o garoto.
Eu sou o jardineiro dela...
Eu apenas estava medindo o quanto ela estava satisfeita!
SE NÃO PUDER SE DESTACAR PELO TALENTO, VENÇA PELO ESFORÇO!!!

quarta-feira, 20 de julho de 2011

terça-feira, 19 de julho de 2011

PERFECCIONISMO: Uma característica do sucesso! Por Darlei Simioni.

“Seja um padrão de qualidade. Algumas pessoas não estão acostumadas a um ambiente onde se espera excelência”. Steve Jobs.

Uma das características do empreendedor de sucesso é o perfeccionismo, por uma série de fatores que listarei aqui. Porém da mesma forma que o perfeccionismo pode levar ao sucesso ele também pode levar ao insucesso.
Explico: A pessoa que exagera no perfeccionismo, por exemplo, que acha que um produto só pode ser lançado no momento em que estiver “perfeito”, “espetacular”, tem uma chance enorme de fracassar ou deixar passar a oportunidade correta do lançamento desse produto, enquanto seus concorrentes lançam um produto “sensacional”, mas não totalmente perfeito, e com isso ganham mercado [share], também com o lançamento em “primeira mão” podem logo corrigir os possíveis erros e atualizar o produto em uma velocidade muito maior, pois é mais fácil e rápido atualizar do que desenvolver e lançar um produto.
Outro exemplo negativo do perfeccionismo pode ser que o perfeccionista está tão “focado” que acabe por perder o mesmo foco. Vendo muito de perto, às vezes não enxergue tanto como se estivesse afastado um pouco para ter uma visão um pouco mais ampla do todo. Existem outros exemplos negativos do perfeccionismo, porém nesse texto vou preferir me focar mais nos pontos positivos dessa característica sensacional, pois como qualquer outra característica tem os “dois lados da moeda”.     
Então vejamos o lado positivo. Primeiramente, queria citar uma pessoa que é um exemplo de perfeccionismo em tudo o que faz: Steve Jobs. Ele sabe a medida correta do perfeccionismo, errou pouquíssimas vezes em seus produtos e lançamento dos mesmos. Digo-lhes o porquê, ele tem ao seu redor uma equipe escolhida a dedo, e que junta torna-se quase que imbatível. Ele primeiramente faz com que a equipe “compre” a ideia e depois lidera da forma igual à de um maestro na sinfonia mais difícil.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Líderes: último semestre mais produtivo. Por Christian Barbosa

É parte do papel do líder ajudar a equipe a manter o ritmo produtivo e fortalecer a equipe para construir um resultado próspero e equilibrado.


Uma das formas que recomendo é que o líder planeje o ano com sua equipe no quesito de produtividade, equilíbrio e redução de urgências. Aproveitar esse meio do ano para esse tipo de estratégia é positivo, pois alinha a equipe em uma estratégia para esses próximos meses. Alguns pontos são essenciais no planejamento de produtividade do time, e como líder, esteja pronto para elaborar essas estratégias:


1 – Revise o que pode ser melhorado – Questione o time sobre o que não deu certo neste ano e precisa ser alterado para o próximo semestre. Isso pode incluir a revisão de processos, adoção de novas ferramentas, falhas de comunicação, mau uso do e-mail, relacionamento com clientes ou fornecedores, etc. Faça um levantamento desses pontos críticos e crie um plano de ação para minimizar esses .




2 – Faça uma Política de Redução de Urgências – ajude o seu time a entender claramente o que é urgente, o que costuma gerar estas urgências e ocorre com frequência, e crie um plano para preveni-las. Lembre-se de que, boa parte das urgências pode ser reduzida com planejamento, preparação e prevenção. Muitas vezes, simples checklists bem elaborados e aplicados podem minimizar o problema. A definição de prioridades claras também ajuda bastante nesse quesito.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

AMAZON Vs PANASONIC: Lições de atendimento. Por Rodolfo Araújo.

Mais duas experiências curiosas como consumidor tiveram fim recentemente e, ainda bem, ambas com finais felizes - uma graças à loja, outra graças a mim mesmo, obrigado.

Na primeira, a onipresente Amazon aprontou mais uma das suas: comprei o novo livro do Tim Harford na pré-venda (faz-se a encomenda antes mesmo de a obra estar disponível), pois gosto muito deste autor inglês que escreve sobre Economia Comportamental e queria ser o primeiro a publicar a resenha do livro. Além disso, eu havia combinado com o autor de fazer uma entrevista com ele por email sobre o lançamento.


The Files

Daí a minha frustração ao receber um pacote da Amazon e ver uma foto do Ronald Reagan na capa. Algo errado. Algo muito errado!


Haviam me enviado um exemplar de The Notes: Ronald Reagan's Private Collection of Stories and Wisdom em vez do Adapt: Why Success Always Starts with Failure que eu, de fato, encomendara.


sexta-feira, 8 de julho de 2011

quarta-feira, 6 de julho de 2011

terça-feira, 5 de julho de 2011

sexta-feira, 1 de julho de 2011

iPad muda a vida de garotinha com problemas de visão, uma história que comoveu até Steve Jobs.

Holly Bligh e seu iPadEsta vai para a pasta de “Histórias Emocionantes”: a pequena Holly Bligh, de 9 anos, tem albinismo, uma desordem genética que afeta a produção de pigmentos na pele, nos cabelos e, como consequência paralela, nistagmo, o que faz a garotinha ter dificuldades para ler. Isso mudou, porém, quando ela começou a levar um iPad para a escola e pôde usá-lo para ampliar textos graças às funções de acessibilidade do iOS, conforme conta o Herald Sun.



Isso mudou a vida de Holly, e Fiona, mãe dela, fez questão de agradecer diretamente a Steve Jobs enviando-lhe um email. O que ela não esperava, era que o CEO respondesse. “Obrigado por compartilhar sua experiência comigo”, ele escreveu. “Você se importaria se eu lesse seu email para um grupo de 100 líderes na Apple?”


Como foi que o Woz falou? “Se você puder tornar as coisas mais simples, terá prestado ao mundo um grande serviço.” Acho que o pessoal lá na Apple vai curtir muito conhecer esta história.


FONTE: MACMAGAZINE.

Os 16 mandamentos do novo bilionário da internet

O norte-americano Bob Parsons não é, como Bill Gates ou Steve Jobs, uma figura facilmente identificável por um público que não seja o dos aficionados por tecnologia. Mas Parsons em breve deverá passar a frequentar o mesmo clube de Gates e Jobs e a tilintar o mesmo scotch – no caso, claro, de nenhum dos três ser abstêmio: ele está para se tornar bilionário.
 
 
Go Daddy acelerando nas pistas da Fórmula Indy em 2011





Parsons, de 60 anos, é fundador e comandante da Go Daddy, a maior empresa dos Estados Unidos no mercado de registro de domínios de internet e de hospedagem de páginas eletrônicas - e uma das três maiores do mundo. A companhia, que fatura estimados US$ 600 milhões por ano (cerca de R$ 960 milhões, em valores atuais), está na mira das compras dos fundos KKR e Silver Lake, em um negócio que pode chegar a US$ 2 bilhões (ou R$ 3,2 bilhões), segundo informou a agência Reuters. Embora a fatia exata que Parsons tem da Go Daddy seja ignorada, tem-se como certo que ela é maior que 50% - e que, portanto, ele vai entrar no time também composto pelo brasileiro Eike Batista.

Antes de ser um ricaço na lista da Forbes, Parsons já tem sua própria lista de ensinamentos para dizer aos sonhadores como chegar lá, seja qual for o lá que se almeja. Abaixo estão os 16 mandamentos do empreendedor – que não incluiu o 17º, mas bem poderia: “use mulheres bonitas e sensuais em seus comerciais de TV”. A Go Daddy tem como sua principal garota propaganda Danica Patrick, piloto de Fórmula Indy. A empresa – e Parsons – certamente têm seus méritos, mas biquínis ínfimos, é de se supor, tiveram sua parcela de contribuição.


Os 16 mandamentos de Bob Parsons
1. Saia de sua zona de conforto
"Nada muito significativo acontece quando estamos em nossa zona de conforto", diz Parsons. "Quando me dizem 'eu estou preocupado com a segurança', eis minha resposta: "A segurança é para cadáveres".
 
2. Nunca desista
"Quase nada dá certo na primeira tentativa. Se tudo fosse fácil, todos estariam fazendo o que você está tentando - e você não teria uma oportunidade".