sábado, 31 de julho de 2010

TRIPÉ DO SUCESSO EMPRESARIAL

Sucesso. No mundo dos negócios esse é o constante objeto de desejo, mas infelizmente nem sempre alcançado. Basta observar as tristes estatísticas que o Sebrae-SP vem apontando em suas pesquisas sobre a mortalidade empresarial desde 1999: até o 5º ano de vida, quase 60% das empresas encerram suas atividades, gerando frustrações e perda de patrimônio. Mas por que isso ocorre? Como isso poderia ser evitado? Por que algumas empresas se destacam enquanto outras fecham as portas?
Tenho observado em exemplos de empresas que conseguem uma posição de destaque, que três fatores são fundamentais: competência técnica, capacidade de gestão e comportamento empreendedor. Competência técnica consiste em dominar muito bem o que se propõe a fazer. É necessário ter um ótimo produto ou serviço, um excelente atendimento e algum diferencial em relação aos concorrentes. Satisfazer e surpreender são evidências dessa competência técnica. Cumprir prazos também traduz um bom serviço.
Até a década de 70 havia uma demanda maior que a oferta. Após a década seguinte houve uma inversão dessa situação para a maioria dos setores. Há pouco mais de 20 anos nosso mercado era fechado e protegido. Em pouco tempo tivemos que aprender a concorrer no mundo global. Ontem mesmo tínhamos quatro marcas dividindo o mercado automobilístico brasileiro. Hoje são mais de 30 marcas, sendo que mais de dez possuem fábricas no Brasil. Nos pequenos negócios a concorrência também aumentou. Basta observar o número de padarias, papelarias, farmácias, restaurantes, postos de combustíveis que tínhamos há 20 anos com os números atuais. Todas as premissas da competência técnica devem se adequar a essas mudanças.
A capacidade administrativa é a segunda condição na busca e manutenção do tão desejado sucesso. Finanças, Custos, Marketing e RH são áreas que merecem destaque. Nas duas primeiras podemos ressaltar que não importa o quanto a empresa tenha de receita se não souber administrar custos e despesas. Dentro dessas duas áreas temos a possibilidade de medir os resultados das ações, assim como projetar o equilíbrio operacional e a metas de custos e de resultados ideais, além de apontar o realizado e fazer a comparação com o projetado, possibilitando visualizar ajustes necessários.
Em Finanças também podemos monitorar a saúde da empresa, assim como prever possíveis e futuros problemas de caixa, evitando despesas financeiras que podem prejudicar o resultado do negócio. Na área de Marketing, além do produto já citado na competência técnica, é necessária uma comunicação adequada com o mercado, além de uma política de preço que contemple, além dos custos, a percepção dos clientes e a concorrência.
Descuidos nas áreas de Finanças e Marketing são as principais causas de falência das empresas, o que comprovam a sua importância. Além disso, saber contratar os colaboradores e mobilizar a equipe na busca dos objetivos é fundamental para o sucesso da organização. Durante muito tempo acreditou-se que as empresas teriam seu êxito atribuído às máquinas e ao software. Hoje o capital humano é visto como o principal recurso, valorizando cada vez mais a área de Recursos Humanos.
O terceiro e último fator, o comportamento empreendedor, se resume em um conjunto de características que diferenciam o empresário de sucesso dos demais. Exemplos desse comportamento: capacidade visionária e iniciativa; planejamento e levantamento de informações a respeito de tudo que realizará; capacidade para transformar sonhos em objetivos; ousadia e coragem para assumir riscos; inteligência emocional aplicada na prática; persistência, empenho na busca dos objetivos e muito comprometimento. Se observarmos os grandes empreendedores da nossa história, desde o Império, como o Barão de Mauá, até os empreendedores da nossa época, veremos esses comportamentos como traços de suas personalidades.
Texto de Adriano Fabri (Consultor em Empreendedorismo e Finanças)

ADMINISTRAÇÃO DE EQUIPES DE VENDAS

Uma boa equipe de vendas pode compensar o mau desempenho de um produto, mas um ótimo produto não pode compensar uma equipe de vendas com desempenho ruim. Hoje, perdem-se três vezes mais clientes devido à prestação de serviços ruim do que propriamente pelos produtos ruins segundo Harrington.
A interface de vendas é fundamental para a satisfação do cliente. Cada cliente tem necessidades únicas e problemas únicos. O trabalho da equipe de vendas é muito difícil, mesmo quando lhe é oferecido um produto notável, porque personalidade, disposição de espírito e expectativas compõem um conjunto quase infindável de desafios. Harrington continua, dizendo que frequentemente o pessoal de vendas é medido em função da coisa errada. As bonificações são baseadas no volume de vendas somente, quando deveriam basear-se nos seguintes aspectos:
Porcentagem de tempo com clientes;
Porcentagem de tempo com clientes em potencial;
Porcentagem de contatos com clientes que resultam em vendas;
Nível ou índice de satisfação do cliente;
Porcentagem de clientes perdidos.
“A equipe de vendas precisa estar motivada e ser competitiva, mas, acima de tudo, seus integrantes precisam ter um elevado nível de satisfação pessoal com seus empregos.”

LÍDER Y: UMA AGULHA NO PALHEIRO.

Um conjunto inesperado de novas circunstâncias, capazes de desconstruir ideias e empresas que se julgam sólidas, impacta nosso cotidiano. Um novo perfil de consumidor, novos mercados, novas plataformas de negócios. Uma nova geração está subindo o elevador corporativo em uma quantidade maior e em escala bem mais rápida que o previsto. São jovens inquietos, que se movem a uma velocidade proporcional ao talento que possuem.
A maioria dos líderes como você, já está enfrentando esse duplo desafio: o de atrair e engajar profissionais da chamada Geração Y; e o de reinventar suas empresas dotando-as de um ambiente que favoreça o desenvolvimento desses talentos para que se tornem “Lideres Y”.
Muito se tem falado sobre a Geração Y e das suas aspirações de reconhecimento, individualidade, experimentação, além das características – impaciência, questionamentos, ansiedade, conectividade, criatividade, informalidade e, principalmente, pressa! – que se tornaram uma espécie de “marca registrada” dessa tribo.
O que precisamos agora é focar na tarefa de identificar dentre esses membros da G-Y quais serão os Lideres Y. Como fazê-lo?
“Essa tarefa é semelhante a procurar agulhas em um palheiro”, desabafou um empresário que duvida da própria capacidade de identificar os futuros sucessores da atual diretoria dentre os dois mil e quinhentos funcionários da sua empresa que nasceram de 1980 para cá – data a partir da qual se convencionou chamar de Geração Y.
Gostaria de provocar a reflexão de pelo menos três aspectos que precisam ser aprofundados pelos líderes atuais e pelos profissionais de RH:
- A responsabilidade de identificar e cultivar os potenciais Líderes Y dentre os talentos da G-Y, é tarefa indelegável dos gestores e líderes atuais e não deve, nem pode, ser considerada como tarefa da área de RH. O máximo que esses profissionais podem fazer é ajudar os líderes e gestores nessa tarefa, mas jamais substituí-los;
- A G-Y não se sente mais tão atraída, como as gerações passadas, pela marca das empresas. O que as atrai ou as afasta é o grau de aderência que a “causa” da empresa tem com suas causas e valores pessoais;
- O desafio não é “atrair e reter” talentos Y, pois eles não apreciam essa expressão – um deles me revelou que “retenção” lembra “detenção”. Proponho que pensemos em ‘atrair e engajar” os G-Y. Engajamento será uma palavra chave para lidar com essa turma.
As empresas precisam criar mecanismos, clima, estrutura e diretrizes de forma a criar um ambiente menos engessado e mais propício ao cultivo desses líderes Y. Infelizmente, a prática do management tradicional que serviu no Mundo 1.0 e os conceitos de Liderança, tais como os conhecemos hoje, estão com os dias contados. Os velhos e surrados atributos do que era considerado um líder eficaz já não têm mais espaço na realidade do Mundo 2.0. Apesar de saber que esse tradicional modelo de liderança deixou de funcionar, uma nova forma de pensar e exercer a liderança ainda não se faz presente com a intensidade necessária.
As dificuldades que surgem em momentos como esse devem ser enfrentadas com soluções inovadoras e corajosas, com uma nova forma de olhar e perceber a realidade. Não se trata apenas de melhorar o que existe, de aperfeiçoar ou incrementar o pensar e o agir. Trata-se de reinventar o pensamento e a ação.
Baseado na oportunidade que tenho tido de conviver com vários líderes inspiradores em diversas partes do mundo, ouso, então, propor uma nova moldura para a prática da Liderança, alertando sobre algumas características que poderão ajudar a obter maior grau de sucesso ao tentar identificar, desenvolver e engajar Líderes Y:
- O Líder Y não se satisfará em cumprir Metas, Resultados, ou com Cargos e Empregos. Treine-os para desenvolver Causas e levantar bandeiras;
- O Líder Y não se satisfará em comandar seguidores e pessoas obedientes;
- O Líder Y não se satisfará apenas em fazer a sua parte. Crie oportunidades para que possam cuidar do todo;
- O Líder Y não se satisfará com o mundo do tangível. Ajude-os a ser bons gestores do intangível;
- O Líder Y não se satisfará em fazer apenas o combinado. Ajude-os a extrapolar, surpreender e se diferenciar da multidão;
- O Líder Y não se satisfará com discursos sem coerência com a prática. Eduque-os pelo exemplo. Fale mais aos olhos que aos ouvidos;
- O Líder Y não se inspirará pela autoridade ou pelo carisma. Inspire-os pelos valores.
Tente evitar atuar no novo “game da liderança” usando a velha forma de pensar que nos prende ao passado, como nos ensina os bonitos versos do grande poeta da língua portuguesa, Fernando Pessoa:“Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas que já têm a forma do nosso corpo, e esquecer os velhos caminhos que nos levam sempre aos mesmos lugares...”
Texto de César Souza (Presidente da Empreenda, empresa de consultoria em estratégia, marketing e recursos humanos, além de autor e palestrante. Texto baseado no seu novo livro Cartas a um Jovem Líder) http://br.hsmglobal.com/notas/58529-lider-y-uma-agulha-no-palheiro

EQUIPES PEQUENAS E TALENTOSAS

Quando você desenvolve seu trabalho em equipe, torna-se muito melhor e mais produtivo que essa equipe seja pequena. Sendo assim, ela fica muito mais administrável. As melhores equipes são aquelas enxutas porque não terá espaço para as “laranjas podres” e será composta somente por várias equipes pequenas talentosas e focadas nos objetivos em comum.
Os objetivos e a execução das atividades ficam mais nítidos, claros. Com a velocidade em que ocorrem as mudanças no cenário mundial, quanto mais rápido for a sua empresa ela estará sempre na frente dos seus concorrentes. E uma das estratégias para se tornar mais ágil sem dúvida alguma é trabalhar com vários grupos pequenos e cheios de talentos.
Incentive, indiferente do seu cargo na empresa, a dividir os objetivos em equipes enxutas, além de ganhar agilidade, os componentes das pequenas equipes se “puxarão” para cima. E quem ganha com isso não é somente a empresa, mas os colaboradores da mesma e acima de tudo o próprio mercado, que ganhará melhores produtos e/ou serviços.
VOCÊ COMO CONSUMIDOR TAMBÉM DEVE ESPERAR PRODUTOS E/OU SERVIÇOS CADA VEZ MELHORES DAS EMPRESAS QUE COMPRA E/OU CONTRATA, NÃO?

sexta-feira, 30 de julho de 2010

MATRIZ DE OPORTUNIDADE DE PORTER

A Matriz de oportunidade de Porter é complexa, mas muito simples de explicar, um dos fatores da matriz são os entrantes potenciais que vem para o mercado trazendo capacidade e forças para conseguir ganhar uma fatia desse mercado, vindo com preços baixos causando muitas vezes a redução da rentabilidade das indústrias locais.
Outro cuidado que as empresas devem ter é a intensidade da rivalidade entre os concorrentes existentes que assume a forma de disputa por posição, com o uso de táticas de concorrência de preços, campanhas de publicidade, produtos novos, aumento de serviços e garantias ao cliente. A rivalidade acontece porque os concorrentes vêem a oportunidade de melhorar sua posição diante do mercado.
Os produtos substitutos reduzem os retornos potenciais de uma indústria, colocando um teto nos preços que as empresas podem fixar com lucro. Quanto mais atrativa a alternativa de preço-desempenho oferecida pelos produtos substitutos, mais forte será a pressão sobre os lucros da indústria. O impacto dos substitutos pode ser resumido como a elasticidade global da oferta da indústria.
Os compradores competem com as indústrias forçando os preços para baixo, buscando melhor qualidade ou mais serviços e causando uma disputa entre os concorrentes, tudo para a melhor rentabilidade da indústria. O poder de cada grupo importante de compradores da indústria depende de certas características quanto à sua situação no mercado e da importância relativa de suas compras da indústria em comparação com seus negócios totais.
Os fornecedores por sua vez podem exercer poder de negociação sobre os participantes de uma indústria ameaçando elevar preços ou reduzir a qualidade dos bens e serviços fornecidos. Fornecedores poderosos podem consequentemente sugar a rentabilidade de uma indústria incapaz de repassar os aumentos de custos em seus próprios preços. Aumentando seus preços, por exemplo, a companhias químicas contribuíram para a erosão da rentabilidade dos fabricantes de embalagens aerosol, porque tais fabricantes, enfrentando intensa concorrência da autofabricação por parte dos seus compradores, tiveram, em virtude disso, pouca liberdade para aumentar os preços.
Levar sempre em consideração essa ferramenta deixa qualquer empresa preparada e a frente dos seus concorrentes.
Utilize e atualize-a sempre! Com certeza uma ótima ferramenta para lhe deixar à frente!

quinta-feira, 29 de julho de 2010

O ESTILO GERENCIAL DO ADMINISTRADOR.

Preciso compartilhar com os leitores do "MASTER OF BUSINESS ADMINISTRATION" esse artigo muito bem colocado por Stephen Kanitz sobre o estilo do administrador. Que assim segue:
Toda profissão tem um estilo gerencial próprio. Ela depende das necessidades da profissão e de seus valores.
Muitos engenheiros, por exemplo, são perfeccionistas. Perfeccionismo é uma necessidade, ou um valor que muitos engenheiros possuem. O trabalho tem que ser bem feito, custe o que custar.
Por outro lado, advogados são detalhistas. São capazes de gastar horas em uma cláusula de contrato que provavelmente nunca será necessária. O trabalho é demorado, mas quando pronto o contrato cobrirá todos os detalhes e todas as incertezas do futuro. É isto que define um contrato bem feito.
Ambas as profissões administram suas vidas sob estilos gerenciais diferentes, definidos pelos seus valores e necessidades.
Por isto, todas as profissões entram em conflito com a profissão do administrador. Elas acham, incorretamente que o estilo gerencial do administrador é conflitante ou então desnecessário.
Por isto, tantas profissões, empresários e governadores não valorizam o administrador, porque não acham que nosso estilo administrativo seja superior, muito pelo contrário, “vocês não entendem nada de engenharia e advocacia”.
Pergunte a um engenheiro, advogado ou psicólogo qual é o estilo gerencial do administrador, e eles provavelmente também usariam um único adjetivo.
Provavelmente nos definiriam de “imediatistas”, preocupados com lucros de curto prazo, como Paul Krugman e seus colegas não param de escrever no New York Times.
Administradores, segundo a visão popular, querem tudo para “ontem”, vivem dizendo que “o ótimo é o inimigo do bom”, que precisamos mais de “acabativa” e não de iniciativa.
A maioria dos administradores, infelizmente, não consegue provar a sua utilidade nem sabe explicar exatamente o que faz. Por isto, eles não ganham o que merecem, por isto não são valorizados.
Muitos acham que administrar é liderar, executar, coordenar. Isto está até escrito em inúmeros livros de Administração adotados pelas nossas Faculdades de Administração. Uma tristeza!
Vou apresentar uma das funções básicas do administrador, e que define em linhas gerais o seu estilo, e que surpreendentemente muitos administradores sequer ouviram falar nas grandes escolas de Administração como FGV, Insper, Ibmec e USP.
Basicamente, a função do administrador é não permitir que problemas se acumulem.
Uma organização complexa, que é a empresa moderna, requer a cooperação de milhares de pessoas, dentro e fora da empresa. E, esta cooperação gera inúmeros problemas que se não forem solucionados a tempo afetarão todos os parceiros envolvidos na empresa.
Não permitir que problemas se acumulem talvez seja a tarefa mais importante para o bom andamento de toda família, empresa e nação.
Quando o mundo era gerido por açougueiros, padeiros e fábricas de alfinetes, como observou na época Adam Smith, de fato não havia muitos problemas “acumulados”, e nem havia necessidade para se contratar administradores. Tudo funcionava pela Mão Invisível do mercado, não pela "Mão Visível" do administrador, como apontaria 200 anos depois seu livro com este mesmo título Alfred Chandler.
Hoje, o mundo é bem mais complexo e rápido, razão pela demanda crescente de profissionais em administração.
Toda empresa e nação precisa de um corpo de profissionais treinado e dedicado a resolver os problemas de forma rápida.
Não somos imediatistas como muitos acreditam, nós simplesmente estamos evitando que problemas se acumulem um atrás do outro, e nestes casos rapidez de raciocínio e ação são essenciais.
Por isto, nós nos preocupamos tanto com acompanhamento, qualidade total, processos, auditoria, recursos humanos, etc.
Infelizmente, não é assim que a maioria dos intelectuais brasileiros que ocuparam tantos cargos de destaques neste país pensam.
Toda a filosofia de ensino, pelo menos a partir do iluminismo e cientificismo, é voltada para resolver problemas corretamente, até a segunda casa decimal. Rapidez, só no vestibular.
Todos os dados precisam ser precisos e rechecados. Todas as variáveis precisam ser “controladas”. O ser humano precisa estar “absolutamente certo”, o refrão do programa "O Céu é o Limite".
Quando se acusa o PSDB de ficar sempre em cima do muro, na realidade se comete uma injustiça. Eles não evitam decidir ou tomar partido, na realidade seus intelectuais são simplesmente mais demorados na tomada de decisão, como todo intelectual.
Só que resolver problemas corretamente hoje em dia não é suficiente. Eles precisam ser resolvidos rapidamente, algo que nossos formadores de opinião, jornalistas e acadêmicos simplesmente não compreendem.
Temos que tomar decisões com os dados que temos, não com os dados que gostaríamos de ter.
O Brasil é um país atrasado porque estamos eternamente acumulando problemas.
É tão óbvia esta constatação que espanta que nossa opinião pública, nossos intelectuais e professores de história nunca perceberam esta simples verdade da história brasileira.
Quando se diz que precisamos fazer a Reforma Política, a Reforma Tributária, a Reforma Judiciária, o que queremos dizer é que deixamos tantos problemas se acumularem nestas áreas que somente uma ampla reforma resolverá o problema.
Se tivéssemos resolvido os problemas na medida que surgiram, o Brasil teria evoluído, teria caminhado para um sistema ótimo, em vez de termos que criar revoluções e enormes reformas de tempos em tempos, que no fundo nos atrasam ainda mais.
Temos problemas no judiciário, na previdência, na logística, na infraestruturua, na educação, na economia, simplesmente porque não temos um estilo gerencial que se preocupa com a rápida solução de problemas. E problemas que se acumulam crescem exponencialmente, não linearmente, como todo administrador sabe por experiência.
Quatro entre cinco empresas quebram no Brasil, porque são geridas por profissões que não percebem que problemas não podem se acumular. Aí, qualquer crise ou evento fora do comum, as abate.
Nenhuma empresa quebra por uma única razão, nenhum avião cai por causa de um único problema. Estas quatro empresas quebram a um custo de capital monstruoso para o país, por falta de um estilo gerencial apropriado.
O Brasil não poupa o suficiente para crescer; e pior, torramos 80% desta poupança em empresas que irão quebrar em quatro anos.
Eu não diria, e nunca disse, que o estilo gerencial do administrador é superior ao do engenheiro, do advogado ou do economista.
Infelizmente, estas profissões se sentem ameaçadas pelos administradores, à toa.
Não queremos comandar, gerir, tomar o lugar de ninguém.
Quero deixar claro para todo empresário, sociólogo, economista e político que possa se sentir ameaçado, que o estilo do administrador não é superior.
Ele é simplesmente necessário.
Não podemos permitir que nossos problemas se acumulem simplesmente porque cada profissão acha que seu estilo gerencial é superior.
Nós administradores aceitamos que engenheiros sejam perfeccionistas, que advogados sejam detalhistas, que economistas queiram dados precisos, mas tudo isto tem de ser adequado para não atrapalhar os outros dentro da empresa ou do governo.
Não podemos ficar esperando enquanto os outros seguem seus estilos individuais.
Engenheiros, advogados e economistas precisam entender que seus estilos gerenciais são superiores e apropriados, quando se trabalha sozinho, mas quando se trabalha em grupo é necessário conciliar.
Trabalhando em grupo, um simples atraso numa reunião atrapalha os outros, imaginem um problema que não foi solucionado por anos a fio.
Quando vejo acusarem administradores e empresários de “imediatistas”, que pensamos somente no curto prazo, percebo que estas pessoas nada entendem das funções do administrador, de crescimento, de justiça social, de democracia e de um mundo feliz cheio de realizações, porque tudo é feito na velocidade necessária.
Se você está cansado de um país estagnado, que cresce aquém de suas possibilidades, que acumula pobreza, corrupção, injustiça e inúmeros problemas, converse mais com um administrador. Ele o ajudará a decidir e implantar suas ideias muito mais rapidamente do que você vem fazendo até hoje.
Stephen Kanitz

quarta-feira, 28 de julho de 2010

BRAINSTORM

Uma ótima ideia até pode “surgir” na sua frente, porém as melhores ideias na maioria das vezes ganha forma dentro do processo de brainstorm, onde junta-se todos os profissionais envolvidos e discute-se várias ideias, como já diz o significado de brainstorm: “chuva de ideias”, a maioria das ideias sugeridas não é aproveitada, ou nem mesmo faz sentido, mas é necessário esse tempo para colocar para fora seus pensamentos/sugestões, até porque sempre que é escolhida uma ideia ela impreterivelmente será melhorada para somente depois ser colocada em prática. Exercite essa ferramenta que, com certeza trará muitas melhorias para a execução do seu trabalho e exercite também o brainstorm na sua vida pessoal, com sua família, você sentirá enormes diferenças positivas.
Esse processo é um pouco massante, porém revigorante e produtivo. Grandes empresas desprendem um período da semana para colocar em prática essa ferramenta fundamental para o crescimento e prospecção da mesma. Utilize, e se não houverem mudanças positivas e significativas no seu trabalho ou na sua qualidade de vida, entre em contato que direi o porque não funcionou com você!
Tenho certeza que funciona! Acredite! Busque o melhor sempre! VOCÊ PODE!
E LEMBRE-SE QUE EM QUALQUER ÁREA, SEJA PROFISSIONAL OU PESSOAL, VOCÊ TENDO DISCIPLINA, VOCÊ VENCE!
MANDE VER! NÃO SEJA SÓ MAIS UM! ARREBENTA!

IMUNES AOS IMPULSOS DO CAFÉ!

(Journal Neuropschopharmacology) Tomar café para dar um up no dia pode não ser útil se você toma o tempo todo, sugere este estudo. Pessoas que consomem muita cafeína desenvolvem uma certa tolerância aos seus efeitos estimulantes. Ficar em estado de alerta pode ocorrer somente em quem não está acostumado a bebida e ao efeito da cafeína. Baseado em uma pesquisa em 379 voluntários, os participantes do estudo se abstiveram do café por cerca de 16 horas. Metade deles tinham o hábito de beber café, até 6 xícaras ao dia, outra metade não bebiam ou bebiam muito pouco o café. Metade recebeu cerca de 100mg de cafeína, outra metade recebeu placebo. Os que receberam placebo relataram uma diminuição no nível de atenção e dores de cabeça, diferente do outro grupo, que não relataram tais situações.
As pessoas podem tornar-se imunes aos impulsos da cafeína, é o que sugere a pesquisa. Mas sem dúvida, se você está acostumado a beber café pode sentir-se sonolento se parar de beber. Como já citei em outros posts, já que os estudos sobre o café são muitos, a cafeína age como estimulante do sistema nervoso central levando a liberação de adrenalina.
O consumo de 4 a 5 xícaras ao dia é seguro segundo a pesquisa, entretanto mulheres grávidas devem limitar o consumo de cafeína para 200mg ao dia, incluindo todas as fontes que contêm a substância.
Por Greice Caroline Baggio.
MAIS DICAS DETALHADAS DE SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA:

SEJA SEU MAIOR INVESTIMENTO!

Sabemos que a cada dia precisamos mais e mais de qualificações e melhorar nossas competências. Estou sempre comentando para você estudar, estudar e estudar, porque isso é um investimento que você está fazendo em você mesmo. Temos que evoluir sempre para que não tenhamos que "engolir" muitas coisas que acontecem ao nosso redor, seja na empresa, em casa, enfim no nosso cotidiano. Invista em você mesmo que pareça inicialmente que não obtenha nenhum resultado, comece a construção de um ser e um profissional "melhor do mundo" no que faz. Quando menos esperar você terá construído algo grandioso e fabuloso. VOCÊ PODE E DEVE INVESTIR EM VOCÊ!
Jamais deixe que qualquer pessoa, por mais próxima possível de você "murche sua bola". Você somente tem que provar as coisas para você mesmo. E com toda certeza do mundo, você investindo em você mesmo outras pessoas também virão a acreditar e investir em você mas jamais deixe que qualquer pessoa invista mais em você do que VOCÊ mesmo.
MANDE VER EM VOCÊ!
ACREDITE E FAÇA UM "EU" MELHOR!

EU CANSEI!

Hoje estou aqui para fazer uma confissão, ou melhor, talvez um desabafo para você, afinal estamos juntos há tanto tempo.
Durante muitas vezes me senti usado, mal tratatado e mal interpretado. Você diz que eu tenho pressa e fico sempre correndo quando o assunto é você.
Você diz que me tem pouco, mas poucas vezes repara que estou sempre presente. Você diz que eu não te dou atenção, mas na verdade é você que não me dá a mínima.
Você reclama que quando precisa de mim não estou a sua disposição mas na verdade nunca deu valor quando eu estava à toa.
Hoje eu cansei. Passei para dizer que na verdade eu não sou o único errado dessa história.
Estou sempre aqui e sempre a disposição, mas você não me valoriza. Só lembra de mim quando fica doente ou está todo enrolado com as suas coisas de trabalho.
Sou muito democrático e simplesmente gosto de seguir as coisas que você determina. Então sou simplesmente um reflexo de suas próprias atitudes.
Eu não reclamo, mesmo quando você coloca coisas que não tem nada a ver, que fazem mal ou que não trazem nenhum tipo de resultado ao nosso relacionamento.
Estou aqui para você lembrar, que nós podemos ter um relacionamento melhor, mais estável, mais alegre e equilibrado. Afinal é simplesmente isso que eu quero. Você é a pessoa que escolhi para viver até o fim dos dias e isso nunca ninguém poderá mudar.
Estrou aqui para te perdoar e ser perdoado, pois ainda temos uma jornada juntos e podemos fazer sempre um novo começo, mesmo sem mudar o nosso passado.
Estou aqui para você entender que cansei de ser apenas seu tempo. Queria ser a sua vida. Mas essa é uma decisão que apenas você poderá tomar.
Eu me chamo tempo. Mas você pode me chamar de família, relógio, trabalho, descanso, lazer ou qualquer outra coisa.
Vamos fazer as pazes?
Viva seu tempo com muita sabedoria!
Christian Barbosa
(em um dia inspirado)
http://blog.maistempo.com.br/2010/06/24/eu-cansei


Com este texto retirado do blog de Christian Barbosa quero reforçar ainda mais que a palavra chave para obter qualquer sucesso é a DISCIPLINA. Quando você se disciplina jamais terá o "TEMPO" como desculpa por não ter conseguido fazer o prometido naquele dia ou naquele periodo de tempo.
Mantenha a disciplina sempre e depois veja a enorme diferença na sua qualidade de vida!
VOCÊ PODE!

terça-feira, 27 de julho de 2010

DEPRESSÃO PODE AUMENTAR O RISCO DE DEMÊNCIA.

É melhor manter o equilíbrio pelo caminho. Indivíduos que sofrem de depressão em uma idade mais jovem podem ter quase o dobro do risco de desenvolver demência mais tarde na vida, é que dizem os investigadores dos E.U.A. Os pesquisadores salientam que os resultados apenas revelam uma ligação, não uma causa direta, entretanto, embora seja claro que a demência pode provocar depressão, existem várias maneiras de depressão poder afetar o risco de demência.
A inflamação do tecido cerebral que ocorre quando uma pessoa está deprimida pode contribuir para a demência, ainda determinadas proteínas encontradas no cérebro que aumentam com a depressão também pode aumentar o risco de desenvolver demência.
O estudo foi conduzido na Universidade de Massachusetts, examinando os dados de 949 pessoas com uma idade média de 79 do Framingham Heart Study, durante cerca de 17 anos. Os resultados foram publicados na revista Neurology.
Vários fatores de estilo de vida estão relacionados com a depressão a longo prazo, tais como a dieta, frequencia de exercício físico, vida social, o que também pode aumentar o risco de demência.
Além do equilíbrio nutricional, atividade física, busque as soluções dos problemas e relaxe.
Qualidade de vida faz parte do seu crescimento pessoal, não basta somente exercer uma profissão pelo retorno financeiro. Pense e cuide da sua saúde!
Para uma qualidade de vida melhor acompanhe o Portal "ALIMENTE-SE COM SABEDORIA" da Nutricionista Greice Caroline Baggio.

FOCO É SABER DIZER NÃO!

O profissional diferenciado sabe que a forma de ser diferente não é sendo um profissional que "sabe" de todos os assuntos ou áreas, mas aquele que vê na especialidade de uma área a oportunidade de ser o melhor. Ninguém consegue ser o melhor em todas as áreas mas tem a certeza que focando-se numa especialidade, e estudando muito essa especialidade ele se tornará referência e modelo de profissional desejado no mercado de trabalho.
Detenha-se no que você realmente é bom, ESTUDE, ESTUDE, ESTUDE e torne-se o melhor nessa área, e delegue/desligue todo o resto.
Mostre para que veio. TORNE-SE O MELHOR da sua área. Você pode! Basta querer e encontrar a estratégia correta. E estudar, estudar, estudar! VALE MUITO A PENA!
FIRE, FIRE, FIRE!

segunda-feira, 26 de julho de 2010

O VERDADEIRO LÍDER!

O verdadeiro líder é aquele que torna a vida de seus liderados a mais fácil e plena possível. Um líder serve exatamente para melhorar tudo que está ao redor dos seus liderados para chegar em grupo a um objetivo em comum. Sua função é de orientar para o caminho certo, buscando alternativas para nivelar o seu grupo para que ninguém fique para trás. O verdadeiro líder não é aquele que detém a última palavra, porém sabe escutar seus liderados para analisar melhor as ideia expostas, mas assume a responsabilidade pela escolha tomada em conjunto.
Torne-se um líder completo e auxilie suas liderados a ultrapassarem seus objetivos e metas. ESTUDE, ESTUDE, ESTUDE! Crie um ambiente melhor e mais produtivo. Você é responsável pelo sucesso da sua equipe.
Faça acontecer para você e sua equipe!
Lidere mas delegue! Delegue mas mantenha as rédeas. Porque foco também significa dizer não!
FAÇA, FAÇA, FAÇA! VOCÊ PODE O QUE QUISER!

sexta-feira, 23 de julho de 2010

MEXA-SE!

Muitos pensam que combater o sedentarismo requer malhar diariamente na academia. Existem meios igualmente eficientes e fáceis de adotar que, ainda por cima, dão enorme prazer. Costumo dizer que longevidade não é levar mais tempo para morrer, mas viver bem por muitos anos, com saúde, disposição e felicidade. Embora nunca tenha se falado tanto em qualidade de vida quanto hoje, muitos ainda usam a velha desculpa da falta de tempo para cuidar da saúde. Mas quem pensa que é preciso perder horas e horas na academia está enganado. Tudo é uma questão de pequenos hábitos, que devem ser transformados desde já. Quem quer chegar lá na frente inteiro, cheio de gás e energia, é preciso abandonar o sedentarismo. Os avanços científicos e tecnológicos estão aí para nos ajudar. Se vamos viver mais, precisamos nos preparar agora. Bastam simples gestos em nossas rotinas, como estacionar o carro um pouco mais longe do trabalho e ir caminhando; trocar o elevador pelas escadas ou mesmo deixar de almoçar na frente do computador e ir andando até o restaurante. Mexa-se. Conquistar seu bem-estar só depende de você. As pessoas que se exercitam são mais fortes e possuem maior resistência do que aquelas que não saem do sofá nem por decreto. O controle remoto e os carros com vidros elétricos se transformaram em um dos maiores vilões da vida moderna. Todo esse conforto tem um preço: o seu futuro. Quem quer viver mais e melhor, precisa se conscientizar que o corpo e a cabeça exigem cuidados. Caminhar, por exemplo, não toma muito do seu precioso tempo e ainda faz um enorme bem à saúde. Especialistas da Universidade Heriot-Watt, de Edimburgo (Escócia), aconselham apenas 15 minutos de caminhada por dia. Achou pouco? Então, siga a dica que dou em meu último livro “O Melhor Vem Depois“. Compre um podômetro - que não sai por mais de R$ 50,00 - e passe a monitorar quantos passos você deu durante o dia. É a famosa regra dos dez mil passos, faça chuva ou faça sol. O que importa é ter disciplina e seguir em frente. Veja bem. Não quero aqui dar receita de bolo, mas uma dica simples e extremamente valiosa. Ao sair de casa pela manhã, crie o hábito de colocar o podômetro na cintura e aperte a tecla “iniciar”. Ao final do dia, não se esqueça de conferir seu desempenho - no mínimo dez mil passos. Ah, aproveite e crie metas permanentes. Caso você não consiga cumpri-las, complete os passos andando perto de casa no dia seguinte ou mesmo à noite, levando seu cachorrinho para passear. Não desista, seja perseverante. Garanto que é mais fácil do que você imagina. Use menos o e-mail, o MSN e o celular para falar com os colegas de trabalho. Vá até eles e fale pessoalmente o que você tem de falar.
Pense em como pode ser divertido checar se você conseguiu o desempenho desejado ou se ainda falta muito. É a mesma sensação de acompanhar minuto a minuto a tela do computador para ver a cotação da bolsa. Veja que bacana: seu colega olha minuto a minuto o Black Berry e você o podômetro. Fácil concluir quem é mais saudável. Pequenas ações como essas melhoram as relações profissionais, garantem hábitos mais saudáveis, melhoram o humor, aliviam o estresse, estimulam a atividade sexual e, de quebra, ainda se ganha mais anos de vida. Tudo com muito prazer. Comece já, a “Jabulani” está nas suas mãos!

O BRASIL PRECISA DE EMPREENDEDORES!

O país necessita urgentemente de pessoas com educação empreendedora. Não é possível que um país tão grande como o Brasil ainda seja um país subdesenvolvido, sabendo que o grande diferencial dos países de primeiro mundo é sem dúvida alguma o foco na educação para empreender e fazer sucesso.
Não deixe para amanhã, hoje mesmo corra atrás para aprender a ser uma pessoa que quer realmente deixar sua marca no mundo e não simplesmente ser somente mais uma pessoa que aceita o que é "exposto" aos seus olhos. EMPREENDA! Não há outra dica melhor que eu poderia deixar, pois sei que todos podemos deixar nossa marca ao mundo. Qual será a sua? Acredite em você e no seu potencial. ESTUDE muito, isso fará toda a diferença entre o SUCESSO e o fracasso do empreendimento, pois não adianta somente querer empreender e não ter a ganância de aprender TUDO que posso ser útil para o crescimento e sucesso so seu negócio. ESTUDE, ESTUDE, ESTUDE! E como diria Philip Kotlher: Fire, fire, fire!
FAÇA ACONTECER! VOCÊ PODE!

quarta-feira, 21 de julho de 2010

SEU DESTINO!

ORGANIZE-SE! Se sua mesa do escritório está bagunçada/revirada, algo com certeza está errado. Você precisa alinhar-se pois JAMAIS alguma pessoa muito bem sucedida é desorganizada. Ela sabe exatamente para onde quer ir e vai. Justamente por ela ser organizada com seus objetivos, o que torna tudo mais claro e fácil de chegar onde ela deseja, faça isso e sinta a diferença.
A desorganização sem sombra de dúvida estará te levando para um caminho desconfortável, que você não gostará.
Coloque todos os pingos nos "is" na sua carreira e na sua vida pessoal e desfrute dos milhões de benefícios que a vida lhe proporcionará.
Alguns dos benefícios de ser organizado:
1- Você não perde tempo na procura por documentos ou objetos, (porém tem pessoas que insistem em dizer que se acha na sua "bagunça organizada", mas pode ter certeza que perde mais tempo do que se estivesse REALMENTE organizado).
2- COM CERTEZA, você se sentirá muito melhor internamente, não se frustrará pelo simples fato de olhar sua mesa.
3- Será muito mais produtivo e motivado.
4-Com o ganho de produtividade, ganhará mais visibilidade e reconhecimento.
5-E com certeza, seus LUCROS aumentarão.
Disciplina é a palavra a ser seguida.
Faça por merecer.